Notícias / Mobilidade Urbana

10/06/2014 - 15:43

Silval promete terminar todas as obras de mobilidade urbana menos VLT

Ronaldo Pacheco - Olhar Direto/Darwin Júnior - Olhar Copa

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Silval promete terminar todas as obras de mobilidade urbana menos VLT
 Pressionado por diferentes órgãos de controle e pela opinião pública, o governador Silval Barbosa (PMDB) reiterou o compromisso de entregar todas as obras da Copa do Pantanal Fifa 2014 até julho ou agosto, com exceção do Aeroporto Marchal Rondon e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ser concluído pelo próximo governador de Mato Grosso. Durante conversa com diretores e editores de veículos de comunicação, Silval fez um balanço das ações desempenhadas para a Copa do Mundo, se confessou cansado e revelou que, se o tempo voltasse, talvez não se dispusesse fazer tantas obras, diante do volume de projetos previstos e em execução.

Leia mais:
Viaduto Dom Orlando Chaves será liberado nesta quarta-feira
Avenidas João Ponce e FEB serão liberadas para tráfego; veja o que muda

“O povo está sendo paciente com tantos transtornos, mas até julho ou agosto a previsão é que todas as obras sejam entregues, menos o Aeroporto Marechal Rondon, que dura mais uns três meses, e o VLT”, observou o chefe do Poder Executivo, para a reportagem do Olhar Direto. Ele avaliou que os eventos previstos no calendário anual ‘apertam’ a execução das atividades.

“Seleções de futebol e turistas já começaram a chegar em maio. É também ano de eleição, o que dificulta a realização de convênios e licitações”, admitiu o governador.

Silval Barbosa fez questão de citar que a exigência da Fifa para a Copa era de cinco obras, sendo o Aeroporto Marchal Rondon, em Várzea Grande, e a Arena Pantanal José Fragelli as principais. “Nós tivemos coraram para a consolidação de 67 projetos que não constavam na Matriz de Responsabilidades do governo federal. E para o cumprirmos os prazos estabelecidos, tivemos que formatar uma ampla força-tarefa para a conclusão das obras de mobilidade urbana e outras adequações para o evento, como a viabilização dos centros de treinamento e da própria Arena Pantanal”, emendou ele.

Silval agradeceu a paciência da população com os transtornos causados e destacou a obra de ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, como um convite à reflexão. A obra deve custar em torno de R$ 90 milhões. Com a ampliação, o aeroporto deve passar a receber 5,7 milhões de passageiros ao ano, superando em mais de duas vezes a atual capacidade de 2,6 milhões, alcançada em 2011.

Antes, a previsão era que a concluída até dezembro de 2013, conforme previa o convênio. Porém, o prazo foi prorrogado para abril. “Esperamos que até abril as obras estejam prontas”, emendou ele.

Veículo Leve

Pela primeira vez, Silval Barbosa não tituberou que o Veículo Leve sobre Trilhos, considerado como o principal legado da Copa do Pantanal, só deve terminar em 2015. Licitado por mais de R$ 1,4 bilhão, o VLT é a intervenção urbana mais cara já realizada pelo governo de Mato Grosso e a expectativa do governador é deixar em torno de 70% concluído e o restante ‘amarrado’ para que a obra não seja paralisada.

Barbosa gosta de citar que o trem movido a energia elétrica foi planejado para substituir o transporte coletivo convencional no canteiro central das artérias da região metropolitana de Várzea Grande e Cuiabá, a partir do Aeroporto Marechal Rondon até o CPA-I (Morada da Serra) e o Tijucal (Coxipó).

O projeto determina a construção de 22 quilômetros de trilhos em dois grandes eixos cortando a região, mas fonte d a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) revela que apenas o trecho entre o aeroporto e o Porto, em Cuiabá, deve ficar pronto até dezembro deste ano.

“Estamos fazendo o possível para que possamos entregar parte do VLT para a população no menor espaço de tempo possível. foram mais de 800 desapropriações judiciais. Estamos enfrentando uma série de dificuldades, mas acredito que vamos atingir nossa meta”, completou Silval. (Colaborou Darwin Júnior)

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por Peter Griffin, em 11/06/2014 às 10:12
Novamente mentiram o prazo... ele e o Maurício G. falaram que o VLT ficaria pronto em Dezembro de 2014. Tsc tsc tsc... é incrível a falta de compromisso, sem palavra.
Sitevip Internet