Notícias / Copa 2014

22/05/2014 - 08:17

Representantes da PM, Bombeiros e Exército são preparados para compor o Centro de Comando

Darwin Júnior - Da Redação

Foto: Reprodução

Representantes da PM, Bombeiros e Exército são preparados para compor o Centro de Comando
Os representantes das instituições que irão compor os Centros Integrados de Comando e Controle para a Copa do Mundo já estão capacitados para o evento. Encerrou nesta quarta-feira (21), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o treinamento que preparou 100 profissionais da polícia, bombeiros, Exército e Samu, entre outras áreas envolvidas com o Mundial. 

Leia mais:
Mato Grosso do Sul vai 'emprestar' 900 homens para reforçar segurança de Cuiabá na Copa
Jerôme Valcke se diz tranquilo com a segurança: "Não há risco"

Estiveram participando do treinamento profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Guarda Municipal de Várzea Grande, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Defesa Civil, Exército Brasileiro, Prefeitura de Cuiabá, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Energisa e Secretaria de Estado de Saúde.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os centros de comando e controle são ambientes multiagências que coordenarão os recursos operacionais de segurança pública e instituições parceiras nas áreas de interesse operacional da segurança de grandes eventos. Durante a capacitação os participantes conheceram o Sistema Integrado de Comando e Controle, os modelos conceituais do seu funcionamento e abrangência, além das estruturas de apoio que darão suporte à tomada de decisões em caso de eventualidades que possam comprometer a segurança do evento.

O coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, coronel PM Joelson Sampaio, foi o primeiro contato dos profissionais com o conceito de segurança de grandes eventos. No período operacional da segurança pública na Copa do Mundo os conhecimentos serão aprofundados com a pratica diária das atividades. Ele destaca que “essa é mais uma oportunidade para que os representantes das instituições tenham contato com toda a doutrina de comando e controle e possam se ambientar com as salas de operações e com a cadeia de comando e níveis de decisão de toda a operação”.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet