Notícias / Arena Pantanal

24/02/2014 - 08:43

Silval "vê" Arena Pantanal pronta; conclusão está prevista para o dia 10 de março (fotos)

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Arena Pantanal deve estar pronta para os primeiros testes na primeira quinzena de março

Arena Pantanal deve estar pronta para os primeiros testes na primeira quinzena de março

Até o dia 10 de março, quando estiver faltando pouco mais de três meses para a Copa do Mundo, a Arena Pantanal estará pronta para os primeiros testes. É o que declarou o governador do Estado, Silval Barbosa, após a visita ao estádio. O jogo inaugural do novo estádio está marcado para o dia 2 de abril, quando o Mixto enfrenta o Santos pela Copa do Brasil. Ainda em abril (26), acontecerá outro evento na arena, quando o Luverdense enfrentará o Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Leia mais:
Secretário afirma que não há riscos e garante jogos na Arena Pantanal
Crea, MPF e MPE vistoriam local atingido por incêndio na Arena Pantanal

Silval Barbosa ficou satisfeito após a visita realizada na última sexta-feira. No local já estão sendo colocados os holofotes para a iluminação de jogos no período noturno. O governador disse que "a iluminação deve ficar pronta na primeira semana de março. Apenas as cadeiras irão demorar um pouco mais. O estádio está praticamente pronto. Na prática, falta fazer a limpeza e colocar a iluminação externa".

A Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa) ainda não marcou a realização de nenhum evento teste, antes do jogo oficial marcado para o início de abril. No entanto, uma equipe de técnicos do consórcio Mendes Júnior - responsável pela construção do estádio - e um grupo encarregado pela instalação da TI devem fazer exaustivos testes na arena, para evitar falhas nos jogos previstos para o mês de abril.

A realização de uma partida amistosa para testar o gramado e a estrutura do estádio, não está descartada. A Secopa também não se pronunciou sobre a liberação do campo para o time do Mixto fazer um reconhecimento às vésperas da estreia na Copa do Brasil.

O atual estado do gramado da Arena Pantanal arrancou elogios de profissionais da crônica esportiva na ocasião da entrevista coletiva do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, na última segunda-feira. As chuvas que caíram nas últimas semanas ajudaram a grama a crescer mais rapidamente. Foi possível avistar o gramado saudável, denso e bem verde, muito diferente do dia da visita do secretário da Fifa, Jérôme Valcke, quando o representante do COL, ex-jogador Bebeto, reclamou das condições da grama. Havia suspeita de que uma praga tinha tomado conta de todo o campo. Contudo, ainda deve haver uma espera de pelo menos 10 dias para que a grama possa ser aparada e fique em condições de jogo.

Ao mesmo tempo, segue a instalação das cadeiras. Até a última sexta-feira (21), a Secopa já havia computado a montagem de aproximadamente 12 mil assentos. Segundo a assessoria da Secopa, a instalação deve deslanchar nos próximos dias. "O processo mais demorado que era a perfuração do concreto e a instalação de longarinas já foi realizado. Agora é só mesmo a montagem das cadeiras", informou a assessoria.

Por semana, chegam de duas a três carretas com carregamentos de cadeiras que estão sendo fabricadas pela Kango Brasil. A expectativa é de que 42 mil assentos estejam prontos no final de março e aptos para uso no dia 2 de abril quando o Mixto enfrenta o Santos. "Há um cronograma dessa montagem que está em dia e sendo respeitada pelo fabricante", informou a assessoria.

Junto com as cadeiras, os refletores da Arena Pantanal já estão sendo colocados. Como parte dos trabalhos de instalação de TI, as luminárias vêm sendo colocadas em todos os setores. Boa parte das lâmpadas já foi testada.

Sem risco - O secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães, garantiu na última segunda-feira, que a Arena Pantanal não apresenta nenhum risco estrutural e que o estádio está apto a receber tanto os quatro jogos do Mundial, quanto qualquer outra partida que venha a ser realizada no estádio.

No mesmo dia, o Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, garantiu que o incêndio que aconteceu em outubro do ano passado, não causou danos à Arena Pantanal. Segundo ele, os laudos mostraram que o estádio não apresenta risco aos torcedores.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por CALEB MIGUEL DA PAIXAO, em 25/02/2014 às 15:28
é tudo fotoshop
por Ádamo, em 24/02/2014 às 22:48
To até vendo os craques do campeonato mato-grossense mandar a bola naquele telão kkkkk
por joilson, em 24/02/2014 às 22:46
seria mais bonito e importante se fosse uma escola.
por andre silva, em 24/02/2014 às 17:50
Cuiabano Cebolinha. É PRAGA, NAO PLAGA.....DECIAM É PRÁ CABÁ...........EDUCACAO PUBLICA TA UMA PIADA..............KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. VIVA A LINGUA PORTUGUESA
por andre silva, em 24/02/2014 às 17:44
PODIA PLANTAR SOJA NESSE GRAMADO DEPOIS DA COPA!
por Cuiabano, em 24/02/2014 às 10:37
Os urubús quando veem que o boi está engordando voam para outras plagas, principalmente aqueles que deciam o pau que esse tapete não iria ficar pronto.
por lex, em 24/02/2014 às 10:13
Tem que mostrar as ruas em volta da arena. Um verdadeiro cenário pós guerra...as ruas afundando em buracos e obras inacabadas abandonadas. A avenida do córrego 8 de abril está uma vergonha, totalmente destruída e abandonada...um verdadeiro descaso com a sociedade. Em frente o CISC Verdão é o maior exemplo do Cartão Postal de Cuiabá, com "crateras" enormes engolindo os carros que ainda ousam passar por lá. Desafio o Olhar Direto postar umas fotos desses locais pra demonstrar o tamanho descaso com a nossa cidade.
por joaoderondonopolis, em 24/02/2014 às 09:27
Uai! as obras da Arena Pantanal não estão suspensas por 90 dias para a realizações de perícias?
Sitevip Internet