Notícias / Mobilidade Urbana

11/08/2014 - 11:21

Prefeitura alega não ter recursos suficientes para fiscalizar trânsito de veículos pesados em Cuiabá; vídeo

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Do Internauta

Prefeitura alega não ter recursos suficientes para fiscalizar trânsito de veículos pesados em Cuiabá;  vídeo
 Os condutores que circulam pelas principais ruas de Cuiabá tem se mostrado insatisfeitos com o intenso tráfego de veículos pesados, principalmente com os vários desvios existentes. Diversos internautas do Olhar Copa relataram que chegaram a avistar carretas passando por obras de mobilidade urbana entregues recentemente. A Prefeitura de Cuiabá diz não ter recursos suficientes para conseguir fiscalizar toda a cidade de forma eficaz.

Veja mais:
Problema no viaduto da Sefaz traz a tona dúvidas sobre qualidade das obras; MPE de olho
Motociclista morre depois de colidir com caminhão na Avenida das Torres

A reclamação é que o tráfego de veículos deste porte acaba atrapalhando o trânsito das cidades, além de danificar as vias que não estão preparadas para receber todo o peso empregado pelas carretas. Alguns dos internautas afirmaram terem visto várias destas circulando pelo viaduto Jamil Boutros Nadaf – viaduto da Sefaz – que será interditado por conta de fissuras e também outros elevados.

"Será que ninguem atentou para a quantidade de Bitrens que passaram e passam por um viaduto que foi concebido para automóvel de passeio. Que mais querem ?? (sic)", afirma o internauta identificado como Paulo Boss. Enquanto o leitor Márcio sugere uma ideia: "Eu também vi uma carreta passar pelo viaduto da Sefaz. É só colocar um limitador de altura, coisa básica".

Internauta do Olhar Copa filmou veículo pesado transitando na região do bairro Bosque da Saúde

Prefeitura tem projeto

O diretor de trânsito da Prefeitura de Cuiabá, Michel Diniz, explicou à reportagem do Olhar Copa que: "Existe uma lei que restringe a circulação de veículos pesados na capital mato-grossense. Os veículos de 10 toneladas a 24 toneladas (considerando o peso bruto total), tem um horário determinado. Eles não podem rodar das 12 horas as 14 horas e das 17h30 ás 19h30, momento em que há um grande fluxo do trânsito na cidade".

Porém, há alguns casos em que estes tipos de veículos supracitados podem trafegar nos horários de pico: "Alguns caminhões de utilidade pública como betoneiras, de bebidas, Bota Fora, são chamados de excepcionais e podem rodar, desde que tenham retirado uma Autorização Especial de Trânsito para que possam circular na área central da cidade", disse o diretor de trânsito.

Já as carretas com um peso acima de 24 toneladas (considerando o peso bruto total) estão expressamente proibidas de trafegar nos horários entre 06 horas e 20 horas: "Quando encontramos algo irregular, imediatamente autuamos o condutor. Nossa fiscalização não está funcionando 100% por conta da falta de recursos humanos e de materiais, porém, estamos com um planejamento que até o fim do ano, com o auxílio dos radares, poderemos fiscalizar diversos pontos. Alguns delas serão as entradas das cidades, por onde há um número maior deste tipo de veículo", garante Michel.

"As carretas são as que mais nos causam problemas nesse quesito. Com os diversos desvios, tivemos algumas que acabaram trafegando pelas ruas dos bairros e arrancaram as fiações e causaram transtornos aos moradores. Começamos a fiscalização no área central e o planejamento é que com o projeto concluído e posto em prática, poderemos expandir para toda a capital até o fim do ano", finaliza o diretor.

Exibindo de "01" à "10" do total de "18"

por Jucelaine, em 13/08/2014 às 07:24
Realmente, se a cidade está cheia de amarelinhos, o argumento de não ter pessoas e dinheiro para fiscalizar isto é ridículo! Então falta gestão! Quando algo grave acontecer envolvendo uma carreta destas em via proibida aí virão os "resolvedores" com a solução de fiscalizar!! É duro de engolir heim!!!
por jose a silva, em 12/08/2014 às 08:50
Gente e capacidade tem se não fosse a omissão destes. A rodovia da Vida (Cuiabá a jangada e Cuiabá a Rosário) esta morrendo justamente pela omissão das autoridades (no trevo de Acorizal a Rosário vejo PMs recebendo suborno para deixar carretas passarem, fugindo do transito da BR 163. E as autoridades vem com a alegação de que não tem Gente? Isso é omissão da prefeitura, do prefeito, dos secretários. Isso é Uma vergonha!
por Paulo Boss, em 12/08/2014 às 08:24
Enquanto isto escutamos as mesmas desculpas.. bla..bla.bla.... de burocratas atrás de uma mesa.. de Deputados e Vereadores com seus terninhos impecável em suas imponentes tribunas.. bla..bla...bla..A quem interessa este Caos ??
por CPA, em 11/08/2014 às 22:47
porisso que essa atual ingestao, contratou a maquina de fazer dinheiro (multas eletronicas)
por Marilson, em 11/08/2014 às 21:02
Srs. em todas as grandes cidades, ou ao menos aqueles que possuem senso de grandeza não permitem o trânsito de carreta em horário algum nas vias urbanas. Dentro da cidade apenas caminhões de pequeno e médio porte circulam para efetuar entrega. Moro no Paiaguás e me deparo todos os dias com o trânsito de carretas na região. Podem fazer asfalto de concreto que não vai aguentar. Nem as rodovias que são pavimentadas para esse tipo de peso suportam, o que dirá o de vias urbanas. Falta coragem pra peitar o sindicato dos transportes que alegam que terão mais custos se uma lei dessas vigorar, e consequentemente repassarão ao consumidor. Pergunto! O que poderia encarecer mais o nosso custo de vida que na minha opinião é dos mais altos no país.?
por mito, em 11/08/2014 às 20:17
E LÁ LÁ POR FAVOR MANDA PELO MENOS UNS DEZ DESSE AMARÉLINHOS AQUI NO BAIRRO ELE VAI TOMAR SÓPA PELO CANUDINHO
por Maria, em 11/08/2014 às 20:11
Tem sim. Vamos cortar os gastos com publicidade e deslocar para fiscalizar o trânsito. Publicidade não é necessário, quando uma gestão é eficiente a população logo percebe.
por CHICO FISCHER, em 11/08/2014 às 16:37
MAIS ABSURDO QUE ISSO TUDO E O TRANSITO QUE SE TORNOU CAOTICO NOS HORARIOS DE PICOS DE MANHA/MEIO DIA/ E A TARDE NA AV. QUE SAI DO AEROPORTO(VARZEA GRANDE) SENTIDO CENTRO, E UMA BAGUNCA SO...VERGONHA/VERGONHA/VERGONHA E NAO TEM UM DESSES ""MARELINHOS" POR LA PRA ORGANIZAR O TRANSITO.......
por sergio, em 11/08/2014 às 15:18
e a prefeitura alega não ter recursos suficientes para fiscalizar trânsito de veículos pesados... deve ser mais barato restaurar as vias e manter pronto socorro do que fazer com que cumpram a lei....
por sergio, em 11/08/2014 às 15:13
Quem trafega pela Avenida das Torres percebe que o nome da Avenida deveria ser Avenida das Carretas...
Sitevip Internet