Notícias / Brasil

23/04/2014 - 16:40

Paraibano 2014 atrasa, fica sem datas e deve 'rivalizar' com Copa do Mundo

Globo Esporte

 O Campeonato Paraibano de 2014 já está marcado como um dos piores e mais tumultuados da história. O início da competição precisou ser adiado por causa de problemas em estádios, vários jogos foram remarcados ao longo do torneio pelo mesmo motivo, duas mortes foram registradas após incidentes nas praças esportivas e uma intervenção judicial contra a Federação Paraibana de Futebol aconteceu em meio às disputas. A soma de todos estes fatores foram adiando o fim da competição e agora um novo problema já se avizinha: a falta de datas para que o campeão seja descoberto antes da Copa do Mundo começar.

A conta é simples. Treze e Botafogo-PB veem participando da Copa do Brasil (ambos se classificaram para a segunda fase) e estreiam no próximo sábado na Série C do Campeonato Brasileiro. O que vem provocando e vai provocar ainda o adiamento de muitos jogos da competição estadual (os dois times no Paraibano já têm dois jogos a menos do que o previsto e ainda vão ter outros quatro jogos adiados devido a choque de datas com as competições nacionais).

As equipes, por exemplo, não vão poder mais jogar pelo Paraibano nos próximos seis finais de semana. Numa coincidência, jogam entre si no próximo sábado pela Série C, mas terão que adiar o outro jogo entre ambos, previamente marcado para o domingo pelo Campeonato Paraibano. Nos finais de semana seguintes, até o dia 1º de junho, quando a competição será paralisada, o Belo jogará contra CRAC, Salgueiro, CRB, Paysandu e Cuiabá. Já o Galo enfrentará ASA, Cuiabá, Águia, CRAC e CRB.

Para “piorar”, o Treze joga no próximo dia 30 contra o Vasco, pelo jogo de ida da Copa do Brasil. Enquanto que o Botafogo joga contra Santa Cruz ou Lagarto-SE no dia 14 de maio, também pela Copa do Brasil. Se o Treze garantir o segundo jogo contra o Vasco, também joga no dia 14, o que atrasaria ainda mais a competição.

Originalmente, a segunda fase do estadual acabaria no dia 11 de maio, mas isto não será mais possível, porque ainda faltará cumprir estes jogos atrasados. E o Paraibano ainda poderá sofrer um outro atraso caso as outras equipes se neguem a jogar seus últimos jogos de forma antecipada, permitindo que adversários direto à vagas nas semifinais saibam o que precisam fazer para se classificar.

Num cenário em que o Treze seja eliminado já no primeiro jogo da Copa do Brasil, e se for respeitado os prazos mínimos entre os jogos, a segunda fase da competição não acaba antes do dia 4 de junho. Caso o Treze tenha um segundo jogo contra o Vasco, o fim da fase seria adiado para o dia 8. É curioso, mas a situação chegou a tal ponto que um bom desempenho do Galo vai atrasar ainda mais o calendário local.

Depois desta fase, ainda serão precisos mais quatro datas para que saia o campeão. E mesmo que a FPF imprense os jogos e faça três por semana, aproveitando a pausa na Série C, ainda assim o segundo jogo da final acabaria ou no dia 16 ou no dia 19 de junho, já em meio aos jogos da Copa. Na primeira opção, rivalizaria, por exemplo, com um Alemanha x Portugal. Já na segunda opção, com um Uruguai x Inglaterra.

A situação fica ainda pior

Diante de tudo isto, o cenário de caos é evidente. Principalmente porque paralisar o campeonato para que este continue após a Copa do Mundo não parece viável, o que obrigaria que o Campeonato Paraibano “rivalize” com a Copa do Mundo. Isto acontece porque sai do estadual o representante paraibano na Série D (o melhor colocado tirando da lista Treze e Botafogo), que tem início previsto pela CBF para 27 de julho, quatorze dias após o fim da Copa, e portanto fora do “prazo mínimo” aceito por Virgílio Elísio, diretor de competições da entidade nacional, para a indicação dos clubes participantes.

- Devido à questões de logística, como compra de passagens aéreas e reservas de hotel, que é custeado pela CBF, precisamos de um mínimo de 15 dias para conhecer os representantes de todos os estados na Série D. Não tem como ser antes – declara.

A Junta Administrativa que vem administrando a Federação Paraibana de Futebol, inclusive, já trabalha com a realidade de jogar o fim do Paraibano em meio à Copa do Mundo, mas quer dividir a responsabilidade da decisão com os clubes. E Ariano Wanderley, um dos interventores da entidade, diz que pretende convocar para o mais breve possível um Conselho Arbitral de emergência para discutir o caso.

- Queremos conversar com os clubes para juntos definir como se dará o fim do Campeonato Paraibano. Porque o campeonato tem que acabar. E ao que se vê, não existe outra possibilidade de acontecer isto a não ser entrando na Copa – resume.

Ele pondera, por fim, que antes precisa confirmar com a CBF se existe ou não algum impedimento de se realizar competições no país da sede da Copa em paralelo ao torneio. Mas a reportagem se antecipou e fez uma consulta à CBF. A assessoria de imprensa da entidade informou que não existe impedimentos, a não ser naqueles estádios que vão ser usados na Copa.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet