O sorriso espontâneo de ‘orelha a orelha’ denunciavam a alegria do governador Silval Barbosa (PMDB), na tarde desta quarta-fera (06/11), ao vistoriar a chegada dos primeiros vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao Distrito Industrial, região Sul de Cuiabá. “Estamos fazendo história. É com orgulho que asseguro que a tarifa do VLT na Grande Cuiabá terá preços populares, em torno de R$ 2,70 mais ou menos”, projetou Barbosa, ao lado do secretário Maurício Guimarães, titular da Secretaria da Copa do Pantanal Fifa 2014 (Secopa).
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O Porto Seco de Cuiabá recebeu os sete módulos que compõem a primeira composição do VLT que chegaram na manhã desta quarta-feira. “Correu tudo dentro da normalidade e é prova de que estamos no caminho certo”, projetou Guimarães. As três carretas que transportaram os módulos fizeram a primeira parada no Porto Seco, na BR-364, onde o vagão foi descarregado até o aguardo da liberação de importação pela Receita Federal, o que só deve estar concluído nesta quinta-feira (07/11) de manhã.
A região metropolitana de Mato Grosso terá o VLT mais moderno da América Latina, modelo fabricado na Espanha. A Secopa explica que as carretas com os módulos saíram do Porto de Santos, em São Paulo, na semana passada e demoraram quatro dias e meio para chegar em Cuiabá.
Provavelmente nesta quinta-feira, após a liberação no Porto Seco, os módulos devem seguir para o pátio de manutenção do VLT, que fica em Várzea Grande, região metropolitana da capital. Durante o percurso, está sendo programada a apresentação oficial do modal à população, feita pelo governador Silval Barbosa, que deverá desfilar em carro aberto à frente do comboio. No entanto, horário ainda não está agendado pela Secopa, tampouco pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).
Os módulos chegaram cobertos por uma lona e atraíram a presença de muitos curiosos, que tiraram fotografias com o VLT, cuja implantação está orçada em R$ 1,4 bilhão. Essa é a primeira das 40 composições que devem compor o VLT, na capital. Cada trem desses tem capacidade para acomodar, no máximo, 400 pessoas, segundo a Secopa. Ao todo, o VLT deve percorrer um trajeto de 22,2 quilômetros, passando por quatro viadutos, do Aeroporto, da Sefaz, da UFMT e do trevo MT-040. A chegada do próximo vagão ainda não tem data prevista.
Todavia, todo o trajeto não deverá ficar pronto até a Copa, conforme o próprio governador já adiantou, com previsão para o segundo semestre de 2014. Existe a perspectiva de que seja concluído o trecho entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a entrada do bairro CPA, na Capital, passando pela Avenida Tenente Coronel Duarte (Praianha), por onde devem passar cerca de 90% dos turistas. O outro trajeto, passando pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, na região do Coxipó, só deve ficar pronto no final de 2014.
Para a instalação dos trilhos do VLT, foram necessárias ser feitas desapropriações no percurso, além da retirada de árvores dos canteiros de avenidas de Várzea Grande e Cuiabá. Ao todo, foram transplantadas 2,5 mil árvores. A previsão é que o valor da tarifa não ultrapasse a R$ 2,70.
O secretário Maurício Guimarães assegura que, após entrar em funcionamento, o VLT tende a reduzir em até 30% o trânsito de pequenos veículos nas principais vias da Capital e de Várzea Grande.
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