Notícias / Turismo

23/12/2013 - 14:43

TAM solicita à Anac mudar 40% dos voos; número deve dobrar em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

TAM solicita à Anac mudar 40% dos voos; número deve dobrar em Cuiabá
A empresa aérea TAM solicitou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) uma mudança de aproximadamente 40% da sua malha aérea no país durante o Mundial de 2014. Com a mudança, número de voos para Cuiabá deverá dobrar. Atualmente Cuiabá recebe cinco voos diários da empresa aérea. Caso a Anac aceite a solicitação, este número deve subir para 11, pouco mais que o dobro do que a capital mato-grossense já recebe.

Veja mais:
Embratur pede intervenção de aéreas após alta de preços de voos na Copa
Fifa pede às companhias aéreas voos adicionais entre as cidades-sede

Porém, a presidente da TAM, Claudia Sender, diz que a alteração não deve gerar um grande retorno financeiro para a empresa: “Um dos mitos em torno da Copa é que será um momento das companhias ganharem muito dinheiro. A projeção é de redução de receita e de um investimento maior. Na Copa, teremos praticamente só passageiros de lazer que em média pagam bem menos que os que viajam a negócios”.

Claudia ainda diz que mudar o roteiro de voos diários não é o único desafio das empresas aéreas: “Não vai ter pátio para os aviões. O aeroporto não tem capacidade para receber tantas aeronaves paradas. Todas as companhias têm o compromisso de fazer a Copa dar certo. Mas onde vou estacionar?”, indaga ela. A Anac se comprometeu a utilizar aeroportos alternativos e bases aéreas para tentar evitar um novo ‘caos aéreo’ no país.

Outro problema apontado pela presidente é que alguns voos da companhia irão vazios. Ela ainda diz que as cidades não terão como acomodar todos os turistas: “Vou ter de transportar 30 mil -20 mil que sejam- que não terão onde dormir em Fortaleza”.

Problemas meteorológicos também causam um temor nas empresas aéreas. Em cidades como Porto Alegre e Curitiba o fechamento dos aeródromos é constante no período da Copa do Mundo de 2014, por conta da neblina, o que pode cancelar voos e deixar os aviões sem tripulação: “Se não conseguirem pousar e decolar, a hospedagem de passageiros e da tripulação também aumentará a pressão na companhia”, finaliza Claudia.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Apertem os cintos...., em 23/12/2013 às 23:40
Cuiabá já precisa de outro aeroporto, mas em cuiabá. O de varzea grande poderoia ficar apenas como cargueiro, e o de passageiros seria em Cuiabá.Na copa ali vai ser um caos. não tem espaço. o aeroporto está pequeno ainda.
por gilberto, em 23/12/2013 às 23:08
É impressionante o comportamento do ser humano , um investimento trilionario , para essa tal de copa , como que se isso fosse um evento de grande cultura , 22 bobos correndo atraz de uma bola , mas tudo bem , pra tudo tem um sentido , agora , mobilizar uma economia de um pais , onde a saúde , a segurança , a educação são fatos falidos , isso é no minimo ridiculo , falso moralismo , enfim , que sofram bastante quem acha isso tão importante , pra mim , não perco meu tempo com essas idiotices......etc...etc...etc...
por Josimar Souza, em 23/12/2013 às 20:19
Na minha opinião o Aeroporto Marechal Rondon deveria ter mais uma pista e um pátio maior para as aeronaves... mas pelo que to vendo uma nova pista não será criada...
por francisco pires, em 23/12/2013 às 16:51
A POPULAÇÃO CUIABANA JA ESTA PREOCUPADA COM O AEROPORTO, VAI SER OUTRO TRANSTORNO. ESPEREM E VÃO VER O PROBLEMA
por ENIO MEDEIROS, em 23/12/2013 às 16:16
Será que o aeroporto vai comportar?
por Cidadão, em 23/12/2013 às 16:10
O ideal seria que os vôos da TAM ou GOL fizessem uma escala no aeroporto de Rondonópolis, que já está sendo ampliado para receber grandes aeronaves.
Sitevip Internet