Notícias / Geral

24/10/2013 - 15:28

Políticas Públicas em prol da criança e adolescentes são apresentadas

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Jorge Pinho

Políticas Públicas em prol da criança e adolescentes são apresentadas
Com a chegada da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, as políticas públicas em prol das crianças e adolescentes têm crescido consideravelmente. Nesta quarta-feira (23), a secretária-adjunta de Educação de Cuiabá, Marioneide Angelica Kliemaschewsk, apresentou para a Câmara de Cuiabá medidas para evitar que ilegalidades aconteçam principalmente durante o Mundial.

Veja mais:
Copa vira preocupação para entidades que trabalham com crianças e adolescentes
Cuiabá sedia seminário com foco na proteção de crianças na Copa

Quem requereu a audiência foi o vereador Adevair Cabral. Representantes das Secretarias Municipais de Planejamento; Assistência Social e Desenvolvimento Humano; Esporte e Cidadania; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar de Cuiabá (OMEP), também apresentaram as ações em prol do público infanto-juvenil.

“Para que toda essa estrutura funcione contamos com um quadro de 7.770 servidores, entre efetivos, contratados e comissionados”, informou Marioneide Angélica.

Projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria com alunos da rede municipal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e outras instituições, também foram apresentados na audiência.

Um deles é o Mais Educação que é um programa de educação integral que atende 16.816 alunos de seis a 14 anos. Ele visa ampliar a jornada escolar, dando oportunidades educativas aos alunos que vivem na periferia e em vulnerabilidade social, com necessidade de acompanhamento ampliado pela escola. As atividades são ofertadas no contraturno escolar.

Há também o programa Escola Aberta que é oferecido para toda a comunidade em 19 escolas da rede municipal e promove ações de educação não formal durante os fins de semana: atividades de arte, lazer, cultura, esporte, ensino complementar e formação inicial para o trabalho e para a geração de renda. Os projetos Práticas Sustentáveis na Escola e Agente Mirim de Combate a Dengue, também apresentados.

O trabalho infantil também é tema abordado em sala de aula com os alunos. Em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Secretaria de educação busca intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil. Pelo menos 11 escolas municipais participam.

“Uma secretaria com tantas ações como a Educação precisaria de muito mais que 15 minutos para sua apresentação”, disse a secretária-adjunta se referindo ao tempo disponibilizado para cada secretaria fazer sua apresentação.

“A nossa meta é inaugurar a partir de 2014 um Proinfância por mês em Cuiabá. Com isso vamos melhorar a oferta de vagas para nossa população”, observou Marioneide Angelica. Com informações da assessoria.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet