Notícias / Copa 2014

22/04/2014 - 17:39

Valcke prevê Arena da Baixada pronta no último minuto: "Ainda falta muito"

Globo Esporte

 Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu mais um "puxão de orelha" em Curitiba em visita à Arena da Baixada durante a tarde desta terça-feira. Ele afirmou que ainda falta muita coisa para que o estádio do Atlético-PR seja concluído. Como exemplo, ele citou o número de cadeiras e afirmou que apenas 27 mil das 43 mil já estão instaladas.

Em razão dos atrasos, o secretário-geral da Fifa afirmou que a Arena receberá só mais um jogo-teste antes da Copa. O evento será 13 ou 14 de maio. A Fifa assumirá o estádio no dia 22 de maio (daqui a exatamente um mês).

Valcke também citou as obras no entorno da Arena (como na praça Afonso Botelho e no prédio da imprensa), ainda em andamento, e relembrou o ultimato de fevereiro, quando a Fifa exigiu que a obra avançasse consideravelmente em um mês, senão seria excluída do Mundial.

- Algum trabalho foi feito desde fevereiro. Ainda falta trabalho. Não falta pouco, já que metade dos assentos não está instalada. É preciso que tenha assento. Não pode assistir jogo de pé. Estamos vendendo ingressos para que todos assistam sentados. A data é 13 de maio, para que possa ocorrer o evento-teste. Sobre o resto do estádio, o que será utilizado pelos jogadores, pelos torcedores e pela mídia, tudo estará 100% pronto. Talvez ainda falte algum trabalho nas partes inferiores, que são menos importantes. Mas tudo aquilo que é necessário para a Copa do Mundo deverá estar pronto até 13 de maio - falou Valcke.

A comitiva da Fifa, que visitou São Paulo durante a manhã desta terça-feira, chegou à Arena da Baixada às 14h15 (horário de Brasília). Após um tour de uma hora pelo estádio, o secretário-geral Jérôme Valcke; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o membro do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo; o secretário municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro; e o coordenador dos assuntos da Copa no Paraná, Mario Celso Cunha, concederam entrevista em uma área improvisada no estádio. Assim como São Paulo, a Arena da Baixada deverá ficar pronta no "último minuto", segundo Valcke.

- Eu disse que São Paulo estaria pronta no último minuto e Curitiba pronta até 13, 14 de maio, também estará pronta no último minuto. O gramado já está plantado, mas ainda precisa assentar. Haverá um evento-teste na metade de maio, com lotação completa. Eu sempre falei que seriam necessários dois, três ou quatro jogos-testes. Teremos apenas um aqui. Faltam o entorno do estádio, as estruturas temporárias... A liberação das verbas na data certa foi importante. Nem sempre as verbas foram liberadas a tempo, o que atrapalhou. Não é uma maratona, nem os últimos 100 metros. Falta uma meia-maratona. Temos que trabalhar para que tudo esteja pronto.

Atlético-PR quer mais dois jogos-testes

Apesar de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmar que a Arena da Baixada receberá apenas mais um jogo-teste, o presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, quer realizar mais dois eventos antes de entregar o estádio para a Fifa. Vale lembrar que a Arena já recebeu um jogo-treino, entre Atlético-PR e JMalucelli, no dia 29 de março, mas com público limitado a 10 mil pessoas. A atividade ocorreu sem problemas:

- A Fifa decidiu pela necessidade de mais um ou dois jogos-testes até 22 de maio. Ainda não temos o adversário nem se será dois ou um (jogo-teste). Um será 13 ou 14 de maio. Poderá haver outro jogo até a entrega para a Fifa. Ficou claro que teremos que ter um jogo-teste para 43 mil lugares se o estádio estiver 100%. Esse é o nosso desafio. Se for possível 100% pronto até 14 de maio, teremos um jogo total. Se não, um parcial e, depois, outro jogo com capacidade total - afirmou o mandatário rubro-negro durante a entrevista.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet