Notícias / Mato Grosso

13/09/2012 - 20:01

Silval e Infraero assinam ordem de serviço para obras no aeroporto

Da Redação

O governador Silval Barbosa e o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale assinaram na manhã desta quinta-feira (13.12) a ordem de serviço para a construção da 3ª etapa do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Várzea Grande Mal. Cândido Rondon.

Após assinatura os dois, acompanhados das demais autoridades, inauguraram o novo prédio administrativo, referente a segunda etapa, conforme o cronograma que possibilita a continuidade do projeto de reforma e construção do novo terminal de embarque e desembarque do Aeroporto e demais obras em torno, como o novo estacionamento. As obras desta terceira etapa serão entregues em dezembro de 2013. O ato de assinatura aconteceu no auditório da Infraero em Várzea Grande.

Antes da assinatura, a Infraero, por meio da Superintendência de Empreendimentos, um memorial da obra. Recapitulando: A primeira etapa foi a construção do módulo operacional provisório (MOP), entregue em novembro de 2011, seguido da segunda etapa, o novo prédio administrativo para possibilitar a demolição e construção do novo terminal de passageiros. Nesta nova etapa a Infraero vai investir mais R$ 77,2 milhões. O Aeroporto Mal. Rondon já conta com a pista de pouso e decolagem com grooving totalmente revitalizada.

O governador Silval Barbosa fez questão de destacar a parceria entre o Governo de Mato Grosso e a Infraero, que possibilitou com que as obras pudessem sair do papel e ganhar essa agilidade, permitindo o resgate desse compromisso assinado pelo Governo Federal com a Fifa. Silval informou que está bastante confiante, pois o Consórcio Marechal Rondon (EngeGlobal, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia) vencedor da licitação conta com a participação da EngeGlobal , a mesma empresa que construiu o MOP e o prédio administrativo.

“Eu estou muito tranquilo quanto ao cronograma da obra o Aeroporto. O importante é ressaltar a parceria e a confiança que a Infraero tem no Governo ao delegar essa obra, além da facilidade de comunicação que temos com a Infraero”, disse Silval.

O presidente da Infraero, Gustavo Vale, destacou que a parceria com o Governo de Mato Grosso serve como exemplo para outros estados. Segundo ele, a Infraero está executando mais de 150 obras a em 15 aeroportos brasileiros e tinha dificuldades administrativas para realizar mais esta obra. Com a parceria o Governo pode contratar o projeto básico e realizar a licitação pelo modelo RDC e assim tem os recursos liberado pela Infraero. Gustavo Vale destaca ainda que com a participação do Estado é traz mais segurança para a obra terminar dentro do prazo estabelecido.

As próximas intervenções no aeroporto incluem a construção de quatro pontes de embarques e desembarques que, segundo superintendente de Empreendimentos, Magno Carvalho, três delas já estão em Cuiabá; novas esteiras, serviços de TV Link Digital, que vai possibilitar a transmissão digital por parte das televisões, sistema de monitoramento de veículos operacionais e sistema de vigilância 24 horas, com mais de 800 câmeras, além da reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, ampliação dos sistemas de infraestrutura básica, captação de águas pluviais para reuso e gerenciamento de resíduos sólidos, dentro da filosofia de se fazer em Cuiabá a Copa Verde.

Em 2008, passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon mais de 860 mil passageiros, enquanto em 2011 foram mais de 2,6 milhões. Após a conclusão da terceira etapa o Aeroporto terá uma capacidade para receber 5,7 milhões de passageiros/ano.
Sitevip Internet