Notícias / Aeroporto

13/05/2014 - 15:27

Trabalhadores aeroviários ameaçam cruzar os braços durante a Copa

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Trabalhadores aeroviários ameaçam cruzar os braços durante a Copa
 A um mês da Copa do Mundo de 2014, um problema começa a surgir no setor aéreo do país. Os aeroviários brasileiros e funcionários do grupo Latam em toda a América Latina estão ameaçando cruzar os braços ou atrasar a logística das operações, caso alguns acordos trabalhistas não sejam fechados nos próximos dias. As informações são do jornal ‘O Globo’.

Veja mais:
Cuiabá volta a ficar em último lugar em avaliações de aeroportos
Ministro volta a vistoriar obras do Aeroporto após local ser escolhido como o pior da Copa

As Federações Internacional dos Trabalhadores do Transporte (Itf, na sigla em Inglês) e Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac) alegam que os acordos não foram fechados desde o fim do ano passado, época em que as conversas se iniciaram, o que gerou um descontentamento dos funcionários.

O pedido é por reajustes superiores aos da inflação, além de benefícios e bônus relacionados à Copa do Mundo. “Questões como a operação de voo, trâmite para bagagem e check-in serão prejudicados caso nenhum acordo seja feito. Acaba virando uma bola de neve, com um atraso levando a outro, ainda mais com o número de voos sendo ainda maior. O transtorno será grande”, explica o presidente da Fentac, Sérgio Dias.

Os trabalhadores de toda América do Sul do Grupo Latam – criado após a fusão da TAM com a LAN – se uniram para cobrar maior diálogo com os diretores da empresa e melhores condições de trabalho em todos os países, inclusive no Brasil. Vale lembrar que a TAM é uma das principais empresas aéreas que atuaram no Mundial, inclusive é a que tem os melhores preços para viagens entre cidades-sede.

“Caso nenhum acordo seja costurado até o início da Copa, atrasos nos procedimentos habituais de voo serão feitos, com a possibilidade de greve”, segundo Gabriel Mocho, secretário de Aviação Civil da ITF. Se não houver acordo os responsáveis pela manutenção de aeronaves e o check-in de passageiros, suspenderá suas operações.

“Hoje, o que a empresa faz é uma espécie de dumping social. Para as mesmas funções, trabalhadores do Peru, por exemplo, ganham menos que os funcionários brasileiros e chilenos. Enquanto eles usam um valor para pagar um técnico aqui no Brasil, eles usam o mesmo para contratar dois no Peru. Estamos atrás dessa correção. Que não exista essa diferenciação”, avalia Mocho.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por João Spindola, em 14/05/2014 às 07:59
Isso tudo acontecendo e a acontecer é fruto da falta de gestão do PT a nível nacional, que está dando ao mundo a impressão que todos os brasileiros são desorganizados.
Sitevip Internet