Notícias / Turismo

16/06/2014 - 12:41

Turistas da Copa exaltam hospitalidade em Cuiabá e prometem voltar

Da Redação - Darwin Júnior

Turistas da Copa exaltam hospitalidade em Cuiabá e prometem voltar
Embora Mato Grosso não tenha aproveitado a oportunidade da Copa para fomentar o turismo, as belezas do Estado - mesmo que anônimas - e a hospitalidade cuiabana parecem estar fazendo a diferença para o sucesso do Mundial, fora das quatro linhas, em Cuiabá. A invasão de turistas chilenos e australianos não passou totalmente em branco, devido à acolhida por parte de moradores de Cuiabá que receberam bem os estrangeiros. Muitos deles, que circultaram por pontos turísticos, se afirmam 'encantados' com a região e falam em voltar para conhecer outros atrativos.


Foto: arquivo pessoal

Leia mais:
Após a vitória, chilenos tomam conta dos bares e promovem uma grande festa

Russos começam a chegar em Cuiabá para o jogo desta terça-feira

O primeiro jogo do Mundial atraiu mais de 25 mil turistas chilenos e australianos de uma só vez à capital. Muitos ficaram hospedados em hoteis, outros em casas cadastradas através de site e uma boa parte optou por camping, armando barracas em áreas alugadas e até no pátio da Arena Pantanal. Muitos aproveitaram a oportunidade para conhecer a cidade e alguns pontos turísticos próximos.

Para a população local, a Copa do Mundo também foi uma boa oportunidade de renda extra, especialmente a quem soube utilizar os serviços de divulgação na internet. Esse foi o caso da cuiabana Heronildes Trindade, moradora do bairro Santa Rosa 2, que chegou a abrigar 30 turistas em sua casa nos últimos dias. Ela adaptou quartos de sua residência com beliches, guarda-roupas e ar condicionado. Através de divulgação de sua casa pelo site internacional 'Booking', acertou hospedagem para todos os jogos da Copa. O dinheiro extra vem em boa hora, afirma ela.

Dona Heronildes afirma que chegou a cadastrar sua casa pelo programa do Governo do Estado, 'Cama e Café'. De divulgação limitada, esse programa não proporcionou reservas. Então, com a ajuda de um filho, ela se cadastrou no 'Booking' e a procura por hospedagem em sua residência disparou. A procura surpreendeu e ela acabou indicando o site a uma sobrinha que se cadastrou e recebeu dois casais.

Dona Heronildes tem se demonstrado ser uma legítima cuiabana. "A marca de Cuiabá é a hospitalidade. Estou procurando fazer a minha parte. Abri a minha casa e deixei de portas abertas. Os visitantes se sentiram em casa. O fato de atender bem, deixando-os à vontade foi muito gratificante", afirma a Dona de casa que atendeu a todos oferecendo café da manhã, informações sobre o que fazer na cidade e até indicou um guia turístico para acompanhar os turistas em passeios pela capital.

Em seu espaço, denominado de 'Cama e Café', ela ofereceu um almoço com cardápio cuiabano, no dia do jogo Chile x Austrália. "Preparamos uma mesa com maria isabel, farofa de banana, feijão empamonado e salada", conta ela, lembrando que no café da manhã diário não faltava pão, suco, leite, café, bolo de fubá e frutas. "Foi um café rico, mui bueno", comentou o Senhor Carlos Carrasco, sobre a recepção que sua família teve em Cuiabá

Carrasco fez questão de exaltar a hospitalidade. "Fomos muito bem acolhidos pela Senhora Heronildes, que foi uma amiga durante esse tempo em que estivemos aqui. Ficamos felizes por ter conhecido Cuiabá e descobrimos que esse estado tem muita coisa bonita. Queremos ver tudo isso e vamos voltar no dia 23", disse Carlos Carrasco que, na saída rumo a Belo Horizonte, pagou adiantado pela hospedagem no retorno. Ele acompanhará a seleção chilena nos três jogos da fase classificatória. Depois disso, fará um novo 'tour' em terras mato-grossenses.

Hospedados na casa da Dona Heronildes os turistas aproveitaram a estadia em Cuiabá para outras atividades, além de assistir uma partida de futebol. A família Píver - pai, mãe e filho chilenos - conheceu a Chapada dos Guimarães no dia seguinte à chegada em Cuiabá, no final de semana retrasado. No início da semana, conheceram o Pantanal Mato-grossense. "Queremos retornar com os amigos e conhecer as belezas desta região", declarou Javier Píver.

Os australianos hospedados na casa de Dona Heronildes também saíram satisfeitos. Patrick Maguire, um jovem empresário elogiou a cidade e o café da manhã oferecido pela casa. "Muito bom o café e excelente a comida", disse ele, elogiando muito a cidade. "Não pude ver tudo por aqui, mas é um lugar bom para o ecoturismo, muito acolhedor. Se puder, voltarei para ver mais", disse.

"Os chilenos e australianos são pessoas festeiras e muito educadas. Para mim, foi um grande prazer recebê-los por aqui. Já foram embora e deixaram saudades", acrescenta a Dona Heronildes que decidiu entrar para o ramo. "Depois que terminar a Copa, darei continuidade a esse projeto, inclusive criando uma microempresa. Existem muitas pessoas interessadas em vir e conhecer a região. Nosso Estado tem um grande potencial e muitas belezas que praticamente não têm divulgação lá fora. Vai ser bacana contribuir para o fortalecimento de nosso turismo", complementa a senhora que já se prepara para receber novos grupos de estrangeiros que virão assistir aos próximos jogos do Mundial em Cuiabá.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Maria, em 17/06/2014 às 10:10
Parabéns Dona Heronildes, por nos representar como uma cuiabana de coração e verdadeira anfitriã, nos cuiabanos estamos orgulhosos da sua generosidade, porque verdadeiramente o calor humano reina em nossa querida cidade verde.
por Salmen Ghazale, em 16/06/2014 às 21:14
Aos pessimistas e críticos: Chupem essa manga.
Sitevip Internet