Notícias / Mobilidade Urbana

26/08/2014 - 11:59

TCE recomenda perícia técnica em obras da Copa para evitar temor da população

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução/TCE

TCE recomenda perícia técnica em obras da Copa para evitar temor da população
 O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) propôs que o Governo do Estado faça uma contratação emergencial de uma empresa especializada para realizar uma perícia técnica em todas as obras da Copa do Mundo para evitar um temor social. Com o recente acontecimento envolvendo um viaduto em Belo Horizonte (MG), há o medo de que o mesmo aconteça em Mato Grosso após diversas falhas serem detectadas. A última delas aconteceu no viaduto da Sefaz – Jamil Boutros Nadaf.

Veja mais:
Conselheiro do Crea explica que microfissuras podem ser sintomas de problema maior
Estrada do moinho é bloqueada para obras de recuperação do asfalto

De acordo com o TCE uma avaliação destas obras precisa ser feita o quanto antes para garantir a segurança dos mato-grossenses: "Temos que ter, urgentemente, uma análise feita por uma empresa especializada", disse conselheiro José Carlos Novelli. A medida tem como base também acalmar a população que tem se mostrada preocupada com a possibilidade de uma dessas ‘Obras de Arte’ – como chama o governo – vir abaixo.

O conselheiro Antônio Joaquim também pediu transparência total no caso e que caso a resposta do governo não seja satisfatória, o próprio TCE poderia contratar uma empresa para realizar o serviço de pericia: “Mas não acredito que será preciso chegar a tanto. Não creio que o governo ficará inerte”.

A proposta está incluída no Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que está sendo elaborado pelo tribunal em conjunto com o Governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande: “Temos um documento de fato, mas somente será um documento válido se for assinado pelo Governo, tendo como signatários as duas Prefeituras e a Agem. Entendo que o TAG será um instrumento muito importante para o governador Silval Barbosa cobrar das empresas a conclusão das obras", disse o conselheiro Antonio Joaquim que mostrou preocupação com a qualidade das construções.

Procurada a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou que a pasta irá se pronunciar ainda hoje sobre a possível contratação de uma empresa que faria a perícia técnica nas obras de mobilidade urbana. Vale lembrar que uma reunião estava prevista na última segunda-feira (25) para que outros termos do TAG fossem discutidos, porém, isto não aconteceu.
por revoltado, em 26/08/2014 às 17:58
o garimpeiro silval não é paranaense...olha a merda que deixou sua cidade....é matogrossense....o povinho que só fala abobrinha....aposto que vc que fez esse comentário vai votar para um riva da vida ou pior....
por Jumail Tokusserranus, em 26/08/2014 às 17:09
O TCE chegou tarde, mas ainda bem que viu o que todo mundo já enxergou logo no inicio, os sérios problemas que surgiram logo que as obras começaram a serem edificadas está diretamente relacionado a corrupção e falta de qualidade deste governo.
por Moacir, em 26/08/2014 às 16:11
Chega destes paranaenses governando Mato Grosso. Que fiquem em Alta Floresta governando o Mato Grosso do Norte. Aqui é Mato Grosso. Chega destes picaretas tomando uísque nos restaurantes de Cuiabá e longe da clientela deles no Nortão.
por jhoy, em 26/08/2014 às 16:10
OOOHHHOHOHOH. ESSES CARAS LÁ DO TCE SÃO BONS E RIGOROSOS MESMO. TODO MUNDO TÁ VENDO A EXCELENTE, EXEMPLAR, INQUESTIONAVEL, IRREPARÁVEL, INACREDITAVEL QUALIDADE DAS OBRAS. SÓ MESMOS O TCE PRA ACHAR OU DESCONFIAR DA QUALIDADE E MANDAREM AGORA, QUE JÁ TA TUDO PAGO E O DINHEIRO REPARTIDO, FAZER UMA PERICIA PRA APURAR A QUALIDADE. ETA TCE DESCONFIADA, CÉTICA. KAKAKAKAKAKA.
por pedro carpaxo, em 26/08/2014 às 15:13
PODERIA COLOCAR UMA ESTATUA NO VIADUTO EM HOMENAGEM AO GOVERNADOR PELO SEU LEGADO
por Adriana QSB, em 26/08/2014 às 14:57
TCE fazendo recomendações... Estamos perdidos mesmo.
por GEOLOGO, em 26/08/2014 às 14:53
O embasamento de rochas que recobre a região de Cuiabá são rochas metaformicas capaz suportar peso isso devido já terem sofridas todos os tipos possíveis e imagináveis de tipos falhamentos, cisalhamentos, deformação, acomodação da crosta terrestres e outros. Isso propicia que a obra não precise de uma super estrutura de fundação, mas pelo jeito essa construtora ignorou tudo isso e não consultaram um geólogo geotécnico para os inicios dos trabalhos. Quiseram economizar demais para não dizer desviaram demais os recursos. Agora a população além de pagar essa obra mal feita ainda vai cair na cabeça da população.
por Jorge Luiz, em 26/08/2014 às 13:54
TCE = Tribunal do Faz de Conta, faz de conta que manda, faz de conta que exige, faz de conta que fiscaliza, mas na verdade, não faz nada além de contar umas estórias sobre administrar bens públicos, pois, não é de hoje que todo mundo fala que essas obras do desgoverno Sival não presta e que estão condenadas, com dias para irem para o beleléu, agora vem o TCE e "recomenda", ou seja, "recomendar" não é "exigir", daí o desgovernador Sival faz de conta que faz e o Tribunal do Faz de Conta acredita.
por ELEITORA, em 26/08/2014 às 12:41
Como sempre o Silval vai empurrar com a PANÇA até 31 de dezembro.
Sitevip Internet