Notícias / Turismo

09/03/2014 - 09:00

Secretário de Turismo diz que investimentos só devem aparecer em 10 ou 15 anos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Secretário de Turismo diz que investimentos só devem aparecer em 10 ou 15 anos
As autoridades sempre batem na mesma tecla quando o assunto é legado. Em vários pronunciamentos, principalmente em inaugurações de obras da Copa do Mundo, o tema do discurso é como a cidade irá ganhar com estes investimentos. Porém, isso não parece se estender para o turismo do Estado.

Veja mais:
Bonito ‘rouba a cena’ enquanto Mato Grosso esquece o turismo; Estado deixou de investir R$ 14 milhões; Veja fotos
Site francês chama Copa no Brasil de 'bordel' e detona Cuiabá

Poucos investimentos foram realizados neste sentido em todo o Estado de Mato Grosso. O Secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Jairo Pradela, disse em entrevista, na última quarta-feira (5), que “pouco foi feito pelas últimas administrações, por isso os investimentos também não foram muitos”.

“Turismo não se faz nada a curto e médio prazo. Os resultados só aparecem a longo prazo. Nós já deixamos um planejamento para os próximos secretários não encontrarem o que nós encontramos. Alguém tem que começar a fazer, nós fizemos isso, mas os resultados só devem aparecer daqui a 10 ou 15 anos”, comentou Pradela.

Pradela ainda explicou que como não tinha nada em andamento, a Sedtur teve de começar um trabalho do zero: “Não postergamos os investimentos no turismo. Chegamos com várias perspectivas de projetos, mas não tinha nenhum definido”.

Salgadeira

O secretário confirmou que o Complexo da Salgadeira deve ficar parcialmente pronto para visitação de algumas cachoeiras no período do Mundial. Porém, a obra só deve ser concluída também após o término dos jogos. A estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães também deve ser revitalizada e recapeada. Porém, a duplicação da Rodovia Emanuel Pinheiro também só acontecerá em outro momento pós-Copa.

A MT-070 que liga Cuiabá a Poconé, e que é um dos principais acessos para o Pantanal Mato-grossense, também deve ganhar revitalização. Ao todo 32 pontes de madeiras serão trocadas por outras de concreto e aço. A medida é válida, já que muitas estão em situação precária.

O secretário finalizou dizendo que os pontos fortes do turismo em Cuiabá devem ser: gastronomia, artesanato e cultura. Porém, o Pantanal continua sendo a menina dos olhos do governo: “Cerca de 12 a 15 mil colombianos devem vir para cá. Eles estão interessados no nosso Bioma. A possibilidade de explorar o Pantanal é um ponto forte que ajudará Cuiabá aproveitar o turismo”.

Vale lembrar que foi disponibilizado ao Estado R$ 13.762.747,54 para desenvolvimento turístico na Copa do Mundo de 2014. No Portal da Transparência estão listados vários projetos e ações, porém, até agora nada foi feito ou contratado.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por bibi, em 10/03/2014 às 07:56
Não entendo, às vésperas da Copa, nada construímos em prol do Turismo.Como vamos fazer para receber os turistas se o próprio Secretário afirma que os resultados serão colhidos somente decorrido longo tempo após os jogos!
por Dornele$, em 09/03/2014 às 19:18
Rrssrsr! Que nada, se der tudo certo, e sendo da turma do dorminhoco Silval, vai ser com uns 100 anos!
por Gean, em 09/03/2014 às 19:14
Como disse e assumiram a incompetência, conseguiram quase 14 milhões e não fizeram nada ou entregaram nada até agora, resumiu tudo, incompetentes!!! Três Biomas e perdemos a oportunidade para o mundo, isso sim é um legado frustante desta gestão vergonhosa!!!
por Tokanguira, em 09/03/2014 às 16:53
Se eu sou governador, após uma declaração dessa, DEMITO o secretario! 10 ou 15 anos?
por Observador, em 09/03/2014 às 13:56
Há anos a sociedade sustenta Secretarias de Estado para nada, ou seja, recursos que poderiam salvar vidas na secretaria de saúde, por exemplo. foram queimados a toa com pastas que não conseguem sequer elaborar projetos. E o prejuízo é dobrado, pois além dos gastos inúteis, deixamos de gerar empregos (firmes, não temporários) e de arrecadar impostos com a industria do turismo. A copa vai passar voando, assim como a oportunidade que já foi perdida.
por eduardo, em 09/03/2014 às 13:17
é muita cara de pau desse secretário, que além de não entender nada de turismo, como o seu governo incompetente não conseguiu terminar obra nenhuma e nem estruturou politica para atração ao turista, na véspera da copa do mundo inventa uma desculpa esfarrapada dessa...deveria ter vergonha na cara em vez de tentar ludibriar o povo....
por Cuiabano, em 09/03/2014 às 12:12
Esse secretário é uma piada .....e incompetente , nada foi feito para o turismo , nada mesmo ...cadê o dinheiro do teleférico da chapada ? cadê alguma obra em Poconé ? Barão ? Sto. Antôniio ? nada de melhorias e obras ... também com Tete Bezerra de secretária ...queria o quê ??? Essa copa seria ótima se tiversse seriedade e responsabilidade dos governantes......coisa que seria pedir demais a esses politicos.... estamos perdidos ....
por FRANCISCO PIRES, em 09/03/2014 às 10:40
A QUE PONTO CHEGA MATO GROSSO, O SECRETARIO DE TURISMO DIZER QUE MT VAI USUFRUIR DO TURIAMO DAQUI A UNS 10 ANOS, OU ESTE CIDADÃO É LOUCO , OU ESTA COM AMINESIA PARA FALAR TAMANHA BESTEIRA. ACORDA SECRETARIO , O MUNDO ESTA A 200KM POR HORA E VC. ESTA A 10 KM/HORA.
por Tokanguira, em 09/03/2014 às 09:29
A copa e Olimpíada, são consideradas VITRINES, teria que estar tudo pronto, para ser mostrado, turistas do mundo todo, estariam aqui pra ver, fotografar, filmar e este mostrariam ao mundo, assim que se vende a "Industria Turismo! Essa conversa de 15 anos é Balela. O turista vai ver buracos para todo lado...obras pela metade...pantanal intransitável...Chapada interdiatada, isso que Mt vai mostrar...o turista vai voltar? Quer dizer que daqui a 4 copas, que Mt vai ter resultado? Com essas pessoas administrando, nem daqui a 200 anos!
Sitevip Internet