Notícias / Arena Pantanal

11/03/2013 - 17:16

Sob crise, Santa Bárbara é afastada da construção da Arena Pantanal

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Sob crise, Santa Bárbara é afastada da construção da Arena Pantanal
A construtora mineira Santa Bárbara está excluída do consórcio que executa as obras da Arena Pantanal. Em situação de pré-falência financeira e com pedido de recuperação judicial há seis meses, a empreiteira realizou um acordo comercial com a Mendes Júnior que integrava o consórcio, se afastando definitivamente das obras. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (11) pelo secretário da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa), Maurício Guimarães em uma coletiva à imprensa no canteiro de obras da Arena Pantanal.

Dessa forma, a Mendes Júnior passa a ser a única empresa a tocar as obras da Arena Pantanal e, inclusive, vai incorporar os operários vinculados à Santa Bárbara. A empresa mineira que era a titular no contrato com o Governo do Estado, não suportou à crise financeira que a levou ao pedido de recuperação judicial em setembro de 2012. Sem se erguer de um passivo que ultrapassa os R$ 500 milhões e fortemente pressionada por credores com centenas de processos trabalhistas nas costas, a construtora sofria com a constante confiscação pela Justiça dos recursos repassados pela Secopa.

A crise só cresceu na Santa Bárbara que já estava sendo acusada de não honrar seus compromissos. Na semana passada, uma empresa de montagem de estrutura metálica (loyman) decidiu romper com a empresa mineira alegando estar há mais de oito meses sem receber pelos serviços prestados. Em nota oficial a Santa Bárbara replicou que a Loyman não cumpriu acordos e teve que ser substituída.

A saída da Santa Bárbara, de certa forma traz mais tranqüilidade ao Governo do Estado que já estava sendo pressionado a tomar uma atitude devido aos impasses no canteiro de obras. Ao falar sobre a mudança, o secretário Maurício Guimarães demonstrou muita confiança de que com apenas uma construtora, a obra seguirá sem problemas.

“A Mendes Júnior é uma grande empresa e nos deu a garantia de que vai terminar as obras da Arena Pantanal. Por se tratar de uma construtora que tem saúde financeira e muita responsabilidade com seus acordos, acreditamos que a Arena Pantanal será entregue dentro do prazo. Não haverão atrasos e nem falta de mão de obra já que os operários da Santa Bárbara serão recontratados. O acordo já foi feito e só falta o complemento da tramitação. A obra não vai parar e seguirá com mais velocidade daqui para a frente. Quero deixar claro que nada vai mudar com relação à execução da obra. Muda apenas a responsabilidade de quem está tocando”, afirmou Guimarães.

Segundo o secretário da Secopa, a Mendes Júnior assumiu total responsabilidade para o cumprimento do contrato incluindo todas as garantias e cláusulas, prometendo a entrega dentro do prazo. Ao elogiar a Mendes Júnior como uma empresa que tem condições de tocar o restante da obra sozinha por seu prestígio nacional, Guimarães ressaltou que a não entrega do estádio dentro do prazo pode gerar uma multa diária à empreiteira.

Maurício Guimarães descartou que tenha ocorrido repasse antecipado à Santa Bárbara (como acusou o TCE) e salientou que não haverão multas rescisórias. “Todo o pagamento foi feito por medição realizada. Quero deixar bem claro que a Santa Bárbara está saindo do canteiro de obras sem nenhuma pendência. Isso para ambos os lados. Agora depositamos toda a nossa confiança na Mendes Júnior que já está tomando todas as medidas. O Governo vai apoiar a construtora e se for possível, vamos elaborar um novo cronograma, desde que isso não comprometa a entrega da obra para a Copa”, pontuou.
O canteiro de obras da Arena Pantanal reúne 850 trabalhadores, a maioria contratada pela Santa Bárbara. De acordo com a Secopa, todos serão incorporados à Mendes Júnior em um processo que deve durar uma semana.

Ao ser indagado sobre o porque da contratação pelo Governo de uma empresa com situação financeira instável, Maurício Guimarães justificou que a licitação foi realizada em 2009, quando a empresa gozava de boa saúde financeira em uma situação que foi checada por técnicos que atuaram no processo licitatório.

De acordo Com Maurício Guimarães, a saída da Santa Bárbara, empresa que estava gerando intranqüilidade à Secopa não trará impactos na execução da Arena Pantanal. “Não vai gerar qualquer atraso. Pelo contrário, pelo fato de as obras agora estarem nas mãos de uma empresa que tem estrutura e crédito, estamos apostando que agora a obra pode ter uma ligeira aceleração”, afirma ele, que espera divulgar nos próximos dias o novo status da obra. Segundo o secretário, a Arena Pantanal já está com cerca de 70% da obra concluída.

Atualizada às 18h09

por OLMEDO, em 13/03/2013 às 12:29
Que análise sem vergonha para a contratação desta empresa. Agora tem que remendar.
Sitevip Internet