Notícias / Aeroporto

23/07/2014 - 17:03

Representantes do trade turístico cobram data para fim das obras no aeroporto

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Wesley Santiago - Olhar Direto

Representantes do trade turístico cobram data para fim das obras no aeroporto
Os representantes do trade turístico do Estado de Mato Grosso se reuniram no início da tarde desta quarta-feira (23), no Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, para cobrar das autoridades responsáveis um posicionamento quanto à data do término da obra. O movimento denominado ‘Internacionalização Já’ foi formado após a suspensão do voo internacional que ligava Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

Veja mais:
Com prejuízo de meio milhão, AmasZonas não continuará com voo internacional
Estados começam disputa para ‘herdar’ voo internacional de Cuiabá

Os representantes protocolaram junto à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) um documento requerendo que os responsáveis prestem esclarecimentos quanto ao término das obras do aeroporto, detalhando o cronograma de execução. Ainda pedem que sejam apontados os problemas enfrentados para o cumprimento do cronograma, para que providências sejam tomadas, caso seja necessário.

“Nós fizemos este convite para a imprensa com a intenção de realizar uma visita técnica no Aeroporto Marechal Rondon, mas não deixaram que a gente fizesse isto, é uma pena. O que estamos reivindicando é que nos deem uma data para o término das obras, nós perdemos um voo internacional aqui por conta disto”, disse o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHOBRESVAG).

O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso, Oiran Gutierrez, lembrou que há tempos o aeroporto tenta uma internacionalização: “Não sei o que acontece aqui, deve ter uma cabeça de macaco enterrada no aeroporto. Há anos que tentamos operacionalizar um voo internacional na cidade, mas sempre há impedimentos, o terminal sempre está em obras”, reclamou.

“Estamos tendo uma reunião em Brasília (DF) junto com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e o consórcio responsável. Na próxima semana estaremos abertos a receber a visita técnica e mais informações”, disse o O gerente de operações da Infraero e Superintendente em exercício, Laelson Augusto, ao receber os representantes do trade.

Como já noticiado pelo Olhar Copa anteriormente, o presidente do Sindetur assinalou que os empresários bolivianos da AmasZonas – empresa responsável pelo voo – só irão retornar para Cuiabá mediante apresentação de um documento que dê garantias para que a rota volte a ser operada. O prejuízo da companhia aérea foi de aproximadamente meio milhão de dólares.

Vale lembrar que o voo internacional entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra começou a ser operado dias antes do início da Copa do Mundo de 2014 e trouxe diversos turistas para a capital mato-grossense. Porém, após o fim do Mundial, a Receita Federal decidiu não estender a portaria e suspender as viagens.

Atualizada e corrigida às 20h44

por FABIO, em 24/07/2014 às 13:50
O trade esta correto, precisamos movimentar o nosso estado. Governo e secretarias vamos acordar e trabalhar chega de durmir no ponto.
por Jorge, em 24/07/2014 às 12:52
Cadê os políticos da capital e do Estado para juntos com o Governador solicitar agilidade no término do aeroporto para que a empresa boliviana volte a operar?
por ELI ROCHA, em 24/07/2014 às 10:09
Como já havia dito antes: é assim que a coisa pode funcionar ... Se não houver pressão de entidades com elevado grau de respeitabilidade, nada acontecerá ...
por Gean, em 23/07/2014 às 18:18
Senão devolvam para este péssimo Governo Estadual e Federal o nome INTERNACIONAL que disso nunca teve, fazem isso para atrapalhar nosso progresso, pois como pode uma Copa do Mundo acontecer aqui, e reformar inteiro um aeroporto e não internacionaliza o mesmo nunca, sempre tem dedo de Receita Federal, Governo Federal, o Governo Estadual omisso, ainda bem que a gestão de ambos que vão perder no próximo pleito, e entrarão gente mais responsável, que avalia isso como péssimo para a capital, para o estado e para o país.
por Rita Macedo, em 23/07/2014 às 17:06
estou junto com vocês, governador vamos levantar com agilidade para nosso lado a volta do voos internacional, concordo com os representantes de bares, hotéis, parece que existe uma cabeça de boi enterrado ali dentro do marechal rondon.
Sitevip Internet