Notícias / Aeroporto

08/01/2014 - 12:40

Plano B do governo para aeroporto de VG é improvisar terminal de lona

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Aeroporto Marechal Rondon: obras atrasadas e muito por fazer até a Copa do Mundo

Aeroporto Marechal Rondon: obras atrasadas e muito por fazer até a Copa do Mundo

Há pouco mais de cinco meses da abertura da Copa do Mundo deste ano, o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, com suas obras atrasadas, entrou no foco da preocupação do Governo Federal. A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que comanda a força-tarefa criada pela presidente Dilma Rousseff para coordenar os trabalhos e garantir a realização da Copa, admitiu apreensão com obras em atraso e já adiantou o plano B do governo para o aeroporto: a improvisação de um terminal de lona para garantir a demanda aérea no mês de junho, quando acontecem os jogos do Mundial na capital mato-grossense.

Leia mais:
Cuiabá é a cidade-sede que terá maior aumento no número de voos durante a Copa
Até novembro obras do aeroporto não passaram de 40%; Confira o panorama de dezembro

A ministra deu entrevista exclusiva ao Valor Econômico, onde fez um balanço dos preparativos para a Copa e admitiu que há uma grande preocupação com os protestos, embora, em comparação com os que marcaram a Copa das Confederações, em junho, o governo se considera "muito mais preparado" para eventuais atos de vandalismo. "Temos que respeitar os protestos, mas os pacíficos", ressalvou. "Não vamos permitir depredadores do patrimônio público, que firam a segurança das pessoas, nem que a violência impossibilite os jogos".

Segundo a matéria publicada pelo Valor, auxiliares próximos à presidente avaliam que um eventual fracasso na realização da Copa, contaminado por uma nova onda de protestos, e com a reedição dos atos de vandalismo, é a maior ameaça à reeleição de Dilma - mais do que a disputa eleitoral com a oposição. Por isso, nos bastidores, a tensão pré-Copa volta-se mais à área de segurança e ao adequado enfrentamento à possível reedição dos protestos, do que à infraestrutura.

Cuiabá é o motivo da maior preocupação. Dos 13 aeroportos em reforma, sendo 12 nas cidades-sedes, mais Viracopos em Campinas (SP), apenas a falha no cronograma no aeroporto Marechal Rondon contraria o governo. Problemas na elaboração do projeto e na licitação causaram o atraso. Se as obras no terminal de passageiros da capital mato-grossense não forem concluídas até maio, o governo vai erguer uma estrutura de lona, provisória e climatizada, para receber os torcedores. "Não é uma lona fina, ela climatiza, organiza, fica bonito, mas não tem a durabilidade de uma construção", diz a ministra.

Gleisi já conduziu mais de 90 reuniões para discussão de problemas, acompanhamento de cronogramas e cobrança de resultados. A partir de outubro, o grupo passou a acompanhar de perto, junto com a Embratur, os preços de hospedagem e passagens aéreas no período do evento.

A ministra ressalva que o "Ministério dos Esportes é o grande coordenador do mundial". Resguarda o papel do ministro Aldo Rebelo, que desistiu de concorrer ao governo de São Paulo, a pedido de Dilma, para concluir preparativos do evento.
O governo avalia que as obras nos demais aeroportos transcorrem em ritmo adequado. "Guarulhos, Brasília e Campinas estão com ritmo de obras do concessionário avançados, vamos ter as obras entregues num tempo confortável", pondera Gleisi.

Estádio também em alerta

Conforme a matéria publicada pelo Valor, a construção ou reforma dos estádios e a rede de fibra ótica, para viabilizar a transmissão dos jogos, são essenciais à Fifa. O governo considera "confortáveis" o andamento das obras na arena e na rede de comunicações. Do total de 12 estádios nas cidades-sede, seis foram inaugurados e três estão dentro do cronograma: Natal, Porto Alegre e Manaus.

Mas o sinal de alerta disparou para três arenas: Corinthians (Itaquerão), Cuiabá e Curitiba (PR), as duas últimas com menos de 90% das obras executadas. No caso do Itaquerão, o governo espera para o dia 15 a divulgação de novo cronograma de conclusão, após o acidente que vitimou dois operários.

O Ministério das Comunicações contratou a Telebrás para garantir a instalação da rede de fibra ótica nas cidades-sede. Até agora, 72% da rede foi instalada, num ritmo de execução que o governo avalia como "adequado". Na área de energia, das sete linhas de transmissão, duas foram entregues e as demais devem ser concluídas até maio. Dos 151 pontos de distribuição, 82 estão inconclusos.

O governo ainda não tem resposta, entretanto, para a principal reivindicação das ruas: o "padrão Fifa" nos serviços públicos. Gleisi afirma que Dilma foi "corajosa" e abriu um "diálogo franco" com a população, comprometendo-se a trabalhar para entregar "melhor nível de qualidade nos serviços públicos". E aponta os cinco pactos em conjunto com prefeitos e governadores como a maior resposta às manifestações, que exigiram melhorias na saúde, educação e mobilidade urbana. Com informações do Valor Econômico/Andrea Jubé

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Atualizada às 13h58

Exibindo de "01" à "10" do total de "38"

por Eleitor, em 10/01/2014 às 09:24
#chupaessamanga
por paulo, em 09/01/2014 às 14:28
PERGUNTA: Para que vai servir o VLT até o porto? há já sei depois dai todos poderão optar entre ir a pé nas porcarias de ônibus que temos aqui ou se der sorte uma carona né VERGONHA!!!!
por Ingo Degenharrd, em 09/01/2014 às 14:05
Veja com a empresa que construiu a HAVAN se eles não terminam antes da COPA?...Isso é uma Vergonha! Falta competência e mando!
por Benê, em 09/01/2014 às 02:08
Aeroporto será uma barraca de lona, VLT não será concluído, FAN FEST nem tem licitação, ARENA está atrasada... para não passarmos vergonha Cuiabá deveria desistir de sediar a Copa.
por Eduardo Rocha, em 08/01/2014 às 22:40
Mas que conversa fiada.. o aeroporto tem grandes condições de funcionar até a copa, alguns aeroportos pelo Brasil já foram descartados pra funcionar até a copa, e o de cuiabá ainda é um dos mais adiantados. que papo é esse agora de obra que mais preocupa? é bem mais facil o aeroporto ficar pronto do que o estádio.
por POCONEANO COM MAIOR ORGULHO, em 08/01/2014 às 21:06
É VERDADE O QUE DISSE O AMIGO, ESSA KATHIA MARIA QUE ME DESCULPE OU ESTÁ FAZENDO DE TROUXA, PROVAVELMENTE ELA É + UMA PUXA SACO DOS NOSSOS POLITICOS CORRUPTOS OU CONTERRANEA DE ALGUM DELES. MATOGROSSENSE NATO É HUMILDE E SEM MALICIAS POR ISSO TUDO QUE MATO GROSSO ESTÁ QUEBRADO, POR ESTAR NO COMANDO ESSES FARISEUS QUE QUE CHEGARAM DE PAU DE ARARA PRA KA.
por roberto, em 08/01/2014 às 20:48
ENGEGLOBAL... empresa que entregou a avenida vereador juliano da costa marques pela METADE! Grande parte não tem canteiro central com grama ou calçada (em frente a receita federal), asfalto cheio de buracos e sem iluminação completa.
por Roberto, em 08/01/2014 às 20:41
REVOLTADO! Que governo (MT)
por tom, em 08/01/2014 às 19:36
A FIFA DEVERIA É MUDAR ESTA SEDE (CUIABA), OS GOVERNOS JA DIZEM SER INCOMPETENTES PARA RECEBER UMA COPA ATÉ NACIONAL, PIOROU UM MUNDIAL
por ERAGON, em 08/01/2014 às 18:59
SENHORES CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE PEDE SOCORRO E NINGUÉM FAZ NADA, VEJA AS CRATERAS QUE SE FORMARAM NAS RUAS UM ABSURDO ISSO ``MPE’’ FICA OLHANDO DA JANELA SEM FAZER NADA. ATÉ QUANDO VAMOS ACEITAR ESSE TIPO DE TRATAMENTO COM A NOSSA GENTE, OLHA ESSA COPA DO MUNDO EM CUIABÁ SERÁ A COPA DAS CORRUPÇÕES EM MT. VEJA BEM SE NA COMPRA DE MAQUINÁRIOS COMPRADOS PELO GOVERNO DO ESTADO FIZERAM UMA FESTA IMAGINA NESSAS OBRAS DA COPA... É LAMENTÁVEL VER ESSE CIDADE ACOLHEDORA FICAR NAS MÃOS DE PESSOAS QUE TRABALHAM POR INTERESSE PRÓPRIO MUITO TRISTE PARA MT... AGORA MAIS ESSA COLOCAR TENDAS NO AEROPORTO PORTA DE ENTRADA DO ESTADO ISSO É UMA VERGONHA PARA MT...
Sitevip Internet