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29/04/2014 - 15:35

Procurando fortalecer o turismo, Sedtur encaminha proposta de Lei para o setor; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Wesley Santiago - Olhar Copa

Procurando fortalecer o turismo, Sedtur encaminha proposta de Lei para o setor;  fotos
 O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela, disse na manhã desta terça-feira (29), durante reunião ordinária do Fórum Estadual de Turismo, que Mato Grosso precisava dar esse passo para alavancar as ações no setor, que praticamente não teve investimentos em gestões anteriores.

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Questionado pela reportagem do Olhar Copa se faltaram investimentos anteriormente o secretário disse que: “Não temos como julgar as gestões passadas, pois não sabíamos qual era a situação política da época. Mas o setor só terá sucesso se houver investimento. Por isso nós estamos trazendo este estudo para algumas cidades de grande potencial turístico, para fortalecermos a marca”.

A Sedtur fez um estudo para desenvolver o turismo em quatro cidades de grande importância neste quesito: Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio e Poconé. O objetivo é fomentar o setor no Estado e melhorar o acesso de informações para as pessoas que vêm visitar Mato Grosso.

A consultoria revelou que é preciso integrar os órgãos e fazer um estudo dos principais locais que podem ser utilizados. Planejamento foi a palavra de ordem da reunião. Alguns pontos como: Qualificar os atores e fomentar a geração de emprego e renda foram destacados como forma de alavancar o setor.

Não existiam trabalhos anteriores feitos sobre isso, explicou a Sedtur. Uma consultoria realizada mostrou que Cuiabá não tem uma imagem mercadológica na internet e que o município não consegue ofertar o destino, apenas informar sobre ele. Em uma pesquisa, turistas escolheram Chapada dos Guimarães e o Pantanal como principal ponto da capital mato-grossense. Porém, estes dois, ficam apenas próximos e não fazem parte da cidade.

Ela ainda mostrou que a imagem que os turistas levam após visitar Cuiabá é que faltam atividades de natureza e uma maior variedade de passeios. O congestionamento e o forte calor também são pontos que deixam a desejar. Porém, a gastronomia e o povo foram destacados como pontos fortes.

Marcas foram criadas pela consultoria. Na de Cuiabá foram utilizados vários elementos culturais para se criar a logo. Para o B foi utilizado o formato de uma viola de cocho, enquanto para o U foi usada a forma das pontes. Santo Antônio, Poconé e Várzea Grande também ganharam um produto para venda.

Foi apresentado também durante a reunião um caderno de negócios, com informações de pontos turísticos, passeios, locais de hospedagens e outros itens importantes. Esta cartilha poderá ser passada ás agências para elas ofertarem aos seus clientes mais locais e assim fomentar o turismo do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura de Várzea Grande, Charles Caetano, parabenizou a Sedtur pela iniciativa: “Nós não tínhamos estes números, este estudo feito. Ele nos ajudará a trabalhar o turismo em Várzea Grande. Queríamos fazer algo do tipo há algum tempo, porém, agora temos as ferramentas”.

O secretário Jairo Pradela disse que o governo do Estado está fazendo a parte dele, trazendo estudos e incentivando a prática: “Agora resta aos municípios interagir conosco e colocar todo este estudo feito em prática”. Porém, os resultados podem demorar a aparecer, já que leva tempo para concluir obras deste tipo.

A proposta de lei que institui a Política Estadual do Turismo de Mato Grosso no período de 2015 a 2022 será encaminhada ainda hoje para os órgãos responsáveis em caráter emergencial para que esteja o quanto antes disponível para as prefeituras iniciarem os investimentos. O secretário da Sedtur quer ainda incluir mais 15 municípios neste desenvolvimento da marca turística do Estado.

Além disto, foi apresentado um pouco sobre a cultura de Cáceres. O Festival de Pesca da cidade atrai diversos turistas. Um estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apontou que neste ano, cerca de 20 mil turistas devem comparecer para a festa que acontece entre os dias 11 e 15 de junho, época em que a Copa do Mundo estará acontecendo.

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por ELI ROCHA, em 30/04/2014 às 09:50
Para falar a verdade: a imprensa tem a sua parcela de culpa na vagabundagem desse pessoal, dando palanque para ele. A imprensa deveria deixar esses porcarias sem visibilidade. Acho que ai as coisas iriam melhorar.
por Botelho, em 29/04/2014 às 22:30
É deplorável, senão dizer: nojenta! É a realidade desta Secretaria que no governo de Silval, serviu apenas de cabide de emprego ou, quem sabe, de mais um "puxadinho" da inchada maquina pública, tudo para o fim de desvio de verbas e afins... Secretaria que não serviu para absolutamente nada, fiel retrato da incompetencia, tanto que, sequer conseguiram inaugurar o complexo da Salgadeira!! Leitores desta matéria, vamos acordar nessas eleições e extirpar tais administradores que estão aí, há muito no poder e nada fazem!!!! Triste realidade!
por Jorge, em 29/04/2014 às 21:03
Muito fraco na Gestão. Esses gestores têm que visitar e buscar now how ns Estados em que o turismo é forte. Vai no Peru, Miami para aprender. Tem que ir pra estudar e não só pra passear. Tetê Bezerra=Atual Secretário=0. Dá vergonha o fracasso da Secretaria de Turismo. Por que não incluiu Jaciara, Nobres, Chapada, Poxoreo?
por TINHO GUERREIRO, em 29/04/2014 às 16:25
ESSE SECRETARIO DE TURISMO É MAIS UMA INVENÇÃO DO BRUXO CARLOS BEZERRA,QUE TAMBEM NADA ENTENDE DE TURISMO E DA SUA IMPORTANCIA PARA A ECONOMIA DE MATO GROSSO. O FORUM ESTADUAL DE TURISMO E O TRADING PRECISAM SE POSICIONAR E NÃO FICAR APENAS BALANÇANDO A CABEÇA E APLAUDINDO ESSE TURMA SEM COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DO SETOR.
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