Notícias / Geral

12/10/2013 - 11:00

Visita de Jérôme Valcke à Arena Pantanal foi o principal fato da semana da Copa em Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: reprodução

Visita de Jérôme Valcke à Arena Pantanal foi o principal fato da semana da Copa em Cuiabá

Visita de Jérôme Valcke à Arena Pantanal foi o principal fato da semana da Copa em Cuiabá

A preparação de Cuiabá para o Mundial de 2014, teve uma semana agitada e com muitos acontecimentos. A visita da comitiva da Fifa com Jérôme Valcke, governo federal com o ministro Aldo Rebelo e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), com os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto às obras do viaduto da Sefaz e Arena Pantanal, foi o principal acontecimento da semana. A visita foi marcada por protestos e até invasão da Arena Pantanal por manifestantes. Valcke deixou Cuiabá satisfeito com as obras e declarou que 'Cuiabá é a sede que mais tira proveito da Copa'. No entanto, na quinta-feira, Valcke incluiu Cuiabá entre as três sedes que mais preocupam. Outros fatos de relevância ocorreram nos últimos dias como o embargo de quase metade das obras da Arena Pantanal por determinação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, por falta de segurança aos operários;  o aeroporto Marechal Rondon foi apontado pela segunda vez este ano, como o pior das 12 cidades-sede. Entre as obras de mobilidade, finalmente a trincheira Santa Rosa evoluiu com o lançamento de vigas. O viaduto Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, também recebeu as últimas vigas. Confira abaixo os principais fatos da semana da Copa em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA (07 DE OUTUBRO DE 2013)

Fiscalização trabalhista embarga obras na Arena Pantanal



Falta de segurança. Esse foi o motivo que levou a fiscalização do Ministério do Trabalho (MT) a embargar mais de 40% das obras da Arena Pantanal, a menos de 250 dias da abertura da Copa do Mundo e às vésperas da visita do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) e Fifa que está prevista para esta terça-feira. Essa vistoria da Fifa, em meio às turbulências do cancelamento da aquisição das cadeiras do novo estádio e agora do embargo trabalhista, acontecerá nesta terça-feira (8) com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke e os ex-jogadores Ronaldo Nazário e Bebeto. Mais do que a paralisação dos trabalhos por falta de condições ideais de trabalho, também estão interrompidos importantes trabalhos como a instalação dos sistemas elétrico e ar condicionados. As interdições atingem todos os quatro setores da Arena, do norte, sul, leste e oeste. Em alguns setores da arena está proibida a permanência de trabalhadores, em como circulação de operários e visitantes.

No top 10 do país, modelo de Sinop quer ser a Musa da Copa 2014

Depois da rondonopolitana Jakelyne Oliveira que conseguiu o título de Miss Brasil 2013 recentemente, a modelo Evelyn Similli de Souza, de 19 anos, de Sinop, tenta outra façanha para o Estado nas passarelas. A sinopense, inspirada em Gisele Bundchen está concorrendo ao prêmio “Musa da Copa”, organizado pela revista Vip. Única representante mato-grossense entre as 11 finalistas, Evelyn é também a mais jovem das concorrentes e conta com o apoio da população de Mato Grosso vencer. A eleição promovida pela revista não tem caráter oficial junto à Fifa. Apenas em dezembro será conhecida a grande vencedora do concurso. Na ocasião, as 11 finalistas desfilarão durante a entrega do prêmio Bola de Prata, da revista Placar, em São Paulo. Os jurados presentes ao desfile irão escolher a sua favorita. Os internautas poderão escolher sua favorita por meio do site da revista e a ganhadora do voto popular ganhará mais um ponto na eleição. Daí a importância da participação dos internautas.

'Amarelinhos' de Cuiabá serão preparados para a Copa do Mundo

Depois dos setores ligados à polícia, é a vez dos agentes de trânsito entrarem no foco da preparação para a Copa do Mundo de 2014. Oferecendo cursos de inglês e espanhol voltado ao atendimento de turistas, a Prefeitura de Cuiabá vai qualificar 125 agentes de trânsito, os ‘amarelinhos’ para o Mundial. A preparação ocorrerá através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em uma parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU). O curso terá duração de cinco meses e as turmas serão divididas em salas com 25 a 30 alunos. Haverá uma remuneração simbólica (R$ 2,00) para cada hora aula. Além dos amarelinhos, os servidores internos vão receber qualificação nos cursos de Redação Oficial e Informática Básica. Após a conclusão dos cursos, todos os servidores receberão certificado. As aulas são gratuitas, com previsão de início no mês de novembro.

Licitação do projeto de revitalização da orla do Porto deve sair em 30 dias

O prazo para que ocorra o processo licitatório que irá possibilitar o início das obras do projeto de revitalização da orla do Porto é de 30 dias. O início está para breve, já que a Prefeitura de Cuiabá conseguiu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente resolver as pendências de licenças ambientais. Previsão é que tudo esteja pronto antes do Mundial de 2014 para que o local sirva de ponto turístico. O projeto deve ser dividido em lotes, mas todos serão lançados ao mesmo tempo para que quando a ordem de serviços seja dada as obras tenham inicio imediatamente. O projeto com vistas a Copa do Mundo de 2014 foi idealizado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) e pretende revitalizar todo o entorno do bairro Porto, em Cuiabá.

Termina o lançamento das vigas no viaduto da Dom Orlando Chaves

Terminou neste fim de semana, o processo de lançamento das vigas do viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande. A obra, sob a responsabilidade da construtora Sanches Tripoloni, fica no entroncamento das avenidas Dom Orlando Chaves e FEB. Três guindastes içaram as vigas que pesam 50 toneladas e medem 30 metros de extensão. Elas foram instaladas sobre dois vãos do viaduto e irão montar a base das pistas por onde passarão os veículos e cruzando a avenida da FEB. Com os trabalhos o transito foi modificado. Motoristas que trafegam pela avenida da FEB, principal via de acesso da cidade, devem continuar atentos. O tráfego de veículos foi desviado e passa a transitar por debaixo do vão da estrutura, onde o lançamento de vigas também já foi executado.

Valcke chega a Cuiabá e promete 'pressão' em obras da Copa

Procedente de Porto Alegre, onde visitou as obras do estádio Beira-Rio, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou no final da tarde desta segunda-feira (7) a Cuiabá acompanhado de diretores do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e os ex-jogadores Ronaldo Nazário e Bebeto. O objetivo é a visita, na manhã desta terça-feira, de uma obra da Copa do Mundo – viaduto da Sefaz – e uma vistoria à Arena Pantanal. Mais do que visitar, Valcke ressaltou o propósito de sua missão: colocar ‘pressão’ sobre os organizadores locais. “Um dos motivos da visita é colocar pressão e mostrar que estamos acompanhando o projeto da Copa do Mundo e que não estamos sentados em Zurique (sede da Fifa). A Copa é o projeto mais importante da Fifa e estamos trabalhando com o Brasil nisso desde 2007”, disse o dirigente francês após a visita às obras da Copa em Porto Alegre.

TERÇA-FEIRA (08 DE OUTUBRO DE 2013)

Ministro dos Esportes rebate o relatório do TCE e mostra confiança em Cuiabá

Ao contrário do que divulgou o relatório do Tribunal de Contas do Estado, o ministro dos Esportes, Aldo Rebello, acredita na entrega das principais obras, inclusive a Arena Pantanal, até dezembro deste ano. “Essa é a 6º vez que eu visito essa cidade e sei do tanto que evoluiu. Quem comenta ao contrário só pensando negativo é porque nunca vieram aqui e não sabem a evolução constante que está acontecendo”, comentou o ministro. Sendo bastante otimista durante as entrevistas e passagens pelos canteiros de obras, Aldo voltou a enfatizar que a população cuiabana será no Brasil a que terá o melhor legado de mobilidade urbana. “Acredito na entrega das obras no prazo e do Centro de Treinamento até a chegada das delegações, e ainda garanto que Cuiabá será a capital com melhor legado. Pode se comprovar isso pelas obras de trânsito, trincheiras, VLT e estádio de primeiro mundo”, disse.

Grupo invade e picha arquibancadas da Arena Pantanal durante visita da Comitiva da FIFA

Depois do panelaço no viaduto da Sefaz, um grupo de manifestantes aparentemente composto de professores grevistas e de funcionários dos Correios invadiram a Arena Pantanal no momento em que a comitiva da Copa de 2014 iniciava a visita da obra, nesta terça-feira (08). Munidos de faixas e cartazes, cerca de 50 pessoas transitaram pelas arquibancadas da Arena em protesto a falta de investimentos na educação, saúde e melhorias trabalhistas. Alguns deles chegaram a pichar as arquibancadas com questionamentos como, ‘Copa pra que?”. Com a confusão, a inspeção na parte interna da Arena ficou comprometida. Um pouco antes deste ato, os trabalhadores da Educação invadiram a obra do viaduto da Sefaz, e, também atrapalhou a visita dos representantes da Fifa e COL.

Ministro já admite obras prontas depois da Copa; Valcke exige Arena em dezembro

Uma visita marcada por protestos, corre-corre e até invasão de manifestantes à Arena Pantanal, marcou a passagem do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke a Cuiabá nesta terça-feira. O francês esteve acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador Silval Barbosa e uma equipe do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), incluindo os ex-jogadores Ronaldo ‘Fenômeno’ e Bebeto. Valcke conheceu as obras do viaduto da Sefaz, na avenida do CPA e visitou a Arena Pantanal, porém, a visita não foi proveitosa devido aos protestos de grevistas ligados à educação e funcionários dos correios, que impediram que o secretário fizesse a vistoria in loco das obras. Depois de conhecer o viaduto da Sefaz, onde um grupo de professores realizou um protesto pacífico, a comitiva seguiu para a Arena Pantanal, onde deveria acontecer uma vistoria por alguns setores do novo estádio. A presença de um grupo de aproximadamente 50 pessoas que conseguiu pular as cercas da Arena e invadiu a área do campo, pichando as arquibancadas, inibiu o passeio dos visitantes. Assim, representantes da Fifa e do COL se limitaram a uma entrevista coletiva à imprensa, quando falaram das obras, dos prazos e da situação de Cuiabá no contexto do Mundial 2014.

Novo edital para aquisição de cadeiras da Arena é publicado

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) publicou no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (08), o novo edital para aquisição das cadeiras da Arena Pantanal. Depois do cancelamento da primeira licitação, por suspeita de superfaturamento, uma nova de caráter emergencial será realizada. Pregão presencial será realizada no dia 22 de outubro, às 9h, na sede da Secopa, em Cuiabá (MT). “As empresas que vão disputar o certame devem assumir o compromisso de entregar as cadeiras até dezembro deste ano - prazo máximo da Fifa para entrega do estádio –“, disse o secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães. Os destaques da construção são a montagem da cobertura, instalações hidrossanitárias, elétricas, ar-condicionado, preparação do campo de futebol e acabamento, com a fixação das cerâmicas dos banheiros, forros e vidros nos camarotes. O canteiro de obras reúne 1.750 operários que atuam em diferentes frentes de trabalho.

Caminhão bate em poste na rodovia Mario Andreazza; desvio de obra

Um caminhão que transportava bebidas na rodovia Mario Andreazza, em Várzea Grande, bateu em um poste que caiu sobre o veículo. Acidente ocorreu no início da tarde desta terça-feira (08), em frente a fábrica da Coca-Cola. Trecho serve de desvio para as obras de duplicação que acontecem na estrada. A assessoria de imprensa da Cemat, informou que o ao tentar fazer uma curva para entrar na fábrica, o caminhão acabou atingindo um dos poste, entre 11h30 e 12h. A rede de energia irá entrar com um pedido de ressarcimento do prejuízo causado pela empresa. Segundo testemunhas o trecho é considerado perigoso pelos motoristas e pedestres. Eles revelam que tampões da tubulação de telefonia já cederam três vezes no local, causando grande risco aos veículos.

Avenida Fernando Corrêa sofre novas alterações no trânsito

Novas alterações vão acontecer no trânsito da capital, desta vez na avenida Fernando Corrêa. Os motoristas que saem do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pela guarita que dá acesso à avenida Fernando Corrêa da Costa devem ficar atentos ao desvio provisório implantado nesta segunda-feira (07) pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande. Os condutores vão passar por uma faixa embaixo do viaduto, onde terão acesso à avenida no sentido Coxipó - Centro. Para quem entra na universidade não haverá mudança de rota, apenas um estreitamento na pista. A intervenção é necessária para dar sequência aos trabalhos de terra armada (encabeçamento) do viaduto da UFMT. A faixa de rolamento preparada para o desvio está sinalizada e várias placas foram colocadas, inclusive num trecho de 150 metros antes dela (na saída da universidade) para alertar os condutores. A colocação de blocos de concreto (new Jersey) delimitando a pista e iluminação também foram providenciadas para melhor orientação aos motoristas.

Manifestante é algemado durante protesto na Arena Pantanal

A confusão que aconteceu na manhã desta terça-feira (08), na Arena Pantanal teve um manifestante algemado. Enquanto acontecia a entrevista coletiva dos membros da Fifa e Comitê Organizador Local (COL), o rapaz identificado como Santiago Slavieiro, foi detido pela Polícia. As informações são do site ‘Poconet Notícias’. Santiago estava tentando acessar o local de entrevistas tentando subir pela arquibancada, logo ele foi detido pelos policiais e algemado. Instantes depois ele foi liberado e acusou os homens da PM de agir por ordens externas. O rapaz que foi algemado é tatuador e não é a primeira vez que aparece na imprensa local. Durante as comemorações do aniversário de Várzea Grande, ele foi detido por atirar ovos no palco do evento, onde estavam o governador Silval Barbosa (PMDB), o prefeito Walace Guimarães (PMDB) e outras autoridades.

QUARTA-FEIRA (09 DE OUTUBRO DE 2013)

Desconfiança faz OAB se unir ao TCE na fiscalização das obras da Copa em Cuiabá


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) ganhou o reforço da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional MT na fiscalização das obras da Copa do Mundo e na pressão pelo cumprimento dos prazos. Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (8), no gabinete do conselheiro Antonio Joaquim, representantes dos dois órgãos firmaram um pacto pelo Mundial 2014. A iniciativa de buscar essa parceria, partiu da própria diretoria da ordem, logo após a visita da Fifa ao canteiro de obras da Arena Pantanal. Alegando preocupação com os prazos das obras da Copa e a repercussão negativa das últimas notícias, como a suspeita de superfaturamento na aquisição das cadeiras da Arena Pantanal e a paralisação de obras na metade do estádio determinada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) por falta de segurança aos operários, o presidente da OAB-MT, Maurício Aude procurou o TCE.

Aeroporto Marechal Rondon segue como o pior das cidades-sede da Copa

Pela segunda vez este ano, o aeroporto Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, levou o título de pior entre as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Na pesquisa realizada com passageiros sobre a satisfação com serviços que seguem desde as condições do estacionamento até os estabelecimentos comerciais, o aeroporto da capital como o mais deficitário na avaliação dos pesquisados pelo ranking de qualidade da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR). Realizada entre abril e junho deste ano, a pesquisa englobou os 15 principais aeroportos do país, que devem receber em 2014, um grande fluxo de turistas devido à Copa do Mundo. A pesquisa selecionou entre os três piores os aeroportos de Guarulhos (SP), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). O Marechal Rondon encabeça essa lista. Por outro lado, o melhor aeroporto do país, é o de Curitiba (PR). Cuiabá está no grupo dos recebem até 5 milhões de passageiros, ao lado de Manaus (AM) e Natal (RN).

Mauro Mendes destaca que Cuiabá terá o maior legado entre as sedes da Copa 2014

Cuiabá será um dos grandes exemplos de legado e não há outra cidade-sede onde estejam ocorrendo tantas transformações. A declaração, do prefeito Mauro Mendes, ocorreu nesta terça-feira (08), durante entrevista coletiva realizada na Arena Pantanal, após a visita da comitiva da FIFA a algumas obras da Copa do Mundo de 2014. É preciso prosseguir com o mesmo empenho e esforço exigido pela FIFA, afirma o prefeito. “Cuiabá será um dos grandes exemplos de legado da Copa do Mundo. Tenho certeza de que o que nós estamos experimentando nas transformações urbanas, nos meios de transporte coletivo, na vida e na qualidade de vida urbana, dividirá nossa história em ‘antes’ e ‘depois’ da Copa”, pontua. Mauro ainda aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança depositada pela FIFA na capital mato-grossense e garantiu que a cidade “fará bonito” durante o Mundial de futebol. “Vamos nos esforçar até o limite e iremos honrar a confiança que Cuiabá recebeu para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014”, ressaltou.

“Não creio que o VLT fique todo pronto antes da Copa”, admite Ministro do Esporte

O Veículo Leve sobre Trilhos também foi um dos focos na visita dos membros da Fifa, Comitê Organizador Local (COL) e do Ministro do Esporte, nesta terça-feira (08). Aldo Rebelo admitiu que apenas alguns trechos devem ficar prontos antes da Copa do Mundo de 2014. “Não creio que fique pronto todo o VLT, todo o trajeto, mas uma parte importante para fazer uma ligação dos pontos essenciais que são: o aeroporto, o setor hoteleiro e o estádio, acho que este trecho tem condições de ficar pronto”, disse o ministro Aldo Rebelo, em entrevista à TV Centro América. Rebelo ainda disse que a mudança no projeto, dificultou os prazos: “Baseado no planejamento inicial da obra que teve de ser refeito, ser ampliado pelo governo, essa modificação teve de passar pelo Ministério das Cidades e acho que a ampliação do trecho, também estica o prazo”, explica ele, batendo novamente na tecla de que os principais trechos devem estar prontos.

Governador de Mato Grosso do Sul admite ‘dor de cotovelo’ e declara torcida por Cuiabá

Depois de “perder” a Copa Pantanal para Cuiabá, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, confessou ter ficado com ‘dor de cotovelo’, mas, que também se colocou na torcida dos otimistas. “Tenho certeza de que Cuiabá fará uma bela Copa”, admitiu Puccinelli durante o evento ‘Fóruns Estadão Regiões' que discute oportunidades no Centro-Oeste nesta quarta-feira (09). “Ficamos com uma dor de cotovelo danada quando perdemos a Copa do Pantanal, lutamos por ela e perdemos. Mas olhamos para frente, vai ser uma bela Copa eles vão terminar as obras com todos os percalços”, declarou. A declaração do governador de Mato Grosso Sul veio como resposta do questionamento feito pelo intermediador do debate do grupo Estadão, que perguntou qual seria a postura de Puccunelli com relação aos protestos que ocorreram durante a visita da comitiva da Copa aos canteiros de obras em Cuiabá.

Vigas começam a ser içadas na trincheira do Santa Rosa

As obras continuam na trincheira Santa Rosa que está sendo construída no entroncamento dos bairros Santa Rosa e Duque de Caxias, em Cuiabá. No local foi iniciada mais uma frente de trabalho. As vigas começaram a ser instaladas. Já foram içadas 22 vigas – são 44 no total – que darão sustentação para uma passagem exclusiva de pedestres localizada entre as pistas marginais da trincheira. A previsão é que até o fim de semana (12 e 13) todas as vigas de concreto sejam lançadas. As obras também avançam no serviço de escavação, o que amplia o campo de trabalho. As obras de drenagem e cortina atirantada (técnica de contenção) também estão sendo feitas. Nesta frente, participam cerca de 50 operários.

Fifa exalta Cuiabá como a sede que mais tira proveito da Copa

A Copa do Mundo vai passar, porém, com todos os problemas e transtornos em sua preparação, Cuiabá herdará um legado incrível com muitas obras e melhorias para a população. A cidade futurista que se ergue com o investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões é o grande exemplo da Fifa de que a Copa pode gerar legados fantásticos às suas sedes. Mais do que ninguém neste Mundial, a capital mato-grossense foi a que melhor soube tirar proveito da oportunidade única que teve por ter sido escolhida como a sede da Copa do Pantanal. Esse é o pensamento da Fifa após análise da visita realizada nesta terça-feira, pelo secretário-geral Jérôme Valcke, que esteve em Cuiabá, acompanhado de membros do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Mesmo sob protestos nas duas obras em que visitou, Valcke se encantou com o que viu em Cuiabá: 'uma cidade toda em obras e se projetando para ser uma das mais modernas do país'.

QUINTA-FEIRA (10 DE OUTUBRO DE 2013)

'Mauricio Guimarães só está executando o que eu deixei projetado', dispara Eder


O secretário de Relações Institucionais de Mato Grosso em Brasília, Eder Moraes, afirmou que o secretário da Copa, Maurício Guimarães, está apenas tendo o trabalho de executar tudo que ele já havia deixado projetado quando chefiou a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo. “O Maurício está só está executando o que eu já deixei projetado. Eu fiz coisas que ninguém fez em três anos inteiros. Quando eu entrei na Secopa nada havia saído do papel ainda. Foi eu quem colocou tudo para andar”, gabou-se o secretário. Eder assumiu a Secopa em setembro de 2011, após a implosão da Agência Executora da Copa do Mundo (Agecopa) em decorrência de problemas entre os diretores. Ele ficou a frente do até abril de 2012 e então foi substituído por Maurício Guimarães após seguidas polêmicas, culminando no caso das “Land Rovers”.

Curso prepara mais 20 profissionais da segurança pública para a Copa

Mais uma etapa do programa nacional de capacitação de profissionais da segurança para a Copa do Mundo tem desdobramento em Cuiabá. Com o objetivo de proporcionar aos servidores que irão atuar na Copa de 2014 a compreensão e integração com empresas prestadoras de serviços, a primeira edição do curso de Gestão Integrada de Segurança Pública e Privada está caminhando para o final. Os 20 profissionais de segurança pública que participam do curso visitam, nesta quinta-feira (10.10), duas empresas que utilizam os serviços de segurança privada em Cuiabá. A aula prática começará às 9 horas, no Shopping Pantanal. O evento terá seqüência por volta das 14 horas na empresa Tecnoguarda, próximo ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros. O curso começou na última segunda-feira (07) e segue até a sexta-feira (11), na Academia de Formação de Vigilantes Tiradentes, em Cuiabá. A capacitação integra o Programa de Capacitação Integrado dos Servidores de Segurança Pública para a Copa do Mundo, promovido pelo Governo do Estado e o Ministério da Justiça, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).

Setores Leste e Oeste da arena recebem plantio de árvores e grama

Área Verde. Já está em execução o projeto paisagístico da Arena Pantanal, em Cuiabá. Os trabalhos começaram nos setores Oeste e Leste do estádio. Nos dois pontos já são plantados tapetes de grama, da espécie esmeralda, árvores e palmeiras, trabalho este que ocorre paralelo ao de pavimentação da área externa. No setor Oeste, arvores como: Pata-de-Vaca-Branca, Urucum, Jequitibá-branco, Cedro-rosa, Pitangueira, Jatobá, Chuva-de-Ouro, Ipê Branco e palmeiras: Macaúba, Palmito Amargo, Guariroba, Babaçú entre outros, serão plantadas. Próximo ao túnel Leste, que dá acesso ao subsolo do estádio, a grama já foi assentada para contenção do talude e há árvores típicas do cerrado e palmeiras.

Copa Verde pode ser a primeira competição oficial na Arena Pantanal

A Arena Pantanal que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 pode conhecer a sua primeira competição oficial em breve. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda a criação da ‘Copa Verde’, competição que terá times das regiões Centro-oeste, Norte e do Espírito Santo. Campeão terá vaga na Sul-Americana de 2015. Se acontecer, Cuiabá e Mixto serão os representantes mato-grossenses do Torneio que deve contar com 16 clubes e ser disputado em forma de mata-mata entre os dias 19 de janeiro e 16 de fevereiro de 2014. Serão oito datas para a competição que pode dar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2015. São três clubes do Pará (Paysandu, Remo e Paragominas), dois do Amazonas (Nacional e Princesa do Solimões), um de Rondônia (Vilhena), um de Roraima (Náutico), um do Amapá (Oratório), um do Mato Grosso do Sul (Cene), um de Tocantins (Interporto), um do Espírito Santo (Desportiva), dois do Distrito Federal (Brasília e Brasiliense) e um do Acre (Plácido de Castro).

Fifa e COL realizam visita técnica na Arena Pantanal

Depois do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na última terça-feira (8), a Arena Pantanal recebeu nesta quinta-feira (10) equipes da FIFA e do COL (Comitê Organizador Local) para uma visita operacional no canteiro de obras. A comitiva formada por 40 profissionais verificou ainda o esquema especial de tráfego para o entorno do estádio. O passeio de inspeção teve o objetivo de verificar o andamento dos trabalhos e como funcionarão os projetos relativos à segurança, operações de imprensa, logística, hospitalidade, broadcasting e programa de proteção às marcas. Para o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Mauricio Guimarães, a visita foi mais uma forma das entidades acompanharem de perto a evolução da Arena Pantanal. “Na última visita da comissão, em janeiro deste ano, os membros do COL e da FIFA viram estádio na sua construção. Hoje, mais próximo da sua conclusão, estão observando detalhes finais de todo processo de trabalho para os dias de jogos”, afirmou Guimarães. Depois da visita a Cuiabá, a comitiva seguiu para a cidade de Manaus, onde fará a inspeção nesta sexta-feira (11).

SEXTA-FEIRA (11 DE OUTUBRO DE 2013)

Valcke critica Arena Pantanal, mas nega mudança de discurso


Após visita rápida o canteiro da Arena Pantanal, esta semana, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke que deixou Cuiabá elogiando as obras da Copa do Mundo na cidade, apresentou outro tom nesta quinta-feira (10). Ele manifestou sua preocupação com três estádios da Copa do Mundo, onde incluiu Cuiabá. Brasília e Curitiba também foram alvo de críticas. O dirigente da Fifa deixou claro que não está muito satisfeito com o que viu na Arena Pantanal, já que pediu atenção redobrada com relação ao prazo de entrega. O francês tomou conhecimento que a Arena Pantanal teve a instalação de cadeiras interrompida porque foram comprados assentos muito caros e de qualidade superior à necessária. Assim como Cuiabá, Curitiba também entrou no foco das preocupações depois de ter a obra embargada por falta de segurança para os operários.

No embalo da Copa, Cuiábá formata Plano Estratégico de olho no futuro

Embalado com as conquistas e oportunidades que a Copa do Mundo gerou a Cuiabá, o prefeito Mauro Mendes entregou nesta quinta-feira (10), ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, o Plano Estratégico de Cuiabá. A entrega ocorreu durante reunião com representantes de outros cinco municípios do Estado que também aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do TCE-MT. Os objetivos e metas para o período de 2013-2023 a serem alcançados pela Prefeitura de Cuiabá, foram apresentados de modo a transformar a cidade na “Capital do Pantanal e do Agronegócio”. O prefeito Mauro Mendes afirmou que o Plano Estratégico é uma ferramenta que pretende mudar a realidade de Cuiabá. “Tudo o que esperamos fazer no longo prazo deve ser muito bem planejado. A partir de estratégias assim, com definição de metas claras para a execução de políticas públicas, levaremos a cidade a ser reconhecida em todo o Brasil e também no mundo”, afirmou.

Com nova licitação das cadeiras, custos da Arena Pantanal podem aumentar

Ao que parece o período de turbulência na Arena Pantanal, em Cuiabá, ainda não passou. Segundo reportagem do UOL, desta sexta-feira (11), com o cancelamento da primeira licitação para aquisição dos assentos do estádio, os custos podem aumentar na obra. Empresa vencedora diz que não irá participar do novo pregão. As obras podem custar mais por conta de dois motivos: O primeiro é que terá de ser pago um valor extra para a nova empresa que vai realizar o serviço – a fornecedora terá um terço do tempo previsto para concluir a instalação. O segundo é uma possível indenização que a Kango Brasil venha cobrar do governo. O secretario da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), inclusive admitiu a chance de acontecer um processo. A companhia pode pedir o ressarcimento dos gastos que teve até agora em virtude do contrato, como compra de matéria-prima e contratação de funcionários.

De olho na Copa, prefeitura notifica 28 estabelecimentos irregulares

A Prefeitura de Cuiabá intensificou a notificação de estabelecimentos na capital e 28 foram aplicadas a bares e lanchonetes fiscalizadas na 1ª etapa da Operação Limpa Bares. Objetivo é melhorar o atendimento ao consumidor com vistas ao Mundial de 2014. A iniciativa é do Comitê Pró-Copa da Prefeitura de Cuiabá, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, e polícias Civil e Militar. Na quarta-feira (09) aconteceram as vistorias no bairro São João Del Rey, com intuito de diminuir o número de estabelecimentos comerciais que funcionam irregularmente. Ao todo, dezoito pontos comerciais foram fiscalizados, mas nenhuma multa foi aplicada até o momento. O prazo para que os estabelecimentos resolvam as pendências é de 30 dias. Essa ausência de penalidade, segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Zidiel Coutinho, é uma postura adotada pela Prefeitura de Cuiabá como forma de primeiramente orientar os comerciantes.

Rede de Controle recomenda pregão eletrônico para compra de cadeiras

Após a polêmica de suposto superfaturamento na compra das cadeiras para a Arena Pantanal e o lançamento de nova licitação pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), além do recuo na cobra dos enxovais pela Secretaria de Assistência Social (Setas), o governo de Mato Grosso decidiu priorizar o formato de pregão eletrônico. Principal alvo de críticas por conta de licitações consideradas pouca claras, o governador Silval Barbosa (PMDB) determinou que fossem buscadas alternativas de controle e transparência no processo. No caso do “Enxoval dos Sonhos”, seriam destinados quase R$ 10 milhões para a compra de120 mil kits de cama, mesa e banho. E a licitação para compra de cadeiras da Arena do Pantanal, cancelada pela Secopa após notificação do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF), por suspeita de direcionamento de licitação para a empresa responsável pela instalação dos assentos, serviram de mote para o debate da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Jansen Thiago M. gomes de lara, em 12/10/2013 às 14:12
NÓS DA RUSGA LIBERTÁRIA, DO MRS E DO AUTONOMIA E LUTA CONVOCAMOS TODOS OS CUIABANOS PARA OS PROTESTOS CONTRA A COPA. NESTES PROTESTOS TODOS SÃO BEM-VINDOS, COM SUAS BANDEIRAS DE RECLAMAÇÕES SEJAM INDIVIDUAIS OU COLETIVAS. CHEGAMOS EM UM MOMENTO DECISIVO PARAA REVOLUÇÃO, NÓS CUIABANOS DEVEMOS NOS UNIR NESTA LUTA. QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE AS MANISFESTAÇÕES, OU CONSELHOS PARA AS NOSSAS LUTAS É SÓ NOS PROCURAREM NAS ESCOLAS PÚBLICAS, NOS BAIRROS E NA UFMT. VIVA A REVOLUÇÃO E O SOCIALISMO LIBERTÁRIO.
Sitevip Internet