Notícias / Copa 2014

23/05/2014 - 13:17

Valcke descarta suspensão de jogos e usa Cuiabá como exemplo de legado

Darwin Júnior - Da Redação

Foto: Reprodução

Valcke descarta suspensão de jogos e usa Cuiabá como exemplo de legado
A situação de Cuiabá, com inúmeros buracos, obras e transtornos por toda a parte não preocupa nem um pouco o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke que utilizou, na manhã desta sexta-feira, por três vezes, o histórico da capital mato-grossense como um 'exemplo' de proveito de legado no Mundial 2014. Valcke descartou a preocupação de que 'jogos da Copa poderiam ser suspensos por conta de manifestações que deverão se intensificar por todo o país no período do evento'. O dirigente da Fifa participou de um evento esta manhã no Rio de Janeiro, onde procurou minimizar os impactos dos movimentos populares. Ele garantiu que os 64 jogos do Mundial serão realizados 'aconteça o que acontecer'.

Leia mais:
Em visita à Arena Pantanal, Jérôme Valcke faz elogios, mas cobra esforço
Valcke afirma ter vivido ‘um inferno’ no Brasil e cita Cuiabá

Com uma atitude que parece ser um perdão ao atrasos nas obras em Cuiabá, o dirigente da Fifa exaltou a capital mato-grossense como exemplo de obras que vão ficar em benefício das pessoas, mesmo que não seja entregues antes da Copa do Mundo. “Não posso falar em legado no dia 13 de julho (data da final da Copa), mas dentro de dois, três anos”, afirmou. “Muita coisa já mudou no Brasil em termos de estrutura de hotéis, comunicação e transporte. Ricardo Trade concorda. “Cuiabá talvez seja um dos grandes exemplos. Foram 56 obras de infraestrutura que se não fosse a Copa não seriam feitas. Nem todas as obras vão ficar prontas, mas vão ser um legado, sem dúvidas”, afirmou.
 
Valcke disse que “nada terá impacto sobre a Copa. Talvez seja forte dizer isto, mas os 64 jogos vão ser realizados aconteça o que acontecer no País. Isto não é uma ameaça, e sim uma responsabilidade que nós, da Fifa, temos”, disse Valcke, quando questionado sobre os riscos que eventuais protestos poderiam gerar à Copa. “Manifestações são direitos legítimos e é normal que as pessoas aproveitem o fato de que haverá 10 mil jornalistas no Brasil para protestar. Nada vai pôr em risco a Copa do Mundo de 2014. Nada vai afetar os jogos”, acrescentou, deixando subentendido que a realização do Mundial no Brasil servirá para potencializar a ocorrência de manifestações no País.

Valcke também aproveitou a oportunidade para se explicar. Por constantes declarações polêmicas, como a de que o Brasil merecia um “chute no traseiro” para agilizar as obras de estádios e infraestrutura da Copa, imaginou-se que Fifa e governo brasileiro não teriam boas relações. Algo que foi negado pelo secretário-geral da entidade.

“Qualquer relação de trabalho tem altos e baixos, mas não acho que tenha havido problema entre Fifa e Brasil”, afirmou, antes de fazer uma espécie de mea-culpa. “Talvez eu tenha dito algumas palavras erradas em algum momento, mas não há nenhum problema entre nós. Inclusive, foi a Fifa que fez com que o Aldo Rebelo (ministro dos Esportes) e o Luís Fernandes (secretário executivo do ministério) estivessem presentes nas reuniões do Comitê Organizador durante todo este período”, exemplificou. Para Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador, sem governo Federal não se poderia ter feito nada. “Sem eles, seria impossível ter feito qualquer coisa”, elogiou.

Valcke evitou comparar Brasil com a África do Sul no mesmo período de 20 dias antes do jogo de abertura. “Não me lembro. Faz muito tempo e já tenho 53 anos”, desconversou. “Não dá para comparar Estados Unidos e África do Sul em termos de infraestrutura”, disse. Sobre o que pode mudar no futuro em relação às exigências da Fifa para países que realizem um mundial foi categórico: “Estádios privados podem ser um problema, porque é difícil definir quem paga a conta”, disse, lembrando que na Rússia em 2018, 11 dos 12 estádios são do governo.

Ele reclamou também sobre atrasos do país na aprovação da lei geral da Copa e uma vez mais, citou a Rússia, que já aprovou a lei. “Mas cada país é um país. Além disso, outras coisas não foram cumpridas em tempo”, disse, em referência principalmente aos estádios. “O prazo era 31 de dezembro, depois virou janeiro, fevereiro, março; e a Copa vai começar e ainda tem estádio em obra”, lamentou.

Ainda assim, disse que não vai faltar nada para que a Copa funcione. “Nos próximos 20 dias vamos ter muito trabalho para que tudo esteja pronto. Poderia ter sido feito antes? Poderia. Mas a prova do nosso compromisso é que estamos aqui olhando para que tudo esteja perfeito”, disse. “Quero que todas as seleções tenham o melhor lugar para treinar, o melhor hotel e possam ter total condições de fazer o melhor e chegar à o mais longe possível”, disse.

O secretário geral falou ainda sobre a necessidade de mais um jogo-teste no Itaquerão antes do mundial, dentro do período de exclusividade dos estádios. “Não ficamos satisfeitos com questões de serviço e segurança. Se o estádio não fosse o da estreia, não seria tão importante outro teste. Mas para como é jogo do Brasil, estreia do mundial, temos que fazer isso”, disse admitindo que se a estreia for bem sucedida, o resto sairá bem. Para o CEO do Comitê Organizador, Ricardo Trade, o primeiro teste em São Paulo foi um sucesso. “Mais de 90% das pessoas usaram transporte público, mas precisamos testar os públicos nas arquibancadas móveis”, afirmou. Com informações do Terra

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "16"

por apolo, em 26/05/2014 às 09:06
Vai deixar sim um grande legado(a copa) ou alguém acredita que teriamos todas esses obras em tempos normais? Ou que o dinheiro iria pra saúde?
por fernanda abreu mattos, em 26/05/2014 às 09:03
O legado que ficará para Cuiabá, serão os buracos e as obras começadas, porque alguém acredita que passada a Copa e as eleições alguma obra terá andamento, com o Estado falido do jeito que está? Não adianta prisões apenas, tem que bloquear os bens destes políticos que ficaram com todo o dinheiro que tinha para deixar a cidade melhor...
por licubrinu, em 26/05/2014 às 08:31
essas obras nao ficarao prontas caso o coxinha eventualmente ganhe a eleicao o que convenhamos sequndo o ibope ja tomo no 1: ou voces preferem no 2:
por ANA, em 26/05/2014 às 07:25
Não concordo com o Zé da Elza, tenham certeza que nessas cidades que ele citou exista protestos e exista talvez uma falta de infra estrutura mas em CUIABÁ falta tudo! O que era ruim ficou ainda PIOR! A única coisa que tem MUITO aqui é POLÍTICO LADRÃO, desviaram o dinheiro destinado à construção de obras decentes e as poucas construídas é de envergonhar por causa da "qualidade" e quanto ao resto sendo bastante otimista em 03 04 anos terminam, isso se o novo governador não for mais da CORJA SILVAL!
por josé claudioJ, em 25/05/2014 às 22:52
QUE LEGADO , NENHUMA OBRA CONTINUA POIS FOI TUDO ROUBADO,
por Ricardo Gonçalves, em 25/05/2014 às 12:57
Exemplo do que???? Saque aos cofres públicos, desorganização, falta de competência, alojar turista em escola pública que estão caindo, exemplo de atendimento medico se nem hospital decente tem ??? quais mais os exemplos de Cuiabá ??? governador presso, deputado preso, secretário da copa preso, que belos exemplos hem !!! nossa chega a emocionar !!
por mario, em 24/05/2014 às 17:48
<>alert()
por eduardo, em 24/05/2014 às 09:24
será que ele não esqueceu do legado principal que são os processos investigatórios abertos na policia federal para apurar os gastos com essas obras de mobilidade urbana, como o vlt, por exemplo? será que não vai ser preciso construir mais uma obra de infraestrutura, qual seja, uma papuda em mato grosso????
por DIDI, em 24/05/2014 às 08:51
Concordo com o Jonas. Mas o povo cuiabana é muito acolhedor e isto vai fazer a diferença para os turistas que aqui virão. Não é só Cuiabá que está com problemas de infraestrutura. Vamos fazer o nosso melhor para receber os turistas e superar os desmandos dos nossos desgovernastes. FIQUEM ESPERTOS AS ELEIÇÕES VEM AÍ. PENSEM BEM!!!
por Marcos, em 23/05/2014 às 20:48
O atraso é proposital, para que tudo seja feito as pressas, sem licitações, facilitando a corrupção, esse é o plano.
Sitevip Internet