Notícias / Mobilidade Urbana

06/08/2014 - 16:02

Problema no viaduto da Sefaz traz a tona dúvidas sobre qualidade das obras; MPE de olho

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Problema no viaduto da Sefaz traz a tona dúvidas sobre qualidade das obras; MPE de olho
 O problema encontrado no viaduto Jamil Boutros Nadaf (viaduto da Sefaz) trouxe a tona novamente os pontos de interrogação sobre a qualidade das obras de mobilidade urbana da capital mato-grossense. Diversas obras de arte – como são chamadas pelo governo – já apresentaram problemas. O Ministério Público Estadual (MPE-MT) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) afirmam que acompanham as construções.

Segundo a assessoria de imprensa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) a fiscalização das obras teve início desde que os primeiros funcionários foram contratados. Esta inclusive é uma das frentes na qual o órgão atua: “O principal ponto são os documentos dos operários que nós vistoriamos”, relatou ao Olhar Copa.

Porém, a fiscalização sobre a qualidade da obra é algo feito pontualmente: “Não podemos pela nossa própria vontade ir até o local e fazer a vistoria. Precisamos ter um pedido formal de algum órgão, uma autoridade ou um promotor por exemplo. Isto também precisa ser feito no tempo certo. Há alguns pontos que não temos como analisar depois que tudo está pronto e acimentado”.

O problema no viaduto da Sefaz foi encontrado após um apontamento da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte (CIUT) da Assembleia Legislativa. Após isso, os engenheiros foram até o local e constataram a irregularidade. Uma fissura foi detectada sobre o elevado e por conta disto o local foi interditado.

MPE de olho

O Ministério Público Estadual (MPE-MT) também está com as atenções voltadas para as obras de mobilidade urbana. O promotor Clóvis de Almeida Junior, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, explicou em conversa com o Olhar Copa que: “temos que esperar o laudo. Estas são questões técnicas e o que for constatado nele terá de ser feito, os problemas tem de ser reparados. O consórcio tem um contrato e nele está escrito que tem de entregar o modal funcionando”. Fica por conta da empresa também, os reparos necessários nas obras durante os próximos cinco anos.

Questionado pela reportagem se o MPE iria pedir que o Crea vistoriasse mais obras após o problema, o promotor afirmou que “o órgão dispõe de engenheiros para fazerem este trabalho. Nós temos acompanhado tudo e temos inquéritos sobre todas as construções”.

O promotor finalizou dizendo que: “O MPE não pode interferir diretamente nas obras. Nós repassamos as preocupações para os gestores e eles é quem tem de cobrar das empresas em relação aos atrasos e má qualidade das obras”.

Problemas constantes

As obras de mobilidade urbana já apresentaram diversos problemas desde que foram entregues. Em julho de 2013, o viaduto da UFMT – jornalista Clóvis Roberto – apresentou problemas em uma das vigas, que estava instalada de forma incorreta. Após a inauguração, os problemas não terminaram. A cada chuva, formava-se um lago na cabeceira do elevado, prejudicando a passagem dos carros.


  Problemas foram constantes nas obras (Darwin Júnior - Olhar Copa)

A trincheira Ciríaco Cândia também foi alvo de polêmicas após o Crea constatar diversos erros, alguns inclusive graves e que colocaram em risco os condutores: “A quantidade de infiltrações nas paredes coloca em risco a vida de muitos motoristas”, disse na época o engenheiro do Crea/MT, André Schuring.

A ponte que liga a avenida Beira Rio à rua Antonio Dorilêo, no bairro Praeirinho, foi outra a apresentar patologias. Um pedaço do asfalto cedeu e foi abaixo no local, pouco tempo depois da entrega. O governador Silval Barbosa (PMDB) diversas vezes em entrevistas para a imprensa ressaltou que não aceitaria obras de má qualidade, porém, isto não é o que se vê atualmente.

Exibindo de "01" à "10" do total de "15"

por Marcio, em 10/08/2014 às 21:30
Eu também vi uma carreta passar pelo viaduto da Sefaz. É só colocar um limitador de altura, coisa básica.
por Elton, em 07/08/2014 às 10:58
... depois Silval reclama que os cuiabanos não são iguais aos franceses: reclamam demais! Mas, será que a qualidade e o custo das obras se comparam às da França? Se os nossos gestores estivessem lá, nem para engraxar sapato dos outros serviriam! Lamentável!
por PF, em 07/08/2014 às 08:19
Saudade do velho Oscar !!! esse sim deixou um legado, não são essas construções casca de ovo,!!!!!!!!!!!!ah não pode passar isso ou aquilo é brincadeira isso, palhaçada(...)
por Lourov, em 07/08/2014 às 08:01
O CREA é culpado por isso, pagamos absurdos de tributos e taxas, ficam passeando de carro pra baixo e pra cima, cada obra tinha que ter um fiscal... Também esses atendentes do Crea só passam informações erradas e fazem nós pagarmos novas taxas... Absurdo a incompetência desses atendentes.
por Gean, em 07/08/2014 às 07:27
Um viaduto simples, um semi anel, isso seria feito e rápido com excelente qualidade lá fora, aqui demorou anos, várias vezes postergado sua inauguração e já foi fechado várias vezes por problemas estruturais, isso sim é como outras obras da Copa que foram feitas bem atrasadas e não saíram com qualidade, isso é muito repugnante, isso é o padrão Silval!!
por Claylson, em 07/08/2014 às 07:26
Esse lago perto da UFMT não se forma por causa do viaduto, sempre foi assim, agora querem botar a culpa no viaduto, é uma coisa que acontece já a muito tempo.
por Adriano, em 07/08/2014 às 03:06
Paulo boss, oque voce quis dizer com Bouchet? Outra, quando voce viu passar um bitrem por ali?
por João Santos, em 07/08/2014 às 01:47
Eu não estou preocupado com a fissura. Preocupo-me com o local onde vou esconder a diferença do dinheiro entre o que eu vendi e o que eu entreguei. E se o negócio cair, espero que mate um número menor de pessoas que aquele viaduto que caiu em BH.
por ana de campos, em 07/08/2014 às 00:41
Mato Grosso,ALERTA TOTAL! Chega dos mesmos. ELEITOR, CORAGEM. EXIJA O MELHOR! Chegou a hora da MUDANÇA! PEDRO TAQUES, Governador!
por Rodrigo, em 07/08/2014 às 00:20
Qualidade das obras... só agora, depois de prontas ou quase prontas, se atentaram para as normas técnicas e os materiais utilizados nas obras de nosso Estado. Vergonhoso, espero que o MPE, MPF e o CREA vejam in loco cada obra e exijam das empresas o reparos necessários e se preciso for que façam novamente as mesmas, pois é injusto colocarmos todos nós e nossos familiares em risco de vida como ocorreu em outras Capitais. Ainda confio e acredito que existam pessoas sérias em nosso Estado.
Sitevip Internet