Notícias / VLT

01/07/2014 - 15:44

TCE: Sem contrato, VLT só deve ficar pronto no segundo semestre de 2015

Da Reportagem Local - Darwin Júnior/ Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

TCE: Sem contrato, VLT só deve ficar pronto no segundo semestre de 2015
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) divulgou no início da tarde desta terça-feira (01) mais um relatório das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo construído em Cuiabá. O órgão detectou sérios problemas na implantação do novo modal e alertou que não há contrato vigente divulgado de forma oficial. É pouco provável que tudo esteja pronto até metade de 2015.

Veja mais:
Bueiros acima do nível do asfalto preocupam motoristas cuiabanos
Após Copa, Cuiabá vai receber 'invasão' de radares e inúmeros bloqueios para obras do VLT

De acordo com o relatório, o contrato de execução foi expirado em junho e até o momento não existe nada vigente para a execução das obras do VLT. Ainda segundo o órgão, não há nada informando sobre contrato no Diário Oficial neste período. A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) os informou apenas verbalmente. Portanto, a empresa não teria responsabilidade de continuar os trabalhos.

Segundo as medições realizadas, 65% de toda a obra está concluída, porém, estes números incluem os vagões que já estão na cidade. Se eles forem excluídos e verificar-se apenas a parte estrutural das construções, este número cai para 48%.

É apontado ainda que se o ritmo atual se mantiver, não existe nenhuma chance do novo modal ser implantado até dezembro de 2014, como planeja o governo do Estado. Porém, há uma possibilidade que pelo menos um dos trechos já esteja operando. “É improvável que o VLT fique pronto até o primeiro semestre do ano que vem (2015)”, relatou o conselheiro substituto e relator da Secopa, João Batista Camargo.

Vagões - O TCE constatou que 36 das 40 composições do VLT já estão na capital mato-grossense. Porém, como as obras pouco avançaram há a possibilidade de elas começarem a ficar obsoletas já que estão ao relento e vão acabar se desgastando e deteriorando pelo desuso.

Secopa – Para o órgão, se a Secopa for extinta no final do ano, como está previsto pelo governo do Estado, poderá gerar um descontinuidade das obras, já que a pasta é a responsável pela gestão. Como os atrasos são muitos, o TCE cogita responsabilizar o governo do Estado pelas falhas.

Mobilidade Urbana – Várias patologias, como fissuras e pequenas irregularidades, na parte de junta de dilatação, foram detectadas pelo TCE nas obras de arte que o governo constrói para a passagem do novo modal. Os viadutos do aeroporto e da UFMT são os que necessitam de maior atenção. O conselheiro João Batista sugeriu que providências sejam tomadas o quanto antes.

Atualizada ás 15h58

Leia outras notícias do Mundial de 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "24"

por CRIS, em 10/07/2014 às 12:51
PORQUE VCS DESVIARAM TODAS AS VERBAS PARA BENEFÍCIO PRÓPRIO E OS CUIABANOS SEMPRE PAGA O PREÇO, ENQUANTO O POVO TEM QUE LUTAR PARA CONSEGUIR UMA CASA DO MINHA CASA MINHA VIDA, OS LADRÕES ESTA MORANDO EM CONDOMÍNIOS CARÍSSIMOS NAS NOSSAS CUSTAS! NÃO VÃO AS URNAS, NÃO VOTEM, VAMOS DETONAR COM ESSAS MÁFIAS!
por Zé da Silva, em 02/07/2014 às 13:30
O Riva foi dos que teimaram em trazer o VLT para Cuiabá. Por que o modal não saiu um metro de seu início? Ainda dizem que o caititu chefe dos demais tem competência para governar esse estado? Agora quando?
por piada, em 02/07/2014 às 10:34
kkkkkkkkkkkkkkkk.... td farinha do mesmo saco!
por Thiago, em 02/07/2014 às 09:49
Esperá lá, eu li bem? O contrato não é importante e só a verba é que é? Até quando as pessoas vão bajular esse governo hein? Ocorre que sem contrato se pode fazer o que bem entende com essa verba. Para começar, é uma ilegalidade e demonstra total falta de controle e planejamento, além de ser um cheque em branco à empreiteira...
por LAURO, em 02/07/2014 às 09:00
O VLT vai ficar pronto quando o mixto for campeão brasileiro
por pimenta, em 02/07/2014 às 08:30
se não tem contrato tudo bem mas a verba está onde êle é mais importante do que o contrato
por Lourov, em 02/07/2014 às 08:16
Aciona a Presidenta Dilma, para intervir, brincaceira esse povo, já fazem tudo planejado para pegar um novo contrato e muita bolada de grana... Se o Riva é idealizador desse VLT, aonde está ele pra cobrar sobre esse contrato, carequinha de papo furado...
por Nunes, em 02/07/2014 às 06:27
Como sempre TCE so fala, fala e não pune ninguem, não responsabiliza. Acho que eles nem sabem o que estão fazendo no cargo. De imparcial este TCE não tem é nada. Vergonha.
por Emerson, em 02/07/2014 às 04:03
Padrão Silval
por Lopes, em 01/07/2014 às 22:55
Enquanto este tribunal continuar escolhendo seus conselheiros por meios de acordos políticos, esses pareceres não merecem credibilidade, pois na maioria das vezes são parciais.
Sitevip Internet