Notícias / Turismo

09/01/2014 - 18:10

Prefeitura de Cuiabá dá início à implantação do projeto Porto

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Projeto Orla do Porto começa a virar realidade nas próximas semanas

Projeto Orla do Porto começa a virar realidade nas próximas semanas

Enfim, foi dado o pontapé inicial do Projeto Porto Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá iniciou a demolição de construções que existiam no local, bem como a limpeza da área. Na próxima semana, as obras avançam com o início do processo de fundação da área. O projeto propõe forte impulso ao turismo a partir da Copa do Mundo com a total transformação da orla do Porto.

Leia mais:
Projeto Porto Cuiabá preconiza transformação no turismo
Ministério do Turismo libera emenda do senador Pedro Taques para projeto Porto

Em outubro de 2013, a prefeitura já havia feito a demarcação das árvores históricas que serão preservadas no projeto. O secretário municipal de Governo, Fábio Garcia, afirma que a partir de agora o andamento das obras será acelerado para que o mais rápido possível o Porto-Cuiabá seja entregue a população. “Nossa preocupação é entregar esse legado para os munícipes logo, mas realizando um trabalho de qualidade”, destacou.

Na semana passada, o projeto foi contemplado com cerca de R$ 2,5 milhões para revitalização de duas praças; Luís de Albuquerque e Major João Bueno. A verba de emenda do senador Pedro Taques foi oficializada em um convênio assinado pelo prefeito Mauro Mendes e a Caixa Econômica Federal na última terça-feira (7).

Orçado em R$ 28 milhões, o projeto Porto-Cuiabá compreenderá intervenções num trecho de 1.350 metros, para que seja realizada a reintegração do Rio Cuiabá ao convívio da população, resgatando e valorizando o patrimônio histórico e cultural presente na região. Além disso, o plano propõe a oferta de um novo ponto turístico e de lazer para cuiabanos e turistas, com oferta de gastronomia, bares, além de espaços para a prática de esportes.

O projeto

O projeto Porto Cuiabá prevê a requalificação de um trecho de 1,3 quilômetros, entre as pontes Júlio Muller e Nova. Ao longo da orla, será construída uma via paralela à Beira-Rio, com calçadão de 12 metros de largura com praças, centro de entretenimento, bares, píer, rampas para acessibilidade, quiosques padronizados e aquário, entre outras atrações.
O projeto visa contemplar lazer, esporte, patrimônio histórico e a cultura cuiabana com uma readequação urbana da região do Porto promovendo a reintegração do rio ao convívio social. A ideia é transformar a região do Porto no principal centro de entretenimento para a população cuiabana e aos visitantes. Com informações da Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por marcia, em 15/01/2014 às 15:25
porque será que não pode dar crédito e serem tão pessimistas, acredito sim no projeto e sei que Cuiabá terá um belo lugar para desfrutarmos nos finais de semana e era isso que precisávamos. Parabens sr. prefeito
por Bando de Corvos, em 10/01/2014 às 06:20
O bando de corvos pessimista já começa a dar as caras dizendo que a obra não sairá do pape. Daqui uns dias, estarão aqui reclamando que as obras atrapalham o trânsito (ué, não diziam que no ia sair do papel?). Só digo uma coisa: se após cada inauguração, que ficou urubuzando mudasse pra Campo Grande (onde não tem obra nem copa) não iam fazer falta, e Cuiabá ficaria ainda melhor!!!
por fernando, em 09/01/2014 às 20:45
mais uma obra ficticia ,jogada de de marketing.tão na moda em tempos atuais, os projetos saem e entram em gavetas com passo de mágica.
por salvador jr, em 09/01/2014 às 18:39
Gostaria que esse projeto depois de pronto fosse um cartão postal, mais vai ser um dinheiro jogado no lixo, pois duvido que o meretrício e o tráfico vão sair dali. Tem muito casebre prostíbulo no miolo antes de chegar na borda do rio e a prefeitura não vai ter grana pra indenizar ou comprar tudo aquilo. Quero ver para crêr
Sitevip Internet