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12/12/2013 - 16:45

Ponte Júlio Muller terá interdição parcial para obra do VLT

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Ponte Júlio Muller terá interdição parcial para obra do VLT
O trânsito entre Cuiabá e Várzea Grande terá mais uma alteração nos próximos dias. O acesso entre as duas cidades pela ponte Júlio Muller, no Porto, terá interdição para o início das obras de reforço na estrutura. Assim, a passagem pela ponte no sentido Várzea Grande-Cuiabá será bloqueada parcialmente em uma interdição prevista para acontecer neste final de semana (dias 14 e 15). A intervenção é por tempo indeterminado até que os trabalhos na estrutura sejam concluídos. Segundo a construtora responsável pela ponte (consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande), a via no sentido Cuiabá-Várzea Grande não terá mudança.

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De acordo com a construtora, o reforço da ponte e a construção de uma nova (à jusante) sobre o rio Cuiabá fazem parte do pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas duas maiores cidades de Mato Grosso. A estrutura que receberá as adequações será usada para implantação da via permanente do VLT e a nova, para trânsito de veículos, no sentido Várzea Grande-Cuiabá.

O consórcio informou ainda que enquanto as obras de reforço são realizadas, os motoristas que se deslocam da região da Avenida da FEB para Cuiabá terão que usar as pontes Sérgio Motta, Mário Andreazza e Maria Elisa Bocaiúva, mais conhecida como Ponte Nova. Para tanto, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande promove adequações no trânsito ao longo da FEB, para garantir a mobilidade dos veículos e pedestres.

A rota sugerida será sinalizada e o pavimento das vias a serem usadas será melhorado. Entre as intervenções executadas estão cortes no canteiro central para permitir o retorno dos veículos e implantação de semáforos. Algumas conversões na via ficarão proibidas.

Confira as rotas sugeridas – Para quem está na FEB ou nos bairros Cristo Rei e Manga, por exemplo, e quer ir para Cuiabá, foi realizado um corte no canteiro central, logo após o viaduto Dom Orlando Chaves/FEB, que permitirá a conversão à esquerda para acesso às ruas Sarita Baracat e do Lambari, direcionando o tráfego para a Ponte Nova e Avenida Miguel Sutil. Desse ponto, o motorista poderá acessar a Avenida Beira Rio, as ruas Barão de Melgaço e Dom Luiz de Castro seguindo em direção as regiões do seu interesse.

O segundo corte foi realizado no canteiro central da Avenida da FEB, no entroncamento com a av. Dom Orlando Chaves. Os motoristas que vêm da av. Dom Orlando para entrar na FEB poderão cruzar a avenida, também para acessar as ruas Sarita Baracat, do Lambari, e o restante da rota.

Quem trafega pela Alameda Júlio Muller, paralela ao rio Cuiabá – sentido FEB – terá que virar à esquerda na FEB e seguir a rota sugerida, ou fazer o inverso, seguindo rumo à ponte Sérgio Motta. O acesso à ponte Júlio Müller, nesse ponto, também será bloqueado. Além dos veículos comuns, o transporte coletivo também fará o percurso sugerido.

Obras da nova ponte - As obras de construção da nova ponte (à jusante) sobre o rio Cuiabá estão a todo vapor. A fundação (tubulões) já foi concluída e começou a ser feita a concretagem dos pilares, que totalizam 20. Desse total, até 23 de novembro, 90% já estavam prontos. Os dois encontros atingem 100% de conclusão. Também tiveram início as atividades de montagem das formas, ferragens e concretagem das vigas travessas, para posterior lançamento das vigas pré-moldadas.

Até novembro, considerando apenas a parte estrutural (infraestrutura ou fundação, 100%; mesoestrutura, 84,1%; e superestrutura, que ainda será iniciada), o status da obra aponta para 58,7% de conclusão. Após o lançamento das vigas outras etapas serão iniciadas como execução da laje, pavimento, guarda-rodas, guarda-corpo e outras atividades relacionadas ao acabamento, como sinalização horizontal e vertical, pintura e iluminação. As obras da nova ponte começaram em junho. Ela terá cerca de 350 metros e será usada para o tráfego de veículos. Com informações do consórcio VLT

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