Notícias / Mobilidade Urbana

19/09/2013 - 15:47

Viaduto da Sefaz deve desafogar trânsito na avenida do CPA; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto da Sefaz deve desafogar trânsito na avenida do CPA;  fotos
O Viaduto da Sefaz, na avenida do CPA será liberado em breve e servirá para desafogar o trânsito, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Expectativa é de que a obra ajude a dar celeridade no trânsito cuiabano, principalmente nos horários de pico, onde trafegam mais de 2.700 veículos por sentido.

Veja mais:
Últimos detalhes: Viaduto da Sefaz já começa a receber asfalto; fotos
Viaduto da Sefaz também terá adiamento na data da inauguração; veja imagens

“A retenção dos veículos por causa dos semáforos já estava gerando longas filas de congestionamento, que entravam em conflito com os cruzamentos. O fluxo contínuo proporcionado por essa obra reduzirá em até cinco minutos o tempo de percurso dos motoristas”, afirma o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni. O elevado terá duas faixas de circulação, em apenas um sentido.

O itinerário para quem segue em direção aos bairros da região do CPA, deverá ser adotado pelas faixas da esquerda, abaixo do elevado. No sentido inverso (CPA-Centro), os veículos terão duas faixas de rolamento livres para o tráfego, ainda passando por debaixo da arquitetura (como mostra a imagem ao lado), e uma terceira pista lateral ao viaduto para aqueles que se dirigem ao Centro Político e Administrativo.

O mesmo curso deverá ser tomado, seguindo pela via marginal e após conversão à direita, para quem trafega sobre a estrutura e se destina ao Centro Político e Administrativo.

“O acesso de pedestres à avenida também está garantido”, diz o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho. Devido às alterações, a faixa de travessia para pedestres será sinalizada logo após os atuais pontos de ônibus, nos dois sentidos da via, com rebaixo para cadeirantes. “Ao executar um projeto devemos pensar em como atender bem toda a comunidade, garantindo o direito à acessibilidade e não limitando o direito de ir e vir”, completa Sobrinho.

“Essa foi uma obra rápida, que demandou pouca remoção de interferência e muita paciência da população, por se concentrar em uma das principais avenidas de Cuiabá. A compreensão e o apoio foram essenciais em todas as etapas dessa obra”, comenta o coordenador da Comissão de Fiscalização do VLT na Secopa, Edno Carvalho. Com informações da Assessoria.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Daniel, em 20/09/2013 às 15:03
Só gostaria de saber, após olhar atentamente ao projeto, como é que os carros que saem do Centro Político pela lateral da Sefaz/TRT vão entrar na Av. do CPA? Se no próprio projeto isso tá estranho, como é que dá pra acreditar que vai ficar bom?
por SIlzinha, em 20/09/2013 às 09:42
Imagina a quantidade de carros que irão tombar deste viaduto? O trem é totalmente feito na curva, os carros vão parar na subida e em curva... Tem gente que dirige pessimamente mal em linha reta, imagina numa situação dessas? Vai chover carro na Av do CPA.
por kaka, em 20/09/2013 às 08:34
Está obra está mais para um retorno elevado, afinal não seria muito mais barato ter feito um túnel, porque da forma que está é o nada pro lugar nenhum. Parabéns para essa engenharia e governantes que aprovam essa obras.
por André, em 20/09/2013 às 07:55
Vai desafogar quando? ano que vem? Faz tempo que Mato Grosso não via um Governador tão incompetente como este!
por Rodrigo, em 19/09/2013 às 21:05
O VLT pode sim cruzar com avenidas! O que acontece é que há sensores que percebem a aproximação do VLT e fecham o sinal para os carros e quando o VLT passar, o sinal estará vermelho, e logo que termina de passar, o sinal fica verde de novo. Quando não há sensor, o tempo do semáforo é sincronizado com o tempo do VLT, ou seja, a velocidade do VLT é controlada de forma que sempre pegue sinal verde nos cruzamentos.
por Brito, em 19/09/2013 às 19:41
Vai ser inaugurado depois da inauguração do viaduto do despraiado. Só Deus sabe.
por marcos siqueira da silva, em 19/09/2013 às 17:47
Olha, nao sou engenheiro de trafego, mas olhei bem esses desenhos e cheguei a conclusão que esse viaduto ai nao serve para nada, nao liga nada a nada, ou seja se vai melhorar a fluidez dos veiculos, será pouca coisa quase impercebivel !
por maan, em 19/09/2013 às 17:35
Não seria mais Facil, Util, Simples e talvez mais Barato fazer um viaduto para o Vlt, em linha reta, o que futuramente vai ser necessário em diversos cruzamentos, se é que se quer melhorar o transito não deve haver cruzamento etre vlt e automóveis,
Sitevip Internet