Notícias / VLT

06/11/2013 - 11:47

Primeiro trem do VLT chega a Cuiabá, mas exibição ao público só deve ocorrer amanhã; veja imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução/Valdeir Moraes

VLT sobre carreta estacionada no pátio do Porto Seco, no Distrito Industrial de Cuiabá

VLT sobre carreta estacionada no pátio do Porto Seco, no Distrito Industrial de Cuiabá

Por volta das 11 horas desta quarta-feira, chegou ao Distrito Industrial de Cuiabá, o primeiro trem do VLT que rodará na capital a partir de 2014. A composição, com sete vagões e transportada por três carretas especiais se encontra estacionada no Porto Seco, onde acontece a deliberação aduaneira. Somente após isso, os vagões estarão liberados para transporte até o pátio do Centro de Manutenção de Várzea Grande, onde 500 metros de trilhos já estão prontos.

Leia mais:
Governo promoverá 'desfile' de trem do VLT por ruas de Cuiabá e VG
Silval Barbosa volta a falar em expansão do VLT para bairros de Cuiabá

As carretas que transportam a composição saíram do Porto de Santos em outubro acompanhadas por uma equipe de batedores. A uma velocidade de 40 quilômetros por hora, as carretas percorreram quase 2 mil quilômetros até Cuiabá. 

Ao confirmar a chegada da primeira composição, esta manhã, a Secretaria Extraordinária da Copa negou o termo ‘desfile’ para a apresentação dos vagões à população, no trajeto que fará do Porto Seco ao pátio do CM, em Várzea Grande. Devido ao processo de desembaraço aduaneiro que pode demorar horas, o transporte até Várzea Grande deve ser adiado para amanhã, para evitar maiores transtornos no trânsito no caso de liberação no horário de pico.

A chegada da primeira composição do VLT chamou a atenção de curiosos que foram até ao local observar de perto os vagões. "Agora dá para acreditar", afirmou o pedreiro José Ailton Gonçalves que ficou alguns minutos olhando o trem. 

Confira vídeo da chegada dos vagões do VLT

 

A exibição do primeiro VLT é também mais uma jogada de marketing do Governo do Estado que na semana passada deu início às inaugurações das obras da Copa do Mundo em Cuiabá. A ideia é também mostrar que ‘o sonho começa a se tornar realidade para a população da capital’. Segundo o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, a composição seguirá para o pátio e ficará sob vigília. “Então, nada mais justo do que oportunizar a população a conhecer o VLT”, ressalta.

"Esta primeira composição foi também um teste para a logística desde o procedimento de saída do Porto de Santos, até sua chegada em Cuiabá", afirmou o secretário Maurício Guimarães. Ele informou que já estão prontas 25 composições do VLT, na Espanha. "Mas, não necessidade de forçar a importação neste momento. O foco agora é testar esse primeiro trem. Depois, vamos receber, a cada 15 ou 20 dias, novos vagões", observou.

A missão de fabricar e transportar até o Porto de Santos, ficou à cargo da CAF empresa espanhola. O transporte dos trens ao Porto Seco de Cuiabá e depois ao pátio de operações do VLT, está sendo feito pela CAF Brasil, que compõem o Consórcio VLT, responsável pelo fornecimento do material rodante (trens) e sinalização ferroviária.

Confira abaixo galeria (Crédito: Valdeir Moraes)

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "19"

por Gildenor Carneiro Jr., em 06/11/2013 às 20:46
O que tem de campograndense com dor de cotovelo,dá para encher1oo Arenas Pantanal.
por Gean, em 06/11/2013 às 18:01
Aleluia!!!! Agora pelo menos um sentido sai, esperemos as outras composições, tá indo, devagar como sempre, mas tá indo, o Governo devagar!! Mas vamos que vamos, VLT chegou!!!
por expresso 2000, em 06/11/2013 às 17:33
eu não consigo imaginar como é que tem um monte de gente que acredita em VLT, trincheiras, etc sendo terminadas, este monte de obras vai ficar pelo meio do caminho, e que coisa mais ridicula desfilar com estes vagoes em cima de carreta pela ciidade, vão decorar com enfeites natalinos e circulando pelos desvios.
por VILMAR DO CARMO ADORNO, em 06/11/2013 às 16:57
Esperamos que tudo vai dar certo e não vai ficar parado como muitos paquidermes desejam...
por vidente, em 06/11/2013 às 16:07
Esse VLT não vai ficar pronto nunca, esses vagões que estão chegando da pra colocar na salgadeira pra ficar para contemplação assim como a salgadeira, só pra ficar contemplando. Governador, arruma pelo menos os canteiros, deixa como estava que ta atrapalhando o transito, vc sabe que o VLT nunca vai ficar pronto.
por braulio, em 06/11/2013 às 16:01
Que o desfile sirva para liberar definitivamente a passagem pela Ferradura da SEFAZ, sentido CPA-Centro.
por Terezinha Lima, em 06/11/2013 às 15:59
Acesse o vídeo do Projeto VLT no link: https://www.youtube.com/watch?v=AkF1L2Aci2Q
por Jorge Cintra, em 06/11/2013 às 15:31
Gente, esse show vai ser a o dia das eleições... Acho q o VLT vai ser o primeiro "ELEFANTE BRANCO" de Cuiabá.
por JOAQUINZÃO, em 06/11/2013 às 15:18
É lamentável como pessoas negativistas acham que tudo não vai dar certo, com certeza tbem são assim em suas vidas particulares, no minimo derrotados por si só, frustados, que pena. As coisas acontecendo na cara deles e não querem ver, já dizia o poeta: o poir cegueira são daqueles que não querem enxergar.
por Franca, em 06/11/2013 às 15:13
Então vc anda muito mal informado meu caro Sandro!
Sitevip Internet