Notícias / Copa 2014

10/03/2014 - 09:34

Trabalhadores do COT da UFMT cruzam os braços e protestam contra más condições de trabalho

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Trabalhadores do COT da UFMT cruzam os braços e protestam contra más condições de trabalho
O governo deverá entrar em mais uma turbulência nas próximas horas. Isso porque os operários responsáveis por construir o Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), paralisaram a obra desde as 7h desta segunda-feira (10). A más condições de trabalho no local são o principal motivo.

Veja mais:
Sindicato aciona Ministério Público por más condições de trabalho de empregados na construção do COT da UFMT
Secretário afirma que COT e Aeroporto são as obras que ainda preocupam

Cerca de 190 trabalhadores estão de braços cruzados e aguardam uma solução para o impasse. O principal problema apontado pelos funcionários e alvo do protesto no local é  má condição de trabalho que eles enfrentam.

Segundo os trabalhadores, os banheiros estão entupidos, não há água no bebedouro, e os salários deste mês estão atrasados. Ainda revelam que os vales e passes de ônibus não foram fornecidos e que a Engeglobal – responsável pela obra – até o momento não apresentou nenhuma solução para o impasse.

Os operários informam que ainda não há previsão de retorno dos trabalhos até que as exigências sejam atendidas. No fim de fevereiro – dia 24 – foi encaminhada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) uma denúncia aos órgãos de fiscalização sobre as más condições trabalhistas no local.

Os principais motivos de reclamação dos trabalhadores são: a falta de vasos sanitários, de chuveiros e de armários suficientes para atender aos 190 operários; alimentação servida em marmitex em quantidade insuficiente para a maioria deles; cartão de ponto 'batido' por terceiros e não pelo próprio trabalhador e a existência de apenas um relógio de ponto, o que provoca enormes filas e desconforto.

Ainda há denúncias sobre a não contabilização das horas extras. Os operários relatam que o final do expediente é registrado ás 16h, porém, isto não acontece e eles continuam até ás 19h. Ainda segundo eles, o FGTS não está sendo depositado pela empresa.

O SINTRAICCCM verificou a situação e tentou uma reunião com a empresa para sanar os problemas, porém, o prazo dado – dia 20 do último mês – terminou e nenhum resposta foi dada pela Engeglobal.

"Está faltando gente para trabalhar e os que estão trabalhando estão sendo tratados com este desrespeito. Este é um dos fatores que está provocando tantos problemas nas obras da Copa: trabalhadores maltratados ficam desmotivados", disse Joaquim Santana, presidente do SINTRAICCCM.

Na semana passada o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) apontou que a quantidade de mão-de-obra no local não é suficiente para que a obra seja concluída a tempo do Mundial de 2014.

Vale lembrar que em entrevista coletiva na última sexta-feira (07), o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães mostrou preocupação com o local: “As obras dos COT’s e do Aeroporto são as que mais despertam atenção e nos preocupam”.

Outro Lado

A assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou que: “estamos acompanhando a situação de perto para que a paralisação não interfira no cronograma das obras. Esta é uma questão entre a empresa e os funcionários, estamos de olho e aguardando”.

O diretor da Engeglobal, Pedro Moreira, disse que o problema ocorrido no pagamento dos ordenados se deu por conta do feriado bancário: “Todas as empresas estão pagando hoje, governo, INSS, tudo por conta do feriado bancário. Nós temos que processar a folha de 1297 funcionários de toda a empresa”.

Pedro ainda reiterou que os trabalhadores foram avisados: “Nós comunicamos todas as nossas obras que o pagamento seria feito na segunda-feira (10). O vale transporte foi pago na sexta-feira (07)”.

Ainda segundo o diretor, parece haver um movimento que está tentando desestabilizar a obra: “Lá na UFMT ainda não conseguimos detectar a origem deste problema, qualquer coisa que acontece por lá vira problema. Há alguns dias deu problema em uma adutora da universidade e o pessoal resolveu parar, coisa que não é culpa nossa e ainda ajudamos a resolver o problema”.

“Nós lamentos em um momento de acelerar as obras que surjam esse problema. É um movimento para desestruturar o que está sendo feito. Todos os nossos empreendimentos estão sendo tocados, infelizmente lá, sempre aparece alguma coisa neste sentido”, finaliza Pedro.

Atualizada ás 10h34

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Paulo, em 11/03/2014 às 07:01
UMA VERGONHA PARA NÓS MORADORES DE CUIABÁ, OBRAS INACABADAS E EM PASSOS LENTOS GERANDO TRANSTORNOS E ESTRESSE NO TRÂNSITO, CORRUPÇÃO, DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO, VALORES INESTIMÁVEIS VAZANDO PELO RALO... A PERGUNTA É: O QUE VAI FICAR PRONTO ATÉ A COPA?
por CALEB MIGUEL DA PAIXAO, em 10/03/2014 às 15:35
NUNCA VEMOS ELES LÁ, MAS NO DIA DE CRUZAR OS BRAÇOS, ELES APARECEM.
por renato, em 10/03/2014 às 12:03
Esta mesma Engeglobal , é lider do consórcio das obras do aeroporto, precisa dizer mais alguma coisa ?
por Francisco Botelho Pinto, em 10/03/2014 às 11:52
O proprietário da Engeglobal é o candidato a deputado federal do prefeito Mauro Mendes, Fábio Garcia. O cara não consegue administrar a empresa vai ser bom deputado? Abre o olho povão.
por pedro valente, em 10/03/2014 às 11:19
PARABENS A ESTES TRABALHAORES. NÃO PAGOU FAZ GREVE. DEVEM SER EXEMPLO PARA OUTRAS CATEGORIAS. POR EXEMPLO NO HOSPITAL METROPOLITANO DE VARZEA GRANDE OS MEDICOS ESTÃO DESDE NOVEMBRO DE 2013 SEM RECEBER SALARIOS E NINGUEM FALA NADA. COMO DIZ A MUSICA " CADE O MEU DINHEIRO , O GATO COMEU , O GATO COMEU.... "
por Papagaio, em 10/03/2014 às 11:08
Fala-se tanto contra o governo e preserva-se a empreiteira que acha que estamos ainda no regime de escravidão.
por reinaldo, em 10/03/2014 às 10:51
esse governo e sua equipe estão mostrando que são totalmente incopetente para tocar odras
Sitevip Internet