Notícias / Copa 2014

29/04/2014 - 16:10

Prefeitura estabelece regras de restrição comercial durante a Copa

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Tchélo Figueiredo

Prefeitura estabelece regras de restrição comercial durante a Copa
 A Prefeitura de Cuiabá publicou no Diário Oficial, que circula nesta terça-feira (29), o decreto nº 5.501, de 24 de abril de 2014, que estabelece as regras referentes às áreas de restrição comercial e a atuação das autoridades municipais durante os eventos da Copa do Mundo de 2014.

Veja mais:
Preocupada com aparência, Prefeitura amplia fiscalização no entorno da Arena Pantanal
Prefeitura realiza segunda etapa de fiscalização em casas noturnas e cinemas

O perímetro do Entorno da Arena Pantanal e do ‘Fan Fest’ vão ter restrição comercial. Nestes locais será proibida a divulgação de publicidade e outdoors, bem como a exposição de toda e qualquer marca de empresa não patrocinadora que caracterize publicidade irregular.

Cerca de 80 fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vão realizar a fiscalização: “Estamos preparados para o trabalho, que será realizado de forma intensa às vésperas e nos dias dos jogos”, salientou o diretor de fiscalização Édio José Silva Duarte, coordenador do planejamento para o entorno da Arena.

Os comércios localizados dentro das áreas de restrição comercial poderão manter suas atividades, porém será proibida a ampliação de suas áreas de publicidade para empresas não patrocinadoras nos dias de jogos.

As empresas que não forem licenciadas também serão proibidas de exporem suas marcas nas vias que constituem rotas protocolares e suas imediações. Não será autorizado nenhum tipo de comércio de rua nas áreas de restrição comercial nas vésperas e nos dias de evento, exceto se houver autorização da Fifa.

As autoridades responsáveis pela fiscalização estarão autorizadas, no exercício do poder de polícia, a tomar medidas necessárias no caso de irregularidades, inclusive no que se refere aos direitos da propriedade intelectual relacionados aos eventos, tais como marcas, símbolos, expressões e mascotes que caracterizem a Fifa ou os eventos, podendo, inclusive confiscar materiais.

O decreto cria ainda o Grupo Operacional para controle de Marcas e Patentes para Copa do Mundo da Fifa 2014, com o objetivo de proteger os direitos da propriedade intelectual relacionados à Copa do Mundo. Com informações da Secom.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Ademir, em 30/04/2014 às 00:29
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por Carlos Nunes, em 29/04/2014 às 16:37
Todas as restrições foram impostas pela FIFA a Prefeitura só obedece as ordens. Bem, o senador Cristovam Buarque, quando foi debater sobre a lei que regulamentou tudo isso, fez um discurso inflamado: disse que tudo isso atentava até contra a soberania nacional. A FIFA, uma instituição privada capitalista, manda, determina, ordena. É até engraçado ver o âncoras de todos os telejornais (da Globo, da Band, etc), dizerem constantemente...a FIFA determinou a FIFA mandou...E Copa 2014 é só um circo passageiro muito caro. Agora vai ter um batalhão de fiscais da prefeitura para ferrar o pequeno comerciante e até uma cavalaria da PM, montada sob as ordens da FIFA, para sentar a pua nos manifestantes que tentarem aproximar da Arena Pantanal. É bordoada no povão. A cavalaria só serve prá isso, pois a bandidagem está bem motorizada. E os cuiabanos, matogrossenses, brasileiros, que aqui vivem aceitam tudo isso. Em terra de cegos...a FIFA manda. E a FIFA ainda vai sair de tudo isso, com o bolso cheio das verdinhas - dizem que o lucro dela será superior a 5 BILHÕES (deve ser muito mais).
Sitevip Internet