Notícias / Geral

14/10/2013 - 15:12

Qualidade de vida é a prioridade no planejamento estratégico em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Qualidade de vida é a prioridade no planejamento estratégico em Cuiabá
Elevar a expectativa e a qualidade de vida da população, garantir a qualidade da educação básica e assegurar políticas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estas são as prioridades do Planejamento Estratégico de Cuiabá 2013-2023 que foi elaborado pela Prefeitura de Cuiabá, sob orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Veja mais:
No embalo da Copa, Cuiábá formata Plano Estratégico de olho no futuro
Deputado lamenta que MT desperdiça oportunidade e alerta para vexame no turismo

O trabalho realizado por esta parceria entre a prefeitura e o TCE, abordou quatro grandes áreas: Políticas Sociais, Desenvolvimento Econômico, Gestão Urbana Sustentável e Gestão Organizacional.

“Projetamos uma cidade sustentável com investimento em projetos que transformem Cuiabá em uma cidade atrativa para o desenvolvimento de negócios, em especial de serviços e comércios voltados para o agronegócio, e espaços de lazer para se viver melhor”, explicou o prefeito Mauro Mendes, que pretende projetar a cidade como a ‘Capital do Pantanal e do Agronegócio’.

Foi aplicado no projeto o método de planejamento denominado Balanced Scorecard (BSC) que compreende um método integrado e interativo para gestão estratégica da organização. A partir daí, 15 metas principais foram traçadas, voltadas para os públicos interno e externo da Prefeitura de Cuiabá.

“O resultado deste trabalho é um plano possível de ser alcançado. Projeta, para os próximos 10 anos, a Cuiabá que queremos e sonhamos. O próximo passo é a discussão com a sociedade organizada. Cada gestor, em seu tempo, tem a relevante missão de garantir a execução das iniciativas previstas para o alcance das metas”, afirma o prefeito.

As 15 metas a serem alcançadas no período de dez anos com o propósito de mudar a qualidade de vida da população e dos serviços prestados pela administração municipal são:

• Objetivo 1: Elevar a expectativa de vida da população
• Objetivo 2: Garantir a qualidade da educação básica
• Objetivo 3: Assegurar políticas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social
• Objetivo 5: Criar um ambiente de Oportunidade de negócios para a geração de emprego e
• Objetivo 6: Garantir a Acessibilidade e a mobilidade urbana
• Objetivo 7: Fortalecer o turismo e a cultura cuiabana
• Objetivo 8: Fomentar as práticas de esporte e lazer
• Objetivo 9: Fortalecer o controle social

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por maria auxiliadora arantes, em 14/10/2013 às 22:41
Já vi este filme.Planejamento estratégico,onde se projeta uma cidade sustentável que queremos e sonhamos.A pergunta é :Quem esta querendo? A população não foi consultada, ouvida.Chega de planejamento de escritorio.Isto nunca deu certo em lugar nenhum do mundo.Os arquitetos cuja formação é voltada p/ o planejamento urbano conhece os metodos de abordagens para o planejamento e a prefeitura de cuiabá tem recursos humanos preparados para isso.Foram abandonados na administração do Wilson e da 1ª dama na epoca presidenta e algoz do IPDU esta, elegeu um sociologo e uma advogada para definir os rumos do planejamento urbano em Cuiabá.Elaboraram o pior plano diretor e de quebram fizeram leis urbanisticas confusas e iilegal que so serviram para beneficar os grande empresarios da construção e deixar os arquitetos confusos e perplexos com as leis urbanisticas de Cuiabá. O sociologo se pirulitou para os EUA.A advogada que virou especialista em tudo, ainda ganhou um cargo, do Galindo, de nome pomposo e ainda esta encrustada na adminstração de Mauro Mendes.Só gostaria de lembrar que existe a Lei nº 10.257 de 10/07/2001 o Estatuto da Cidade que explicita em varios pontos a obrigatoriedade da gestão democratica da cidade.Os diversos segmentos da sociedade devem obrigatoriamente serem ouvidos.Não se pode inventar um plano, um projeto de cidade, cheio de qualidades , mas absolutamente deslocados dos atores reais que deve ser ouvido em qualquer plano e projeto para a cidade.
por Aureo, em 14/10/2013 às 19:51
Blá, blá, blá !!!
Sitevip Internet