Notícias / Copa 2014

16/12/2013 - 15:41

Segurança pública é uma das áreas que ficarão com o maior legado; Conheça as estratégias para o Mundial

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Assessoria/Sesp

Segurança pública é uma das áreas que ficarão com o maior legado; Conheça as estratégias para o Mundial
A área de Segurança Pública foi uma das que mais receberam investimentos e deve ser também que a ficará com maior legado por conta da Copa do Mundo de 2014. Foram vários os cursos e treinamentos realizados na capital com os policiais para situação extremas e de trabalho com grande quantidade de pessoas.

Veja mais:
Governo anuncia plano para aumentar segurança em eventos esportivos; confira as medidas
Em tentativa de roubo, bandidos trocam tiros com seguranças de empreiteira; polícia prende um

Foi dada uma maior profissionalização para os agentes de segurança para poder atender uma demanda muito maior que a atual. O Secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante diz que a polícia está pronta para agir no Mundial e encarar qualquer problema que venha acontecer.

“Já recebemos muitos equipamentos e materiais, especialmente no que diz respeito à Tecnologia da Informação e Comando e Controle. Elaboramos também um protocolo que traça os procedimentos operacionais padrão da segurança para utilização na Copa do Mundo. Toda operação Copa do Mundo é interagência, e por isso é importante que cada agência saiba o que fazer e em qual momento agir, se for necessário, nos dias de jogos”, disse ele.

Bustamante ainda disse que graças a Copa o efetivo e alguns centros também foram construídos o que melhorará o serviço de atendimento da polícia: “Recentemente recebemos dois Centros de Comando e Controle Móveis e ainda vamos receber três Plataformas de Observação Elevada, imageador aéreo (câmeras que serão acopladas aos helicópteros) e muitos outros. Esses são equipamentos que dificilmente teríamos no Estado se não fosse o evento Copa. São tecnologias que serão usadas durante os jogos e após, em simulados, exercícios das forças da segurança e no atendimento de ocorrências”.

Vários treinamentos foram realizados pelos profissionais de diversas situações envolvendo artefatos explosivos, reféns, entre outros. O secretário reitera que a corporação está pronta para atuar em qualquer sinistro que ocorra na região, antes, durante e após o Mundial de 2014.

“No dia de jogos vamos ocupar o entorno do estádio em um determinado horário que já está no nosso planejamento operacional. A partir daquele momento não circulará mais veículo naquela região. A pessoa para ir ao estádio terá que chegar a pé. Quem tiver alguma deficiência física, chegará por uma via específica”, explicou o secretário sobre como será feito o trabalho quando houver partida do Mundial em Cuiabá.

Ele ainda diz que a expectativa para os dias de jogos é de 70 mil pessoas circulando pela região da Arena Pantanal e o número aumenta se contar com o público da ‘Fan Fest’. “As escoltas e segurança das delegações são um dos pontos mais sensíveis, porém, estamos preparados”.

As cidades turísticas também têm um plano montado de atuação durante os jogos. A expectativa é que muitos turistas venham para o Estado: “O Corpo de Bombeiros, por exemplo, terá unidades móveis que estarão nas cidades turísticas que não possuem unidades do bombeiro. Uma proposta é montar uma estrutura do bombeiro e da Marinha no Lago do Manso, para aumentar a fiscalização. Na região do Pantanal, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) vai trabalhar em conjunto com o Batalhão Ambiental, reforçando o patrulhamento nessa região que recebe grande fluxo de turistas”, explicou Bustamante.

“Acabou o evento Copa, toda essa qualidade permanece para a segurança pública de Mato Grosso. Esse padrão internacional, que é uma exigência da Fifa, nos serve como sustentáculo de uma polícia do futuro, uma polícia cidadã. Então, esse é o nosso maior legado: tecnologia e profissionais de qualidade para atender ao cidadão de Mato Grosso”, finaliza ele.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Andre Manfrin, em 16/12/2013 às 18:04
O legado já está aí. Uma das capitais mais violentas do Brasil e o mais baixo salário dos policiais.
por jose a silva, em 16/12/2013 às 17:45
Não tenho idéia nem do que comentar. Só fico abismado com a hipocrisia e a demagogia desse povo.
por João Batista, em 16/12/2013 às 17:12
quanta hipocrisia. Enquanto isso o salario de um PM esta abaixo da linha da pobreza. Os Soldados novos estão todos estudando outra coisa. Não querem mais serem Policiais vão fazer outros concursos.
por Carlos Nunes, em 16/12/2013 às 16:51
Essa é uma conversa para "boi dormir". Faz parte da propaganda marketeira do governo, onde é tudo uma beleza, uma maravilha - aí, depois, num futuro bem próximo, mas bem próximo mesmo, vem a reivindicação salarial dos recursos humanos, tais como aumento, melhores condições de trabalho, etc que o governo não atende pois diz que não tem dinheiro aí descobre-se que o tal do custo anuais de manutenção das operações de tudo isso, é bastante alto, e também dizem que não tem dinheiro. Ih! tá igual ao VLT, quando descobrirem QUANTO É SÓ O SEGURO DO NEGÓCIO? E QUANTO VAI FICAR A CONTA DA LUZ? Campinas-SP. já teve VLT por 5 anos e desistiu se fosse tão bom, agora teria um montão de VLT em Campinas.
Sitevip Internet