Notícias / Copa 2014

23/04/2014 - 15:42

Relatório do TCE aponta que nenhum metro do VLT estará rodando até a Copa

Da Redação - Wesley Santiago/Reportagem Local - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Conselheiro João Batista Camargo, do TCE publicou na tarde desta quarta-feira, o relatório das obras da Copa do Mundo

Conselheiro João Batista Camargo, do TCE publicou na tarde desta quarta-feira, o relatório das obras da Copa do Mundo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou, na tarde desta quarta-feira (23), o relatório de acompanhamento das obras que está sendo realizado desde janeiro de 2014. Foi constatado no documento que algumas construções de mobilidade urbana estão com várias patologias e algumas não ficarão prontas até o início do Mundial, que acontece em junho. O VLT também não deverá estar rodando até o evento.

Leia mais:
A 50 dias da Copa, entrega de obras a tempo é incógnita em Cuiabá
Ministro garante que VLT estará pronto em dezembro deste ano

Segundo o relator das obras da Copa do TCE, conselheiro João Batista Camargo, foram encontrados vários defeitos em obras como Estrada da Guarita, avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e Trincheira Santa Rosa. A Trincheira da Jurumirim é outra que não deve estar concluída a tempo, assim como os COT's, a considerar o atual ritmo de obras.

Conforme João Batista, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não deverá estar rodando nem um metro sequer até o início do Mundial. "Não há como isso ocorrer e a população também não deve ficar alimentando essa expectativa", advertiu o conselheiro, pontuando que, no máximo, a via permanente ligando o Aeroporto ao Porto, deve estar estruturada, calçada e pronta para receber os trilhos. "É improvável que o VLT esteja rodando, já que, depois de pronta a via, é necessário um período de uns 50 dias para testes", sentenciou.

A linha compreendendo o Aeroporto ao Porto foi prometida pelo Governo do Estado, que pactuou com o consórcio do VLT a entrega de ao menos esse trecho para a Copa do Mundo. Na visita que realizou a Cuiabá na semana passada, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, afirmou que o VLT cuiabano deverá estar pronto até o final do ano.

Até chegar à elaboração deste relatório, o TCE promoveu reuniões com o Secretário e Subsecretários da Secopa, representantes das empresas contratadas para execução das obras, representantes das concessionárias de distribuição de água e energia elétrica e com os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande. O tribunal pontua que realizou inspeções em todas as obras em questão e analisou as medições, cronogramas e outras informações apresentadas pela Secopa.

No presente relatório, devido à proximidade da data limite para conclusão da maioria das obras, restringiu-se a abrangência às obras consideradas essenciais para a realização do evento Copa do Mundo 2014 e focou-se nos serviços que faltam para a conclusão das obras. No caso do VLT, cujo prazo de conclusão é 31/12/2014, focou-se nos serviços que assegurem a desobstrução dos trechos críticos, a trafegabilidade e um mínimo de harmonia arquitetônica às vias afetadas.

De acordo com o balanço do TCE, a porcentagem estimada da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande é de 50,3% da conclusão. As obras tiveram início no segundo semestre de 2012. De acordo com o conselheiro João Camargo, as obras não terminarão este ano, conforme anunciado pelo Governo do Estado, ‘considerando o atual ritmo dos trabalhos’.

O relatório aponta que a 50 dias da Copa do Mundo, 99% da obra da Arena Pantanal está concluída e não preocupa. Não é o mesmo que se pode afirmar da Estrada da Guarita (77%), avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) que está 45% concluída (hoje a obra estaria paralisada) e a Trincheira Santa Rosa (com 68% da conclusão).

A Estrada da Guarita é a obra que mais preocupa o TCE. Dados do relatório pontuam que o término dessa obra no prazo (31/05) está irremediavelmente comprometido se as interferências (desapropriações, postes, contenção etc) não forem eliminadas com a máxima urgência. Esta obra é de suma importância para a realização do evento copa do mundo, já que é um caminho curto e rápido para se deslocar do aeroporto Marechal Rondon até a Arena Pantanal. A via também servirá de acesso às seleções que se deslocarem para o Centro Oficial de Treinamento (COT), da Barra do Pari. Tanto o COT do Pari quanto o COT da UFMT, estão com 60% da obra concluída e também não devem ficar prontos a tempo do Mundial, se for mantido o ritmo atual. Vale lembrar que os COT’s fazem parte da Matriz de Responsabilidade exigida pela Fifa.

Atualizada às 17h40

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "21"

por Indignada, em 25/04/2014 às 07:53
Realmente não há o que discutir, pois comparar países europeus com o Brasil é algo nada lógico. Antes de utilizarem o VLT estes países pensaram e estruturaram as ruas, fizeram projetos e, principalmente, apresentaram um Estado organizado qto à saúde e educação. Seria o mesmo que comparar uma escola da periferia de Cuiabá com a educação em Londres! O VLT seria algo viável se o Brasil (e Cuiabá) tivessem, ao longo do tempo, desenvolvido uma excelente organização social, política e estrutural... coisa que sabemos que não temos!
por Luiz, em 24/04/2014 às 20:16
Indignada, se vlt fosse tão ruim assim pq na Europa e o meio mais utilizado? pq la não tem por todos os lados ônibus que são coisas de terceiro mundo, me desculpa mais uma vez ensisto nisso e uma tremenda Burrice desperdisar essa oportunidade, mais uma vez de novo não estou apoiando os atrasos estou indignado com isso tambem , ja foram gastos milhões na obra, acho locura se paralisarem seria um prejuizo imenso sem falar que gastaria mais dinheiro para consertar o estrago ou seja nos não teríamos um modelo eficiente de transporte e ainda arcaríamos com um prejuízo gingante, por isso acho Burrice e Responsabilizabilidade alguém se quer cogitar isso. não vou ficar mais discutindo aqui ate pq nao vai mudar em nada e vc já esta com a opinião formada e respeito, apenas descordo complentamente dela
por Indignada, em 24/04/2014 às 16:38
Cuiabá merece sim progredir, mas com obras e projetos viáveis, com boa infraestrutura e com algo que tenha utilidade. Curitiba, que está em um estágio evolutivo muito mais avançado que Cbá, não apresentou condições de suportar o VLT e a população pressionou até que o governo desistisse desta obra visionária. Sejamos sinceros: se o VLT sair e tiver a mesma "qualidade" das obras já entregues, estaremos a beira de um caos imensurável. Burrice é acreditar que o VLT é sinal de progresso. Progresso Cbá teria se fossem realizadas REALMENTE de mobilidade, se escolas fossem constrídas, se o PSM recebesse o investimento que necessita há anos receber. Progresso seria melhorar a qualidade da saúde pública, melhorar a segurança, melhorar a infraestrutura dos bairros. É de grande inteligência implantar um VLT quando a maioria dos bairros padece sem asfalto? Imaginemos que todo o recurso usado no VLT fosse utilizado na pavimentação de bairros: Cuiabá não estaria melhor? Progresso não é sinômino de beleza proporcionada por "elefantes brancos". Progresso é oferecer à população condições dignas de viver é ter creches para as mães deixarem os filhos, é ter remédios de alto custo à disposição da população que necessita. Acredito que se o Brasil tivesse um estado de bem-estar social, daí sim se poderia pensar em obras como a do VLT. Agora, enquanto mendigos dormem debaixo dos novos viadutos e pessoas ficam naufragadas em dias de chuva por falta de pavimentação, o VLT é um absurdo! É uma falta de respeito com o uso do recurso público! Além do mais, outras coisas estão em jogo, pois para o trem da alegria do VLT desfilar precisa de energia, precisa de planejamento urbano, precisa de espaço adequado, coisas que nenhum lugar do Brasil tem. Acho que não é BURRICE enxergar um palmo debaixo do prórpio nariz.
por Luiz, em 24/04/2014 às 13:08
Indignada, Cuiabá não so tem como ter uma obra dessas do vlt com eu acho muuuito necessário, a discussão não e ter obra ou não ter e os atrasos ai sim eu concordo acho que esta super atrasado agora num país que nem o brasil que não investem nada em mobilidade de massas, descartar uma obra dessa me desculpa e loucura mesmo, o vlt tem ate em cidades pequenas na Europa pq não pode ter em uma região de Cuiabá e várzea grande que chega quase 900 mil pessoas, temos que pensar no futuro não da macha ré, temos que investir em mobilidade de massas e não ficar so dependendo de carros ate pq não temos via suficientes para isso, veja os congestionamentos das grandes cidades, sou a favor do VLT sim e sempre serei, agora logico que não estou satisfeito com a lentidão das obras mais ai e outra historia, mais não e motivo para cancelar o projeto seria muita Burrice.
por cel matrix, em 24/04/2014 às 11:59
o TCE falou o que era esperado, não tomou as providencias quando eram necessarias. A Copa ja está aí e nada da pra fazer agora. Este amontoado de obras sequer ficarão prontas. Agora uma coisa é certa : Cuiabá não merecia uns governantes sem o comprometimento, atenção zelo etc. Lembro quando foi inaugurada a passarela da Trescinco, o então gov. Dante falou esta é a primeira de muitas outras " e nenhuma foi construida, sabendo a necessidade delas. e sem falar da duplicação da Av Trabalhadores ( que nunca saiu do papel).
por Carlos Nunes, em 24/04/2014 às 11:25
Quem sabe o TCE pode responder algumas perguntas: 1) considerando que para embarque e desembarque de passageiros terá que ser feita MAIS DE 30 ESTAÇÕES, com toda infraestrutura, pois cada composição terá 40 metros, e aonde passará o VLT não passará mais ônibus (Várzea Grande-CPA, Centro-Coxipó): Quanto Custará tudo isso? 2) Quanto Custará só O SEGURO DO VLT? 3) Considerando que várias composições do VLT, estarão indo de lá prá cá, 24 horas, movidas a energia elétrica, Quanto Custará a Conta de Luz? 4) E o preço da passagem que será rateado entre VLT e os ônibus (que trarão milhares de passageiros dos bairros até as estações do VLT)? 5) E como ficará a circulação desses ônibus, vindo de várias direções ao mesmo tempo? Campinas-SP já teve VLT por 5 anos, e desistiu do negócio. Perguntaram para um senhor bem humilde O Que ele achava do VLT, e ele, com a sua sabedoria popular respondeu: Não vai funcionar! É muito complicado! Já teve um Doutor da UFMT que disse que o VLT custará mais de 3 BILHÕES DE REAIS para funcionar de fato. Se o pessoal não consegue manter em bom estado pontinhos de ônibus baratinho, vai conseguir manter MAIS DE 30 ESTAÇÕES DO VLT?
por luciano, em 24/04/2014 às 10:52
Meus agradecimentos aos Sr. Geraldo e ao Éder que idealizaram o VLT, invés do BRT.
por Ilse, em 24/04/2014 às 10:18
E aí gente é o tal tribunal cumprindo de forma competente o seu papel de faz de conta. KKKKKKKKKKKKKKK...
por Indignada, em 24/04/2014 às 10:10
Sr. Luiz: não estou louca, apenas tenho bom senso! É claro que as obras das trincheiras, dos viadutos e das avenidas devem ser concluídas, afinal de contas, não dá mais para "circular" em Cuiabá. A discussão é sobre a "obra" do VLT. Você acredita mesmo que Cuiabá tem condições estruturais de suportar uma obra dessas? Praticamente nenhum trilho foi colocado, as avenidas estão apenas "retalhadas" e cheias de tapumes! A solução, caso os órgãos de controle externo atuassem devidamente, seria interromper esta brincadeira de mau gosto, recuperar as avenidas, as passagens de pedestres e devolver o direito à circulação. É claro que é "loucura" querer que interditem todas as obras, pois as trincheiras da Miguel Sutil, por exemplo, estão ao Deus dará. MAs qto ao VLT, "loucura" é achar que esta tartaruga sobre trilhos deve continuar.
por Roberto, em 24/04/2014 às 09:14
Se não iria ficar pronta a obra para a copa, por que contrataram pelo regime diferenciado de contratação? por que endividaram o Estado para tal aquisição? por que dobraram o preço e alegaram ser a única opção viável e que fugiria dos carteis dos ônibus? Será que alguém acompanha este descaso com nosso dinheiro e nossa boa fé?
Sitevip Internet