Notícias / Copa 2014

10/06/2014 - 09:17

Turistas chilenos da Copa se encantam com belezas e hospitalidade de Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Olhar Copa

Chilenos ficaram hospedados na casa da anfitriã brasileira Dona Erô Trindade

Chilenos ficaram hospedados na casa da anfitriã brasileira Dona Erô Trindade

Em Cuiabá desde o último domingo (9) para assistir a estreia de sua seleção na Copa do Mundo de 2014, uma simpática família de chilenos se encantou com a hospitalidade cuiabana e as belezas de Mato Grosso. Torcedores isolados que somente na próxima sexta-feira se juntarão à grande torcida do Chile no jogo contra a Austrália, na Arena Pantanal, Javier Piver, 42 anos e seus pais Conce Jose Luis, 70, e Livia Muranda, 68, estão aproveitando ao máximo a estadia em Mato Grosso.

Leia mais:
Cuiabá define logística de apoio aos turistas durante o Mundial; são esperados 172 mil
À espera de turistas, cuiabanos se preocupam com infraestrutura e apostam em hospitalidade na Copa

Ao falar sobre a viagem a capital mato-grossense, saindo da sua cidade, Santiago, com uma rápida escala em São Paulo, Javier exaltou as 'maravilhas de Mato Grosso' e a 'hospitalidade' de seu povo: "A cidade de Cuiabá é bonita, limpa e nos surpreendeu por ser muito grande. Imaginávamos uma cidade pequena e vimos por aqui uma pequena metrópole com muitos edifícios e nos parece muito próspera. Seu povo é muito gentil e nos inspira confiança. É muito agradável estar em uma cidade tranquila".

No entanto, Javier não deixou de criticar os problemas da mobilidade urbana. "Há problemas com o trânsito e me parece serem muitos. É necessário ter paciência e atenção para trafegar pela cidade", disse o chileno que alugou um carro para conhecer a cidade e outros pontos turísticos junto com a família.

E como bons turistas, o pequeno grupo chileno está aproveitando sua viagem a Mato Grosso. Acompanhados pela proprietária da casa onde estão hospedados, conheceram o Pantanal Shopping, onde foram retirar os ingressos e trafegaram por ruas do centro da cidade, nesta segunda-feira. Embora o dia tenha sido quente, não reclamaram: "a temperatura não é problema. Preferimos mais esse calor do que os 2 graus que estão fazendo em Santiago quando saímos", ponderou Javier.

Hospedada na casa da Senhora Erô Trindade, na região do Santa Rosa, a família chilena aproveitou o restante da segunda-feira para conhecer a Chapada dos Guimarães. "Foi maravilhoso. A Chapada é um lugar muito bonito, com belas panorâmicas e flores coloridas", disse Javier, contando que conheceram inúmeros pontos turísticos como o Morro do Ventos e Véu da Noiva.


Conce Jose Luis, Livia Muranda e Javier Piver em passeio pelo Pantanal Shopping na tarde desta segunda-feira (9)

A esperança no Chile

A Copa do Mundo pareceu ser um pretexto para a viagem da família chilena que só deve assistir ao jogo de estreia de sua seleção e retornar para Santiago. Nesta terça-feira, acompanhados por um guia turístico, eles conhecerão o Pantanal Mato-grossense. "Para nós, foi muito importante vir a Cuiabá e conhecer esse lindo Estado. Lá no Chile, sempre ouvíamos falar muito no Pantanal e na Chapada. Vamos assistir ao jogo e torcer muito pelo Chile, mas essa viagem é tão importante quanto acompanhar a sua seleção", destacou Javier, salientando que seus pais também se encantaram com Mato grosso..

Com compromissos no Chile, onde exerce profissão de engenheiro agrônomo, Javier e sua família terão que retornar após o jogo e não seguirão o roteiro que quase toda a torcida chilena fará no Brasil. Depois de enfrentar a Austrália na Arena Pantanal, o Chile ainda terá pela frente a Holanda e a atual campeã Espanha, na primeira fase.

"Infelizmente, devido a compromissos profissionais, teremos que retornar, mas o coração vai acompanhar o time chileno", diz Javier, que espera que seu time surpreenda na Copa. Ao falar sobre sua expectativa, ele vê o grupo B (onde está o Chile) como o mais forte da competição. "Pensamos que vamos vencer a Austrália na estreia e esperamos nos classificar para a segunda fase com uma vitória sobre a Holanda e um empate com a Espanha. Só não queremos enfrentar o Brasil na segunda fase, pois isso seria desagradável", acrescenta, torcendo para que a seleção chilena fique com a primeira posição de seu grupo e escape desse duelo.

Javier Piver entende que a equipe do Chile está atravessando um bom momento no futebol e por isso tem condições de ir longe no torneio. "O Sampaoli é um excelente treinador. Ele acertou a equipe e a levou a um grau que pensamos que pode se classificar para a segunda fase", diz. Javier comenta que já está satisfeito e que "mesmo que o Chile perca seus jogos, o fato de ter conhecido Cuiabá e Mato Grosso já fez a viagem valer a pena".

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por ANA, em 11/06/2014 às 11:43
São muito educados e gentis, mesmo que vendo como nossa cidade é e está, não criticarão, não agora!
por luana vieira, em 11/06/2014 às 10:08
Onde eles estão? beleza? tranquilidade? kkkkkk eles estão de brincadeira só pode.
por revoltado, em 10/06/2014 às 13:38
.BELEZAS...QUE BELEZAS?? ESSA CIDADE SÓ TEM BURACO E CANTEIRO DE OBRAS INACABADAS.
por Jerry Seinfeld, em 10/06/2014 às 10:35
#chilemetemiedo ! queria um chapeu desses do chile!
Sitevip Internet