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26/11/2013 - 18:00

Viaduto da UFMT se encaminha para o final e começa a receber pavimentação; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto da UFMT se encaminha para o final e começa a receber pavimentação;  fotos
A pavimentação asfáltica está sendo concluída no viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), segundo informa o Consórcio VLT. A primeira etapa da pavimentação é uma camada de cinco centímetros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). A outra, da mesma altura, será aplicada na sequência. Após isto começará a ser feita a sinalização horizontal, vertical, e iluminação.

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Simultaneamente está sendo executado o encabeçamento da estrutura com compactação do solo e aplicação da massa asfáltica, além da construção do guarda-corpo, que servirá de proteção para os pedestres que forem caminhar sobre o viaduto. Acabamentos nos pilares da estrutura, com lixamento e pintura também estão sendo feitos.

Para a realização das atividades dessa última etapa da construção, o Consórcio VLT mobiliza cerca de 75 trabalhadores, que estão atuando nos turnos diurno e noturno.

Como se trata de um viaduto rodoferroviário, as atividades estão concentradas para a liberação do tráfego de automóveis, por parte da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). A segunda fase de conclusão da obra será para instalação dos trilhos da via permanente, na faixa central do viaduto, por onde passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Andamento da obra - Atualmente, estão concluídas as fases de estrutura, fundação, mesoestrutura e superestrutura. Avançando na terceira fase de construção do viaduto, o Consórcio VLT concluiu a concretagem das lajes de transição e guarda-roda, e iniciou o pavimento, para posterior acabamento com sinalização e iluminação.

As obras do viaduto rodoferroviário da UFMT começaram em outubro do ano passado. O elevado terá 428 metros e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT. Será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via permanente do VLT. Sob o viaduto haverá pistas marginais e uma rotatória para acesso às avenidas adjacentes. Com informações da assessoria.

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