Notícias / Geral

02/04/2014 - 17:55

Secretário de Segurança admite convocação de policiais do interior para a Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Wesley Santiago - Olhar Copa

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante afirma que setor enfrenta desafio

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante afirma que setor enfrenta desafio

A operação de logística e segurança envolvendo 1.200 homens para o jogo desta noite entre Mixto x Santos, nos moldes do que acontecerá durante a Copa do Mundo, é mais do que um desafio. É um compromisso de mostrar à sociedade, a capacidade de Mato Grosso para realizar um evento como esse. Essa foi a declaração do secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, na Arena Pantanal.

Leia mais:
Em ritmo de Copa, Segurança envolverá mais de mil profissionais no jogo Mixto x Santos
Tropas da Força Nacional reforçam segurança durante a Copa em Cuiabá

Durante a coletiva, Bustamante informou que o teste operacional para o jogo desta quarta-feira na Arena 'é em menores proporções diante do que acontecerá durante a Copa do Mundo'. O secretário ressaltou que 'se for necessário, pode convocar profissionais do interior para reforçar a segurança durante o Mundial, mas que "por enquanto, isso ainda não está sendo cogitado"

Segundo Bustamante, os investimentos na segurança pública para a Copa do Mundo são da ordem de R$ 100 milhões que foram aplicados em aparelhagem, formação de profissionais, qualificação e estrutura que ficarão como legado para Mato Grosso.

O secretário de Segurança do Estado informou que no jogo desta quarta-feira, estarão atuando a polícia e os voluntários. "Na Copa do Mundo, somente ficarão no estádio os voluntários e os 'stewards', que são seguranças treinados pela Fifa. Durante o evento, a polícia atuará somente no lado de fora do estádio", informou Bustamante..

Presente na coletiva desta tarde, o secretario Extraordinário de Segurança Pública para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues afirmou que a operação realizada nesta quarta-feira em Cuiabá colocará em prática o treinamento dos policiais de Mato Grosso para o Mundial. Segundo ele, serão avaliadas possibilidades de novas medidas para fechar o planejamento da segurança até o final do mês de maio.

Andrei Rodrigues observa que para a Copa, várias ações estão sendo colocadas em prática em vários estados, com foco em aeroportos, hoteis e outros locais de grande concentração. "A Força Nacional que foi convocada para ajudar a Polícia Rodoviária Federal, também poderá ajudar na cidade, se houver necessidade", afirmou o secretário.

As ações de tecnologia também estão definidas. No centro de comando serão feitas as análises de risco por parte de profissionais de vários órgãos (serão 16 pessoas dentro do veículo), sendo que cada um atuará em sua área específica. O responsável pela coordenação desse trabalho será o coronel Joelson Sampaio, designado pela Secretaria de Segurança do Estado.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Emerson, em 02/04/2014 às 18:20
Mas esqueceram da mão de obra. Convoca os policiais do Interior e a população do Interior que se explodam. kkkk (Fiz essa previsão há muito tempo).
Sitevip Internet