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13/11/2013 - 15:53

Silval apresenta o primeiro VLT nos trilhos e anuncia aditivos nos prazos; veja imagens

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Silval apresenta o primeiro VLT nos trilhos e anuncia aditivos nos prazos;  veja imagens
O governador Silval Barbosa reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (13) para apresentar a primeira composição do VLT, já sobre os trilhos assentados dentro do Centro de Manutenções (CM), em Várzea Grande. Foi a primeira vez que a imprensa teve acesso ao local para conhecer o trem. A solenidade ainda teve a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e os deputados estaduais José Riva, Airton Português, Jota Barreto e Pedro Satélite.

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Embora reconheça atrasos e admita a entrega do novo sistema em sua integridade após a Copa do Mundo, Silval Barbosa afirmou que o Governo trabalha com a possibilidade de sua conclusão total até junho de 2014, quando acontece o Mundial da Fifa. “A ordem é terminar o novo modal até a Copa, priorizando a linha Aeroporto-CPA. Nesse sentido, não estamos medindo esforços. São 1.400 homens trabalhando em várias frentes a todo vapor. Gostaríamos de surpreender e entregar o sistema funcionando com seus dois eixos (incluindo o Coxipó-Centro) até a Copa. Esse é o nosso objetivo e que ainda está de pé”, enfatizou.

Nos próximos dias, o governador se reunirá com o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e representantes da empresa CR Almeida para discutir os prazos de implantação do VLT. “Vamos aditivar prazos e ajustar o cronograma”, revelou.

O governador não deixou de fazer o seu marketing pessoal e lembrou que o VLT que rodará em Cuiabá e Várzea grande é o primeiro da América Latina com o padrão europeu, hoje o mais moderno do mundo. Depois de circular e permitir a entrada da imprensa no interior do VLT, Silval declarou que “já me vi andando nele”, ao prever que pretende utilizar o sistema no futuro.

Ao falar sobre o custo do transporte para os usuários, o governador voltou a tranquilizar a população: “Já falaram em tarifa de até R$ 19, o que é um disparate. O governo trouxe o novo sistema para servir à população dentro de sua realidade. Vamos discutir a introdução de uma tarifa social de custo acessível e nos padrões praticados por ônibus comuns”.

O chefe do Executivo estadual acredita que será possível a expansão do VLT para outras regiões da capital, como CPA 4, avenida Dante de Oliveira e até o bairro Pedra 90. “Adquirimos 40 trens do VLT. São carros suficientes para atender outras demandas no futuro. Teremos capacidade para isso sim”, disse Silval, observando que ainda em sua gestão serão elaborados projetos para a expansão do novo modal.

VLT nos trilhos

O pátio de estacionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) recebeu na última sexta-feira, a primeira composição do novo modal do transporte público da capital. Composto por sete vagões, o VLT chegou a Cuiabá na última quarta-feira (06.11), depois de uma viagem de 1.800 quilômetros. Esses e os outros 39 VLTs foram fabricados na Espanha pela CAF Brasil.

O trem foi transportado do Distrito Industrial até o pátio do estacionamento que fica na área onde funcionará o Centro de Manutenções (CM) e Centro Administrativo Operacional (CAO), além do terminal de integração do VLT, em Várzea Grande. O transporte foi realizado nas mesmas três carretas que trouxeram a composição de São Paulo e que foram adaptadas para transportar o trem.

Conforme a Secopa, já estão prontas mais 25 composições na Espanha, dos quais, quatro deles estão embarcados em naviio com previsão de chegar ao Porto de Santos até a primeira quinzena de dezembro. Só então serão embarcadas nas carretas rumo a Cuiabá. O último lote de VLTs deve chegar a Mato Grosso em abril do próximo ano. Todo o projeto logístico foi elaborado e está sendo executado pela Mac Logistic, contratada pela CAF Brasil, uma das cinco empresas que formam o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande.

Agora, o primeiro trem do VLT será submetido a uma série de testes. Será instalada uma estrutura de fornecimento de energia elétrica para energizar o veículo e então possibilitar a verificação de todos os itens já vistoriados e aprovados pela CAF antes de saírem da Espanha.

Entre os testes, foram medidos a tração, velocidade, sistema de freios, ruídos, vibrações, iluminações interna e externa, temperatura, sistema de informação interno e externo, sistema de monitoramento visual, abertura e fechamento de portas, sistema elétrico, etc. O trem ficará sob uma cobertura com material especial para minimizar os efeitos do sol, da chuva e da poeira.

Na manhã desta quarta-feira, o gerente comercial da CAF Brasil, Ricardo Sanchez, fez esclarecimentos sobre o funcionamento do VLT. Segundo ele, o veículo que rodará em Cuiabá e Várzea Grande tem capacidade para rodar a até 120 quilômetros por hora, mas na capita terá uma velocidade limitada a 60 quilômetros por hora. A média horária deve ser de 30km/h. A capacidade é de 400 passageiros, dos quais 72 sentados.

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por Gean, em 14/11/2013 às 08:37
Que estes 1.400 homens que fazem o VLT suba para no mínimo 2.000, pois tem muitas obras do mesmo que não tem ninguém no dia trabalhando, temos o viaduto da Beira Rio e a ponte para fazer, temos o contorno em frente ao 9³ BEC, nada começou, mas se tiver responsabilidade, vontade e muito trabalho conseguimos sim entregar os dois trechos, depois se fala nesta expansão, acredito somente no que for feito e que foi proposto, avante Governador.
por marcos, em 13/11/2013 às 21:05
murilo e nilis marques, o BRT atenderia com a mesma funcionalidade, so nao com mesma modernidade,onibus e fabricado no brasil e so presisao de pavimentacao asfaltica,vlt vem da espanha e precisa de trilhos que vem da polonia,e é pago com nossos empostos e dinheiro nao e do governador, nilis espero que voce nunca precise utilizar o pronto socorro de cuiaba como eu precisei,voce vai descobrir o signifcado da palavra ´´empenho´´ e vai desejar que o governador tivesse se preucupado com quem paga seus empostos,e nao com turistas. é gente assim que deixa o pais como esta,reelegem corruptos. chega brasil.
por demilson, em 13/11/2013 às 20:33
grande legado, do Blairo Maggi esse não perde nem par ou impar, nem no palito rsrsrsrsr
por expresso 2000, em 13/11/2013 às 19:35
to cansado de comentar o obvio, este VLT não suprirá as necessidades de maneira alguma, não somará nada, linha aeroporto-CPA, vai ficar ociosa, pouca demanda, a força de trabalho esta na região do tijucal pra frente. e outra coisa vai demorar bastante pra finalizar toda a obra.
por Fernando, em 13/11/2013 às 18:39
Mas tem nego muito bom de entender de lei e de ler, nenhum momento falou em aumentar valores, até porque aditivo não quer dizer apenas aumento de valores, mas ser também para aumento de vigência de prazo que é o que no caso o governador quis se referir.
por cuiabano, em 13/11/2013 às 17:57
o RDC (regime diferenciado de compras, versa nao ser possivel aditivo el licitação nessa modalidade e agra já se falam em aditivo, é uma vergonha as ilegalidades que acontecem nesse País.
por Murilo, em 13/11/2013 às 17:27
Obrigado Maggi e Silval por tirarem Cuiabá do esquecimento. E pra todos nós cuiabanos Parabéns por um transporte tão moderno. Custa caro, mas merecemos. Que BRT que nada...
por Alex, em 13/11/2013 às 17:20
Quem vai pilotar o VLT?
por Rudinei, em 13/11/2013 às 17:14
E os "ANTI" piram !
por Nilis Marques, em 13/11/2013 às 16:54
A capital do estado está de parabéns, pois o nosso Governador Silval Barbosa e demais Diretores da SECOPA, estão empenhados em dar melhores condições de transporte a todos os cidadãos Mato-grossense. Parabéns Governador
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