Notícias / Geral

17/05/2014 - 14:40

TCE volta à tona com novo relatório de obras da Copa; confira os fatos que marcaram a semana

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Arquivo/OC

Obras da Copa do Mundo em Cuiabá recebem críticas do TCE em novo relatório

Obras da Copa do Mundo em Cuiabá recebem críticas do TCE em novo relatório

Na semana do início da contagem regressiva de um mês para a Copa do Mundo, Cuiabá viveu altos e baixos em sua preparação para sediar quatro jogos do evento. Em um dos principais acontecimentos da semana, o TCE publicou, na sexta-feira, novo relatório das obras da Copa do Mundo apontando atrasos alarmantes e destacando preocupação com trincheiras e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O Tribunal ainda criticou o que chama de ‘prazos fantasiosos’ e assinalou que as obras serão péssimas para imagem de Cuiabá. A Secopa, voltou a entrar no ‘olho do furacão’ por conta de problemas entre o consórcio Mendes Júnior e empresas terceirizadas. Para que as obras fossem retomadas, a Secopa teve que ‘bancar’ dívida da construtora. As obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande voltaram à evidência nacional de forma negativa, quando o presidente do TCU previu ‘vergonha’ e declarou que ‘Cuiabá parece uma praça de guerra’. A prefeitura e o Governo foram alvo de protestos dos feirantes que devem ser removidos para a construção do estacionamento da Arena Pantanal. Sob a determinação de deixar a área no dia 21, o comando dos feirantes, pediu ‘esticamento’ do prazo para sair do atual terminal atacadista. Por outro lado, as obras no COT de Várzea Grande – paralisadas por uma greve – e na parte elétrica da Arena Pantanal – embargada pelo Ministério do Trabalho do Estado, após a morte de um funcionário –, foram retomadas. Por outro lado, o projeto de embelezamento da cidade ganhou impulso esta semana com a revitalização de rotatórias e praças. Chapada dos Guimarães foi destaque em revista internacional como 'uma cidade para se conhecer na Copa'. Confira os fatos que marcaram a semana:

SEGUNDA-FEIRA (12 DE MAIO DE 2014)

Valdívia é pré-convocado e deve fazer parte da equipe chilena que vem a Cuiabá


O técnico do Chile, Jorge Sampaoli, já começou a montar a equipe que deve estrear na Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. O treinador já havia convocado dez nomes pra uma pré-lista da seleção sul-americana. No último domingo (11), o palmeirense Valdívia e o volante do Cardiff, Gary Medel, foram chamados para se juntar ao grupo. Estréia no mundial está marcada para o dia 13 de junho, contra a Austrália, na Arena Pantanal. O nome de Valdívia já era apontado como certo na lista de Sampaoli, que neste primeiro instante deve ter 30 jogadores, para só no início de junho definir a lista final com os 23 convocados permitidos pela Fifa. Os atletas previamente chamados já treinam em Santiago (CHI).

Secretário de turismo admite hospedar crianças em motéis de Cuiabá; Faculdades são opções

O secretário de turismo de Cuiabá quer achar uma forma de hospedar famílias com crianças em motéis durante a Copa do Mundo de 2014, que acontece na capital mato-grossense no mês de junho. A medida é cogitada pelo fato da cidade ter um déficit de quase 10 mil vagas para acomodar os turistas durante o evento. Um convênio com faculdades também está sendo firmado. O governo busca insistentemente modos de angariar leitos para os turistas que vierem a Cuiabá na Copa do Mundo de 2014. Por conta disto, é cada vez mais freqüente o investimento em hospedagens alternativas. Os motéis foram uma das opções encontradas pela prefeitura de Cuiabá. O secretário de Turismo da capital, Marcus Fabrício, disse ao G1 que espera um respaldo do Ministério Público (MP) para seguir com a idéia.

Secopa afirma que Arena Pantanal já tem 39 mil cadeiras instaladas

Restando apenas 31 dias para o início da Copa do Mundo de 2014. A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou que aproximadamente 39 mil cadeiras já foram instaladas na Arena Pantanal. Com isso faltam poucos assentos para que o estádio esteja operando com sua capacidade total. Já nesta semana, a empresa responsável pela instalação das cadeiras, Kango Brasil, começou a numerar os assentos que já estavam instalados no novo estádio cuiabano. Os assentos exclusivos para as pessoas obesas também estão sendo colocados na Arena Pantanal. A informação de que aproximadamente 39 mil cadeiras já foram instaladas foi passada pela própria empresa Kango Brasil e repassada à Secopa. O setor Leste já foi finalizado, logo os setores Norte e Sul também estarão completos. Depois disso os esforços estarão concentrados no setor Oeste superior, já que o inferior se encontra pronto.

Operários do COT suspendem greve e aguardam providências da empresa

Após uma reunião realizada no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. Ficou acordado entre os funcionários e a empresa Engeglobal que a greve, que teve início na última sexta-feira (9), foi suspensa. A construtora prometeu regularizar a situação até a próxima quarta-feira (14). Na última sexta-feira os operários cruzaram os braços e reivindicaram melhorias no canteiro de obras. Eles reclamaram de falta de depósito do FGTS e do INSS, não pagamento das horas extras, do percentual sobre a produção (valor pago além do salário com base em metas de produtividade definidas pela empresa) e do adicional de periculosidade, além de má qualidade da alimentação servida e desvio de função, entre outros problemas. O presidente do SINTRAICCCM, Joaquim Santana, disse que os trabalhadores estão bastante revoltados com a situação atual: “O descontentamento é geral, todos têm reclamação a fazer. Esta obra sempre apresentou problemas trabalhistas, com pequenas paralisações, mas nunca tinha acontecido uma greve deste porte”.

TERÇA-FEIRA (13 DE MAIO DE 2014)

Pronatec já capacitou mais de sete mil trabalhadores para a Copa do Mundo


Mato Grosso foi um dos Estados que mais formou alunos do Pronatec Turismo, programa nacional de qualificação para a Copa do Mundo. Foram 52 cursos em cinco cidades (Cuiabá Poconé, Nobres, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães) que capacitaram, até o momento, 7.683 trabalhadores na ação desenvolvida pelo Ministério do Turismo. São 14.650 matrículas no estado. O Pronatec tem um saldo de 166 mil matriculados, dos quais 75.020 concluíram os cursos em 22 estados. A meta, já superada, era a de chegar à Copa do Mundo com 157 mil inscrições. “Com o Pronatec Turismo temos a chance de suprir uma grande lacuna do turismo brasileiro, que é a carência de profissionais qualificados. Com certeza, sairemos da Copa do Mundo como um destino turístico mais competitivo”, avalia o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Sem cumprir a meta de entregar trecho do VLT até a Copa, consórcio vai liberar vias para os turistas

Liberar as vias para os turistas que visitarem Cuiabá durante a Copa do Mundo passou a ser a prioridade número um do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, que não deverá entregar sequer um metro do novo modal do transporte rodando até o evento. Assim, para garantir a circulação de veículos e pedestres durante os jogos do Mundial, o consórcio passou a concentrar os trabalhos na linha 1, Aeroporto-CPA, priorizando o trecho que vai do Aeroporto, em Várzea Grande, ao Porto, em Cuiabá, nas atividades relacionadas à parte rodoviária. Nos demais trechos, os trabalhos também serão executados, visando a liberação das vias. A liberação das avenidas é uma determinação do Governo do Estado que pretende dar uma nova dinâmica e tirar os transtornos do panorama, considerando a atual situação das obras. As intervenções promovidas pelo Consórcio VLT visam garantir agilidade no deslocamento de moradores e turistas que virão à Capital para assistir aos jogos.

Secopa confirma que três obras de mobilidade não ficarão prontas até a Copa

Restando apenas um mês para o início da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) confirmou que três obras, além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), não ficarão totalmente prontas a tempo do início do evento. As intervenções devem ser finalizadas somente após o término do torneio. A assessoria de imprensa da Secopa confirmou ao Olhar Copa que “três obras de mobilidade urbana, além do VLT, não ficarão prontas em sua totalidade até o início do Mundial. Os serviços devem ser finalizados Pós-Copa”. São elas: Trincheira Santa Rosa, Complexo do Tijucal e Trincheira Jurumirim/Trabalhadores. Na Trincheira do Santa Rosa ainda há o problema entre a Secopa e a CAB Cuiabá. A secretaria revela que a parte de dentro da obra não estará liberada. Na parte lateral, em frente ao Big Lar, a finalização depende da conclusão do serviço que a CAB realiza no local, enquanto o outro lado, já está pavimentado e pronto.

Imprensa nacional lista Chapada dos Guimarães como uma cidade a se conhecer na Copa

Chapada dos Guimarães foi apontada pelo jornal ‘Lance!’ como um dos lugares que os turistas devem visitar para conhecer o Brasil. A reportagem elencou 30 pontos turísticos que devem ser conhecidos pelos visitantes durante a Copa do Mundo de 2014. Pantanal também foi lembrado. A reportagem destaca o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. As belezas naturais como as trilhas, cachoeiras e cavernas foram um dos principais motivos da escolha do local como um dos 30 pontos turísticos elencados na matéria. O município tem também vários outros pontos como: Mirante, Cachoeira da Martinha, Casa de Pedra, Lagoa Azul, entre outros. Vale lembrar que Chapada dos Guimarães já foi considerada o maior município do mundo – em questão de território - por volta da década de 60. Isso porque a cidade tinha 204 mil Km² que ia até o limite com o Pará na Serra do Cachimbo. Após algum tempo houve uma divisão e o local perdeu o posto.

Secretário da Secopa diz a jornal que 'turista quer festa e não viaduto'

O jornal ‘Folha de S. Paulo’ publicou nesta terça-feira (13) uma matéria sobre a situação das obras em Cuiabá. A reportagem assinada por Rodrigo Vargas elencou os diversos problemas enfrentados pela população da capital mato-grossense e trouxe uma forte declaração do secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães. Maurício teria afirmado para a Folha que “as estruturas fundamentais estarão prontas ou, ao menos, funcionais" e acrescentou que "o turista vai vir para cá pela festa, não para ver viaduto ou trincheira”

Projeto de embelezamento avança e Cuiabá começa a mudar visual

Cuiabá começa a mudar sua cara para a Copa do Mundo. Há 15 dias, a Prefeitura Municipal deu início ao projeto de revitalização de praças e rotatórias que deve atingir 14 praças e pelo menos 15 rotatórias com tratamento de jardinagem, visando o embelezamento da cidade para o evento de junho. A prefeitura pretende concluir os trabalhos até o dia 11 de junho, véspera da abertura do Mundial. O plano de revitalização de praças e rotatórias compreende jardinagem (plantio de espécies ornamentais), adequação e pintura de meio-fio, entre outros trabalhos. A ação faz parte do projeto de melhoria visual da cidade para a Copa e foi uma determinação do prefeito Mauro Mendes com apoio da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

Empresa é autorizada a retomar os trabalhos de TI na Arena Pantanal

Os trabalhos da parte elétrica da Arena Pantanal serão retomados. A empresa Etel Engenharia foi autorizada pelo Ministério do Trabalho a voltar aos trabalhos nesta quarta-feira (14), cinco dias após a morte do funcionário Muhammad’Ali Maciel Afonso. Responsável pelos serviços de TI – iluminação, sonorização, telões e cabeamentos – da Arena, a Etel apresentou todas as documentações e exigências solicitadas e foi considerada apta a seguir os trabalhos de instalação elétrica. Antes de liberar a Etel a retomar os trabalhos, o Ministério do Trabalho seguiu os procedimentos padrões de conferir a documentação e autorizou parcialmente a Etel. Assim, os cerca de 100 funcionários recomeçam os trabalhos na manhã desta quarta-feira.

Força Nacional atuará em Mato Grosso durante período da Copa

Cuiabá contará com efetivo da Força Nacional para garantir segurança durante a Copa do Mundo. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou o envio de policiais da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para Mato Grosso, durante o evento. O pedido foi feito pelo governador do Estado, Silval Barbosa e a portaria que o acatou foi publicada ontem (13), no Diário Oficial da União. A Força Nacional vai atuar em ações de preservação da ordem pública e na segurança das pessoas e de patrimônios, em casos de tumultos e quebra da ordem durante os jogos.

QUARTA-FEIRA (14 DE MAIO DE 2014)

Secopa cancela pela 4ª vez jogo de inauguração da Arena; Seleção do tetra-penta não virá mais a Cuiabá


Anunciado como o jogo de inauguração oficial da Arena Pantanal, o confronto entre a seleção brasileira do tetra-penta e o Olímpia, do Paraguai, previsto para o dia 20 deste mês, está suspenso. O anúncio do cancelamento da partida foi feito nesta quarta-feira (14), pelo secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães que justificou a dificuldade de conciliar a agenda da maioria dos atletas que iriam compor a seleção brasileira. Assim, o evento inaugural chega ao seu quarto adiamento. Na segunda-feira (12), a Secopa havia informado que o jogo entre o combinado formado por jogadores campeões mundiais pelo Brasil em 1994 e 2002 estava confirmado para o dia 20 na Arena Pantanal. Faltava apenas marcar o horário do jogo. Essa partida marcaria a inauguração oficial da Arena e serviria como o último evento-teste para a Fifa, antes da entrega do estádio para a organização do Mundial.

Feirantes do Verdão fazem protesto em frente à Prefeitura contra retirada e distribuem alimentos

Centenas de permissionários do sistema atacadista de Cuiabá realizaram protesto em frente à Prefeitura de Cuiabá por conta da retirada deles da central atacadista, localizada no Verdão. A central atual será demolida para a construção de um estacionamento visando a Copa do Mundo. Em frente à Prefeitura, os permissionários distribuiram frutas, verduras e farinha, enquanto aguardavam para serem atendidos pelo prefeito Mauro Mendes (PSB). Por conta disto, várias filas se formaram. Segundo apurou o Olhar Copa, eles protestam por conta da retirada abrupta do local, que começa a ser feita até o dia 21. "Nós já temos o local, porém, estamos pedindo um prazo maior até que as adequações lá sejam feitas. Um engenheiro que foi até o distrito constatou que serão necessários pelo menos 60 dias para que possamos nos mudar para lá. Queremos ir de uma maneira organizada", revelou o atacadista Arlindo de Almeida.

Cuiabá é a segunda sede mais procurada por estrangeiros para jogos do Mundial

Com cerca de 70% dos ingressos vendidos para torcedores de outros países, Cuiabá é, proporcionalmente, a segunda sede mais procurada pelos estrangeiros entre as 12 cidades que receberão partidas Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A projeção foi divulgada pelo secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Luis Fernandes, em reunião nesta terça-feira (13.05) na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá. Durante todo o dia, foram discutidos os planos operacionais da cidade para o evento. Participaram integrantes de diversos órgãos dos governos federal, estadual e municipal, além do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo. A capital mato-grossense só fica atrás de Natal em número de ingressos vendidos para turistas de fora do país. Considerando a procura por ingressos para a Copa do Pantanal, "o Mundial em Cuiabá já é um sucesso. A cidade será projetada para o mundo todo de uma maneira sem igual", pontuou Fernandes, durante a abertura do evento. De todos os ingressos vendidos para os quatro jogos que acontecerão na Arena Pantanal, todos na fase de grupos, 71% foram adquiridos por estrangeiros.

Empresários cobram repasse de R$ 8 milhões de empresa construtora da Arena Pantanal

Vários empresários de diversos setores se reuniram nesta quarta-feira, pela manhã, com o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, para cobrar providências da empresa Mendes Júnior, que é acusada de não repassar o dinheiro para as empresas que prestam serviços terceirizados. Alguns empresários que não quiseram se identificar disseram a reportagem do Olhar Copa que a empresa Mendes Júnior não tem reconhecido as medições realizadas e por isso acaba não repassando os valores. Somando todos os serviços, a dívida gira em torno de R$ 8 milhões. As empresas prestam serviços terceirizados para a Mendes Júnior, como: hotel, instalações, restaurantes, vidraçarias, entre outras. Ainda segundo os empresários, a prática não é recente e o problema vem se arrastando desde fevereiro deste ano.

Não haverá problema do aeroporto de Cuiabá para a Copa, garante presidente da Infraero

A considerar o discurso do presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antonio Gustavo Matos do Vale, os aeroportos da Copa do Mundo - onde se inclui o Marechal Rondon, de Cuiabá - já estão prontos para a Copa do Mundo. Elegarantiu na manhã desta quarta-feira (14) à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, que não haverá problema nos aeroportos brasileiros. "Eu posso garantir a todos os senhores que, do ponto de vista operacional, o país está pronto. Se a Copa do Mundo fosse hoje, nós não teríamos nenhum tipo de problema do ponto de vista operacional. Vocês podem nos cobrar isso após 16 de junho de 2014", afirmou ele na reunião conduzida pelo presidente da CDR, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Revoltado com obras da Copa e prejuízo de mais de R$ 1 mi, dono de Posto incendeia pneus e para avenida

Após acumular mais de R$ 1 milhão em prejuízos ao longo de 24 meses de obras da Copa do Mundo em frente ao seu estabelecimento, o proprietário de um posto de combustíveis de Várzea Grande, incendiou pneus no meio da Avenida João Ponce de Arruda e parou o trânsito em Várzea Grande, no início da tarde desta quarta-feira (14), próximo ao Aeroporto Marechal Rondon. Fábio Delfino de Oliveria Marques afirma que seu ato de protesto é pelo descaso com que ele e os demais empresários têm sido tratados pelas empreiteiras e pela Secopa. Segundo ele, o acesso ao Posto é interditado sem que ele receba o mínimo de satisfação. “Nesses 24 meses eu já tive prejuízo de mais de R$ 1 milhão, sem contar nos danos psicológicos e morais que tenho sofrido. Eles desviam o trânsito sem nos dar mínimo de satisfação e todas as vezes que ligamos lá atrás de informação nos tratam com desprezo, como um nada”, desabafou.

Consórcio dá pausa em obra do VLT na avenida do CPA e trecho é liberado

A 29 dias da Copa, as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começam a entrar em pausa para os jogos do Mundial que ocorrerão em Cuiabá. Os motoristas que trafegam pela avenida do CPA, ganharão um fôlego a partir da noite desta quarta-feira (14), na região da Trincheira Luis Felipe, com a liberação do trecho que foi interditado. Assim, os motoristas vão trafegar, temporariamente, em duas faixas de rolamento em ambos os sentidos da via. Após o Mundial, as obras serão retomadas. A liberação é uma medida que faz parte das ações que estão sendo executadas pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande para garantir a mobilidade durante os jogos da Copa e também dos torcedores que vão retirar o tíquete do jogo no Pantanal Shopping. Após os jogos da Copa em Cuiabá, as atividades na trincheira serão retomadas. Com isso, as demais intervenções no trânsito programadas para a região serão implantadas. O consórcio promete comunicar as mudanças com antecedência.

Com avanço da via permanente, trânsito tem nova mudança na região do aeroporto

O avanço das obras da via permanente (trilhos) do VLT levou a uma nova mudança no trânsito na região do aeroporto, em Várzea Grande. O consórcio VLT informou que motoristas que trafegam pela Avenida João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, na região do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, terão pela frente outro trecho e devem ficar atentos à nova intervenção no trânsito. Devido às obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, um trecho da Avenida no sentido Aeroporto - Zero Km foi alterado para a pista contrária. De acordo com a empresa construtora do VLT, o tráfego na pista contrária ocorrerá no trecho entre o Aeroporto e a rua São Caetano (que dá acesso à avenida Ulisses Pompeu de Campos). O trânsito ficará desta forma até o fim deste mês e a previsão é que no início de junho, as duas pistas da João Ponce de Arruda sejam liberadas para facilitar a mobilidade urbana durante o período da Copa em Cuiabá.

QUINTA-FEIRA (15 DE MAIO DE 2014)

Governo de MT garante hospedagem aos turistas na Copa


O Governo do Estado acredita ter resolvido, de uma certa forma, o problema de falta de acomodações para a Copa do Mundo em Cuiabá. Após reforço na captação de vagas para receber os turistas da Copa, o Governo conseguiu ampliar a oferta e a perspectiva é de que todos os segmentos de torcedores tenham onde ficar em Cuiabá. Além dos leitos tradicionais em hotéis e pousadas, a hospedagem alternativa garantirá as acomodações, incluindo universidades e escolas que vão disponibilizar gratuitamente locais para alojamentos. A estimativa feita a partir do número de ingressos vendidos para os quatro jogos que serão disputados na Arena Pantanal aponta para a vinda de 70 mil turistas na Capital, entre brasileiros e estrangeiros, durante o período da Copa. Esta demanda é variável porque a permanência dos torcedores na cidade não ultrapassa 10 dias.

Arena Pantanal passa por teste de iluminação externa

Palco de quatro jogos da Copa do Mundo no próximo mês, a Arena Pantanal vem passando pelos últimos testes antes de ser entregue à organização do evento. O estádio passou por uma série de testes de iluminação externa nesta quarta-feira (14). A finalidade é deixar tudo pronto para o jogo deste domingo, entre Santos e Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro da Série A que valerá como o último teste do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo), antes do Mundial. A Secopa ainda não confirmou se o jogo servirá para a inauguração oficial da Arena. Sob a responsabilidade do Consórcio CLE, liderado pela Etel, os trabalhos de TI, que compreendem iluminação e sonorização estão na fase de ajustes. A área externa do campo e os pórticos da cobertura contam com 1.500 luminárias de LED, que colorem a Arena. O sistema trabalha com as cores primárias vermelho, amarelo e azul, que se transformam em outras colorações, oferecendo um espetáculo visual do lado de fora do estádio.

Secopa 'banca' dívida de construtora da Arena com empresários; Serviços estavam paralisados

O secretario extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, voltou a se reunir, nesta quinta-feira (15), com empresários para tentar encontrar uma solução na divergência existente entre a Mendes Júnior e as empresas que prestam serviços terceirizados para ela. Segundo informações o débito chegaria a R$ 15 milhões e os serviços estavam paralisados. “A Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) está disposta a colaborar e ajudar a resolver o problema. Acreditamos que tudo será solucionado, em breve”, disse a representante de uma das empresas, Syrlanne Carvalho, antes da reunião que durou por volta de duas horas. O principal problema apontado pelos empresários é que a empresa Mendes Júnior não tem reconhecido as medições apresentadas. O valor do débito seria em torno de R$ 15 milhões de reais (anteriormente os empresários tinham dito que seriam oito, porém, outras empresas também apareceram cobrando serviços não pagos).

Aldo Rebelo admite atraso mas diz que VLT foi antecipado em 30 anos: “Cuiabá será outra cidade”

O ministro do Esporte Aldo Rebelo voltou a destacar o legado a ser deixado pela Copa do Mundo para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande na área de mobilidade urbana com a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Durante audiência pública na Comissão de Educação, Turismo e Esporte do Senado, nesta quinta-feira (15.5) o ministro reiterou que a obra vai modificar a dinâmica do transporte público de Cuiabá. “Hoje quando vejo estas obras que ligam o aeroporto da cidade de Várzea Grande a Cuiabá percebo que é outra cidade que está sendo desenhada a partir de obras de mobilidade urbana”, afirmou. A audiência foi promovida para debater as diretrizes e prioridades do Ministério do Esporte para 2014. Aldo sustentou ainda que, apesar dos atraso na obra, que faz parte da Matriz de Responsabilidade da Copa e deveria estar pronta antes do Mundial, o VLT vai modernizar a capital de Mato Grosso.

CAB alega ter sido impedida por consórcio da Jurumirim de realizar reparos em rede de água

A CAB Cuiabá, responsável pelos Serviços Públicos de Água e Esgoto da Capital, alega ter sido impedida, na última quarta-feira (14), pelo Consórcio Sobelltar-Secopa – que é responsável pela obra da Trincheira Jurumirim/Trabalhadores - de restabelecer o abastecimento para os bairros Baú, São José dos Lázaros e Lixeira. A concessionária registrou um Boletim de Ocorrência. Segundoa CAB, o Consórcio removeu cerca de 60 metros da rede de distribuição que abastece esses bairros, de 150 mm, sem notificar a concessionária. Com isso, quase cinco mil moradores acabaram ficando sem água desde terça-feira (13). Ainda segundo a CAB, esta é a segunda vez que o consórcio remove uma rede de abastecimento de água sem informar a concessionária.

CAB acusa consórcio VLT de romper rede de abastecimento e deixar Jardim das Américas sem água

A Concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto da Capital, a CAB Cuiabá, informou através de nota à imprensa que o Consórcio VLT rompeu, na manhã desta quinta-feira (15), na Avenida Brasília, próximo ao viaduto da UFMT, uma rede de distribuição de água que abastece o bairro Jardim das Américas. O fornecimento de água, para os cerca de 2.800 moradores do bairro, está interrompido para a realização dos reparos, previstos para serem concluídos ainda hoje. Essa é a segunda “ocorrência” registrada pela CAB em dois dias. Na quarta-feira (14), a concessionária lavrou um boletim de ocorrência para registrar que o Consórcio VLT a impediu de realizar reparos na rede para restabelecer o abastecimento para os bairros Baú, São José dos Lázaros e Lixeira.

Trânsito na avenida Miguel Sutil sofre nova intervenção por conta da Copa

O Consórcio VLT informou que irá fazer outra intervenção, desta vez no trânsito da avenida Miguel Sutil - na região onde está sendo construída a passagem em nível Trigo de Loureiro. A obra está no escopo do Consórcio para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - para garantir a mobilidade urbana durante a Copa do Mundo de 2014. Nesta quinta-feira (15) acontece a inversão do desvio. Com a conclusão da segunda etapa da construção dessa Obra de Arte Especial (OAE), o tráfego de veículos será liberado no sentido Av. CPA-Rodoviária, na pista original, cujo espaço será dividido com o fluxo contrário, provisoriamente (cerca de quatro dias), para que as equipes de engenharia façam o ajuste do traçado da pista no sentido Rodoviária-CPA. Com essa intervenção, como explica o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, os motoristas que costumavam acessar a Av. CPA pela alça do viaduto – na lateral do prédio da Polícia Federal (PF) – deverão virar à direita (cerca de 300 metros antes do viaduto) para ter acesso à Av. CPA pela rua Marginal (Av. Miguel Sutil).

Mendes Júnior alega que atraso da Secopa impossibilitou repasse para empresários

A Mendes Júnior – responsável pelas obras da Arena Pantanal - se pronunciou, através de nota, nesta quinta-feira (15) sobre o atraso do repasse para os empresários de empresas terceirizadas. Segundo informações a dívida chegaria a R$ 15 milhões e não teria sido paga por conta de atraso da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo). Através de nota a Mendes Júnior esclareceu ao Olhar Copa que “em função do atraso dos pagamentos de serviços executados na Arena Pantanal, desde o início de 2014, a empresa se viu obrigada a renegociar novos prazos de pagamento com os contratados terceirizados”. A nota ainda especifica que a Mendes Júnior está se esforçando para solucionar os problemas o quanto antes: “A empresa continua em negociação com a Secopa visando o recebimento de seu crédito o mais breve possível para assim quitar essas obrigações.

Motorista cai em buraco deixado por construtora na avenida Oito de Abril

Um motorista acabou perdendo o controle do carro e caiu em um buraco, na rua que fica ao lado do córrego Mané Pinto, na avenida Oito de Abril, em Cuiabá. O veículo foi praticamente engolido pela cratera e ficou de cabeça para baixo. Ainda não há informações do que motivou a queda e o caso será investigado pela polícia. O oficial de área do 10º Batalhão da Polícia Militar disse ao Olhar Copa que o condutor dirigia o carro pela via, por volta das 15h30, quando acabou caindo no buraco que está aberto devido às obras que acontecem no local. Ainda não há informações do que motivou a queda e provavelmente deve ter sido um erro do motorista. A assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou que a o condutor seria um senhor, de 65 anos. O carro seria um Voyage modelo antigo. Segundo informações, não houve feridos no acidente. Ainda não se sabe se homem estava em alta velocidade, o que será investigado posteriormente.

Para promover Cuiabá, prefeitura lança a Arena Cultural da Copa

Com o propósito de divulgar as culturas cuiabana e mato-grossense para o Mundo durante a Copa 2014, a Prefeitura Municipal de Cuiabá lançou oficialmente na tarde desta quinta-feira (15) o projeto Arena Cultural. Conforme a prefeitura, a estrutura está sendo montada no Memorial João Paulo II (Morada do Ouro) e terá capacidade para receber cerca de 20 mil pessoas por dia, entre população local e turistas vindos de vários de países. A arena será abertta no dia 12 de junho com apresentação de Cururu e Siriri e prosseguirá até o dia 24, quando acontece a última partida da Copa do Mundo em Cuiabá. Com a entrada gratuita todos os dias, a Arena Cultural vai disponibilizar tendas de artesanato, exposições, palcos para apresentações de danças e shows, praça de alimentação, estacionamento, banheiros, segurança pública e privada e mostra de pratos da culinária típica das oito seleções que vão disputar os jogos da Copa em Cuiabá.

TCU chama Cuiabá de 'praça de guerra' e fala em 'vergonha' com Copa, diz ESPN

A mídia nacional volta a sua carga contra Cuiabá. Na noite desta quinta-feira (15), a ESPN publicou matéria intitulada "TCU chama Cuiabá de 'praça de guerra' e fala em 'vergonha' com Copa", pontuando a declaração do presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, de que "a Copa do Mundo trará decepções aos brasileiros e algumas cidades-sede que não estão preparadas passarão vergonha". De acordo com a ESPN, Nardes falou que visitou algumas das 12 cidades-sede da Copa, que começa no dia 12 de junho e ficou impressionado negativamente com o que viu. "Teremos decepções na Copa. Cuiabá parece uma praça de guerra", afirmou em discurso durante o lançamento do portal de transparência dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, citando como exemplo a capital de Mato Grosso. A reportagem ainda se refere à Arena Pantanal como em obras e atrasada. "A Arena de Cuiabá, é um dos três estádios ainda inacabados a menos de um mês do Mundial. Na semana passada, um operário morreu ao sofrer uma descarga elétrica no local, tornando-se a oitava vítima fatal entre funcionários que trabalhavam em obras de estádios da Copa. Os outros dois estádios que ainda passam por obras são a Arena da Baixada, em Curitiba e a Arena Corinthians, sede da abertura do torneio.

Feirantes pedem a prefeito novo prazo para deixar o Verdão

O impasse criado com a determinação de remoção dos permissionários do Verdão para a construção do estacionamento da Arena Pantanal ainda não está resolvido. Na reunião realizada na noite desta quinta-feira entre representantes dos permissionários, o prefeito Mauro Mendes e os vereadores Júlio Pinheiro, Kero-Kero e Dilemário Alencar, os feirantes pediram prazo de pelo menos 30 dias para deixar a área do atual mercado e se transferirem para o novo terminal atacadista, no Distrito Industriário. A 28 dias da abertura da Copa, o que pedem os feirantes preocupa a Secopa. “A prefeitura vai cumprir o TAC firmado com o Tribunal de Contas do Estado e vai entregar o terminal pronto no dia 22 deste mês, como já foi pactuado. Nos resta cumprir esse compromisso”, afirmou o secretário de Governo Roberto Campos Correia Júnior, ao lembrar que o local estará pronto para receber os 120 permissionários que fizeram o recadastramento. “Isso é o que nos compete e vamos fazer a nossa parte”, acrescentou. O prazo para retirada dos feirantes se expira no dia 21.

SEXTA-FEIRA (16 DE MAIO DE 2014)

Itens do VLT figuram como principal produto importado por MT


As importações de 2014 recuaram 21,72%, aponta do MDIC na Balança Comercial mato-grossense. O principal produto importado por Mato Grosso foram litorinas (automotoras), que somou US$ 96,8 milhões. As litorinas são itens destinados ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que inclui vagões. Em 2013 tal produto não havia sido adquirido no primeiro quadrimestre. As importações de Mato Grosso somaram US$ 529,8 milhões, conforme os dados da Balança Comercial de Mato Grosso, divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O montante destinado à aquisição de produtos do exterior é inferior aos US$ 676,8 milhões do ano passado no período.

Secopa divulga Plano Operacional de Trânsito e Transportes para a Copa

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) apresentou, nesta sexta-feira (16), o Plano Operacional de Trânsito e Transportes para a Copa do Mundo de 2014. A ação irá restringir o acesso ao entorno da Arena Pantanal como forma de melhorar o fluxo de veículos no local e facilitar o acesso dos turistas e população. As operações serão iniciadas a partir da 00h do dia dos jogos e só se encerrarão duas horas após o fim das partidas. A restrição para os veículos acontece quatro horas antes do confronto. Sendo assim, nos dias 13,17 e 21 de junho o horário será das 14 horas até ás 22 horas. Enquanto que no dia 24 de junho começa ás 12 horas e termina ás 20 horas. A ação acontece nas 12 cidades-sede do Mundial. “Esta ação acontece nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo e está sendo desenvolvida a mais de um ano em conjunto com outros órgãos”, revela o assessor de mobilidade da Secopa, Rafael Detoni. Serão disponibilizadas 11 linhas especiais de ônibus para atender toda a população e os turistas que chegarem a capital mato-grossense.

Guarita 1 da UFMT será bloqueada para avanço das obras do VLT

Quem for a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) terá uma leve dor de cabeça por conta das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A Guarita 1 – principal acesso do campus - será bloqueada a partir desta segunda-feira (19.05) e deve permanecer de tal modo por aproximadamente 20 dias. A interrupção é necessária que às atividades de terraplenagem e pavimentação da rotatória e da via marginal que estão sendo construídas sob o viaduto Jornalista Clóvis Roberto, pelo Consórcio VLT, e para a construção da rotatória que ligará a Av. Parque Barbado à Universidade, obra executada pelo Consórcio Guaxe/Ecomind, avancem. A orientação dada pelo assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, é que os motoristas usem a Guarita 2, na rua Alziro Zarur, no bairro Boa Esperança, para ter acesso à Instituição.

TCE divulga relatório de obras da Copa; COT's e trincheiras preocupam

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (16), o segundo relatório com os resultados dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo 2014. Os trechos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Trincheiras preocupam o órgão. Desde fevereiro - quando a comissão foi instituída - foram vistoriadas 16 obras (17 contratos). Foram apresentados no relatório a verificação dos cronogramas de execução, condições e qualidade dos serviços realizados até o momento foi abordada a situação dos repasses do Governo Federal e os pagamentos às empresas contratadas. No relatório estão destacadas as obras que o governo se comprometeu a entregar até o dia 31 de maio. A Comissão identificou atraso nos repasses dos recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), do Ministério do Esporte e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O VLT foi dividido em dois trechos: Aeroporto/Porto e do Bairro Porto até o Viaduto da Sefaz. As obras da trincheira do Zero KM e da avenida da FEB foram elencadas como preocupantes pelo TCE e não há a certeza de que poderão estar finalizadas até o fim de maio.

TCE diz que obras serão péssimas para imagem de Cuiabá e critica prazos fantasiosos

O conselheiro substituto João Batista de Junior, relator da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo do Tribunal de Contas (TCE) do Estado de Mato Grosso, afirmou que está preocupado com a continuidade das intervenções urbanísticas após o mundial de futebol de 2014, e ponderou sobre as consequências para a imagem de Cuiabá e Várzea Grande quando o turista entrar em contato com uma “cidade em construção”. “Nas ruas, dos mais novos aos mais instruídos, todos estão preocupados se depois da Copa do Mundo as obras vão atrasar ainda mais ou se vão até parar. Nós também estamos muito preocupados com isso. No dia 31 de maio vamos cobrar da Secopa um novo cronograma. Algo realístico, porque não podemos ter prazos fantasiosos”, ponderou o conselheiro, durante a apresentação do segundo relatório com os resultados dos trabalhos da comissão.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por luiz, em 18/05/2014 às 11:40
vao ver protestos na copa estamos nos preparando para a copa
Sitevip Internet