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11/08/2014 - 14:51

Prevista para terminar em 2015, obra do VLT continua a preocupar; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Katiana Pereira

Prevista para terminar em 2015, obra do VLT continua a preocupar; fotos
 Publicado no dia 22 de julho deste ano, o extrato do aditivo de prazo concedido ao Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande traz a tona novamente a preocupação com as obras de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O modal, que deveria ter ficado pronto antes da Copa do Mundo, de acordo com o projeto inicial, ainda não rodou um metro sequer dos 22,2 Km previstos.

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O Tribunal de Contas do Estado (TCE) recentemente revelou que o contrato do VLT havia sido encerrado no dia 13 de março deste ano. Já o prazo de vigência, terminou no dia 11 de junho, dias antes do início do Mundial de 2014. Com isso, o aditivo servirá como forma de dar respaldo jurídico a obra que tem um custo aproximado de 1,5 bilhão.

A falta de respaldo jurídico abriria precedentes para cobranças de multas, caso a obra não fosse concluída. O TCE previa que a de maior valor seria a conclusão do trecho do VLT de Várzea Grande até o bairro do Porto. Curiosamente, esta é a área que o governo assinalou como prioritária antes da Copa do Mundo, porém, os trabalhos atrasaram e nada foi concluído.

Porém, já é esperado que um novo aditivo seja assinado para postergar a obra até 2015. Isso porque, o novo prazo é dezembro de 2014 – com vigência até março de 2015 - e como já apontou o relatório do TCE, é pouco provável que até lá tudo esteja concluído. O próprio governo do Estado já admitiu em algumas entrevistas coletivas a possibilidade de que o projeto seja finalizado apenas no ano que vem.

Demissões

O Ministério Público do Estado (MPE-MT) averigua também a demissão de diversos funcionários das obras do novo modal. Estima-se que pelo menos 700 trabalhadores já tenham sido demitidos. Recentemente a assessoria de imprensa do Consórcio VLT, informou ao Olhar Copa que 1.100 funcionários estariam atuando no projeto.

Ainda de acordo com o Consórcio, no ápice da construção, este número teria chegado a 2.500 operários. Recentemente, a assessoria de imprensa também explicou ao Olhar Copa que “assim como em todas as obras, quando alguns serviços vão ficando prontos, o número de funcionários vai sendo reduzido”.

Realidade

A reportagem do Olhar Copa passou ‘in loco’ por algumas das obras e constatou que há funcionários nas obras, porém, o número dos que ficam ‘a vista’ da população não chega perto do informado pelo Consórcio. Até o último final de semana, os trilhos estavam instalados até próximo da trincheira do Zero Km.

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) apontou que estão em andamento frentes de trabalho no Centro de Manutenção do VLT (CM); Avenida João Ponce de Arruda com a continuação da via permanente; Ponte Júlio Muller; Viaduto UFMT com atividades relacionadas ao acabamento de meio-fio, sarjeta e calçada; Avenida do CPA com a retomada dos tapumes; Viaduto MT040 com a finalização da drenagem e continuidade da pavimentação da rotatória.

(Colaborou Katiana Pereira)

Confira abaixo uma galeria com um panorama das obras do VLT
por angelo, em 14/08/2014 às 08:12
E essa conversa fiada da CECOPA, que vai reduzindo o numero de funcionários da obra a medida que vai sendo concluida, o que não é o caso do VLT que está super atrasado, tem um gato pingado trabalhando e muitos trechos atrapalhando o transito e ninguem trabalhando. Deveria é ter multada pesada.
por jc, em 11/08/2014 às 21:02
1.100 trabalhadores? Só se forem zumbis que trabalham a noite. Essas fotos do OD mostram uns gatos pingados. A foto n. 7 mostra uns dois deles cansados se esquivando do sol. Trabalhar mesmo para avançar as obras, NÉCA.
por mudinho, em 11/08/2014 às 19:20
Quando os trilhos do VLT, estiverem prontos as composições já se deterioraram pois ficam ao relento. É anarquismo puro.
por jose de souza, em 11/08/2014 às 18:55
PARABÉNS A PRESIDENTE DILMA, ESSA SIM ESTA FAZENDO MUITAS OBRAS PRA CUIABÁ E TODO O MATO GROSSO, VAI DEIXAR CUIABÁ BEM DIFERENTE, POR ISSO VOTO NA DILMA E NO LUDIO DO PT
por Marcos, em 11/08/2014 às 16:30
Essa obra era para estar pronta antes da copa do mundo, depois o prazo esticou até dezembro de 2014 como vi em algumas placas fincadas em alguns pontos da obra. Agora conforme essa matéria é para 2015. Daqui a pouco o prazo é para o inicio das olimpíadas, e assim vai...Quem sabe termina um pouco antes da próxima copa.
por Edson, em 11/08/2014 às 16:29
Isto nada mais é do que reflexo da incompetência deste governo, bem como da cara dos pais do VLT (Silval e Riva).
por Lourov, em 11/08/2014 às 16:18
Agora é política, os senhores políticos estão mais preocupados em se reeleger e eleger do que terminar as obras, senão tiver uma ação federal de órgãos competentes, daqui um dia vão querer verba para manutenção dos trilhos, igual nossas rodovias antigas, onde não tem asfalto mas no papel é asfaltada e recapada várias vezes, isso é Brasil...
por Luiz, em 11/08/2014 às 16:04
kkkkkkkkkk, 2015 duvido, o duro vai ser inaugurar e depois interromper porque foi mal feito, como aconteceu com as obras da copa ai os viadutos.
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