Notícias / Copa 2014

06/04/2014 - 08:45

Situação do COT ainda é uma incógnita; resta muito trabalho

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Última imagem divulgada pelo governo foi no final de janeiro

Última imagem divulgada pelo governo foi no final de janeiro

A situação dos Centros Oficiais de Treinamento (COT) ainda são uma incógnita para todos. Restando quase dois meses para o início do Mundial de 2014, os trabalhadores seguem em ritmo acelerado para deixar os locais aptos para receber as seleções que jogarão no mês de junho, em Cuiabá.

Veja mais:
Trabalhadores do COT da UFMT cruzam os braços e protestam contra más condições de trabalho
Após denúncias e paralisação, SRTE vai vistoriar obra do COT UFMT; fotos

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) os trabalhos seguem em bom ritmo e as expectativas são as melhores. Porém, ainda resta muito a fazer para deixar os locais prontos. Nem os caminhos que dão acesso estão totalmente prontos.

Sobre o COT da UFMT, a Secopa informa que “está em andamento a finalização das quatro torres de iluminação do campo de treinamento, da alvenaria no prédio anexo e do último lance das arquibancadas”. Simultaneamente a isso também avançam as seguintes frentes de trabalho: colocação dos pisos nos vestiários e a concretagem dos pilares centrais do segundo piso do prédio.

Porém, apenas quando todas estas etapas forem concluídas é que começará a construção da pista de atletismo, acesso para a entrada dos ônibus ao COT UFMT e o içamento da estrutura metálica para a cobertura. Tudo isso dependendo sempre das condições climáticas que influenciam no andamento das obras.

Já no COT da Barra do Pari prossegue a construção da arquibancada com capacidade para 3 mil torcedores. No campo de treinamento já foi concluída a drenagem e os preparativos do terreno continuam com as próximas etapas. No prédio que fica anexo ao campo, os trabalhadores dão sequência na parte interna com a colocação do piso e a instalação elétrica e hidráulica.

Vale lembrar que os Centros Oficiais de Treinamento são uma exigência da Fifa para o Mundial de 2014. Porém, um membro do Comitê Organizador Local (COL) que esteve no ano passado, em Cuiabá, disse que o essencial é o estádio, mas a falta dos COT’s prejudicaria as seleções.

COT UFMT – O local tem capacidade para abrigar 1,5 mil torcedores e é uma das duas unidades de treinamento que serão construídas para o Mundial. Será feita também uma pista oficial de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros de comprimento, local que será referência em Mato Grosso para treino e realização de competições esportivas.

COT Pari – Em Várzea Grande, o centro de treinamento terá 52 mil metros quadrados, capacidade para três mil torcedores e 250 vagas de estacionamento, sendo que 20 delas são de uso exclusivo para pessoas com deficiência e idosos. O local, que será o primeiro estádio dos varzeagrandenses, ainda terá salas de imprensa, cabine de transmissão, vestiários, camarotes, lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Heitor, em 07/04/2014 às 16:02
Thiago, da pra ver na foto que o COT está em nivel acima do corrego que passa ao lado, mesmo assim, o corrego está sendo canalizado, evitando esse tipo de situação(só colocar um muro ali que alaga a avenida e não o gramado do COT)
por lopes, em 07/04/2014 às 14:03
Para que a informação seja mais próxima da realidade deveria colocar uma foto atual, mostrando ppr exemplo que o gramado do campo já foi plantado.
por Lopes, em 07/04/2014 às 12:42
Qual o motivo de não colocarem uma foto retratando a real situação do centro de treinamento da UFMT, pois se forem lá constarão que o campo já está gramado.
por Thiago, em 07/04/2014 às 09:07
Fora o vergonhoso atraso, o COT da UFMT ainda tem um agravante, segundo informação de uma arquiteta que trabalhou na empresa que realiza a obra, o local está sendo feito para alagar pois a cota de terraplanagem é num nível abaixo ao do córrego do barbado e, segundo ela, isso foi alertado à SECOPA.
por Contribuinte, em 06/04/2014 às 09:32
Em resumo, não ficará pronto para a copa. Depois querem ser elogiados.
Sitevip Internet