Notícias / Geral

19/04/2014 - 17:26

Visita de ministro a obras da Copa marcou a semana em Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi em sua visita a Cuiabá na última quinta-feira

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi em sua visita a Cuiabá na última quinta-feira

A visita do ministro das Cidades, Gilberto Occhi às obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, na última quinta-feira (17), foi o principal destaque da semana na capital. O ministro que vistoriou o Centro de Operações do VLT e o aeroporto em Várzea Grande, ainda conheceu a Arena Pantanal, estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. Considerando proveitosa a visita, o ministro assegurou que as obras do VLT estarão prontas até dezembro deste ano. Ele ainda assegurou que o Ministério das Cidades seguirá como parceiro do Governo do Estado e oferecerá todo o apoio para a realização da Copa. Por outro lado, o viaduto do Tijucal, inaugurado na sexta-feira da semana passada, já teve que passar por obras de restauração. A Arena Pantanal teve a confirmação de mais dois jogos importantes: Cuiabá x Internacional, pela Copa do Brasil e Flamengo x Bahia, pela Série A do Brasileiro, ambos em maio. Confira os fatos que marcaram a semana da Copa em Cuiabá

SEGUNDA-FEIRA (14 DE ABRIL DE 2014)

Feirantes e camelôs devem realizar protesto por melhorias na região do Porto


Depois dos permissionários do Verdão que resistem à ordem de desapropriação para obra do estacionamento da Arena Pantanal, foi a vez dos feirantes e camelôs do bairro Porto baterem o pé. Revoltados com os atrasos das obras do Córrego Oito de Abril, eles pretendem realizar um protesto nesta segunda-feira (14) de manhã. Os feirantes prometem paralisar a avenida 13 de Junho durante todo o dia para exigir pavimentação da região que está em obras e em condições precárias de trânsito há pelo menos cinco meses. Ao justificar o movimento, a camelô Ana Bezerra, relatou que vários comerciantes estão sofrendo muito com a falta de asfalto e com as obras que não terminam. Segundo ela, os feirantes convivem com riscos diariamente, por conta da falta de estrutura.

Projeto de Taques amplia punição para manifestantes mascarados; Lei pode valer para a Copa

Os manifestantes mascarados que usam o expediente do vandalismo em protestos por todo o país, entraram na mira do Senado Federal. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examina, nesta quarta-feira (16), substitutivo de Pedro Taques (PDT-MT) que altera o Código Penal para aumentar as penas para crimes cometidos durante manifestações populares ou concentração de pessoas. A lei deve entrar em tramitação e pode entrar em vigor para a Copa do Mundo. O propósito do projeto de Taques é endurecer contra os vândalos. No texto, é considerado agravante para a pena o uso de máscara, capacete ou outro expediente que dificulte a identificação de quem comete o crime. As medidas visam reprimir o vandalismo nas manifestações. Taques relatou o anteprojeto do novo Código Penal na comissão especial - presidida pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) - criada para tratar do assunto.

Após dois adiamentos, Dilma vem a Cuiabá para inaugurar Arena Pantanal em véspera de jogo com ‘casa cheia’

Menos de duas semanas após adiar sua vinda, a presidenta Dilma Rousseff (PT) confirmou que vem a Mato Grosso, provavelmente no próximo dia 24 (pode ser adiado para 25), para a inauguração da Arena Pantanal Governador José Fragelli, sem a presença de público. Ela dispensou a tarde do dia 26, quando o Luverdense, de Lucas do Rio Verde, representante de Mato Grosso na Série B do Brasileirão, estréia contra o Vasco da Gama, com público esperado em cerca de 40 mil torcedores. O anúncio partiu do governador Silval Barbosa (PMDB), na manhã desta segunda-feira (14/04), após a entrega de 63 caminhões caçamba para prefeituras do Estado. “É a brecha que exista na agenda da presidenta Dilma e é uma imensa satisfação recebê-la novamente em Mato Grosso”, ponderou ele, ao lembrar que, em menos de seis meses, é a terceira visita da presidenta.

Obra de fundação do projeto Porto-Cuiabá avança; local servirá de ponto de encontro dos turistas

Um dos principais projetos na questão turística de Cuiabá, o projeto Porto-Cuiabá está avançando rapidamente segundo a Prefeitura de Cuiabá. Com o término da fase atual, que é o de fundação, começará a ser feita a parte visível da obra que será a implantação do primeiro deck, quiosques e ciclovia, por exemplo, num trecho de 180 metros. O secretário municipal de Obras Públicas, Marcelo Oliveira – responsável por coordenar a obra -, foi até o local das obras no final de semana e conferiu como estão os trabalhos. O terreno já está limpo e compactado, com muros de contenção feitos no sistema gabião de gaiolas, montado para dar suporte à orla, que no total compreenderá um trecho de 1.350 metros. As árvores históricas que serão preservadas pela Prefeitura de Cuiabá também já foram identificadas. No primeiro trecho são 80 espécies que serão mantidas, entre elas buriti, babaçu, cambará rugoso, ingá, gonçaleiro e ipê.

Comerciantes protestam por demora em obra da Copa do Mundo e interditam trecho de 13 de Junho

A rua 13 de Junho ficou parcialmente interditada na manhã desta segunda-feira (14) por conta de um protesto dos permissionário que atuam no Centro Popular de Compras, instalado ao lado do Mercado do Porto, em Cuiabá. A principal reivindicação é quanto à conclusão de uma obra para a Copa do Mundo bem em frente ao centro de compras. Irritados, chegaram a colocar fogo em pneus e uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a se deslocar para área. Com a intervenção para os trabalhos referentes ao córrego 8 de Abril, o acesso é muito complicado na região, o que incide sobre as vendas. Em menos de 15 dias, essa é a segunda vez que as obras são alvos de protestos naquela região. “Há pelo menos oito meses estamos no aguardo da finalização dessa cratera que abriram bem na frente do Centro. É quase impossível que as pessoas cheguem aqui pra fazer compras”, reclama a vendedora Ana Bezerra. Munida com nariz de palhaço, ela conta que é assim que se sente. “Palhaçada o que estão fazendo. Uma irresponsabilidade desconsiderando pais de famílias que precisam trabalhar pra sobreviver”.

MPE aciona governo e manda paralisar obra da Copa

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso resolveu entrar com uma ação civil pública requerendo a adoção de uma série de providências para evitar novos deslizamentos nas obras de revitalização do Córrego Mané Pinto, na Avenida 8 de Abril, no Porto. Além da interdição temporária ou a restrição do tráfego de veículos pesados na Av Manoel José de Arruda, nas proximidades da Rua 13 de Junho, foi requerida, em caráter liminar, a realização de ações emergenciais para a drenagem adequada da água represada no local de forma a evitar inundações no bairro Porto. Na ação, o MPE também requer a adoção de providências para a contenção dos taludes nas marginais do Córrego Mané Pinto, especialmente nas proximidades da ETA Porto e do Mercado Municipal. As obras de revitalização da Orla do Porto também deverão ser paralisadas até que sejam adotadas todas as providências necessárias para a contenção da erosão do Córrego Mané Pinto no local.

TERÇA-FEIRA (15 DE ABRIL DE 2014)

De olho na Copa, Prefeitura de Cuiabá dá início a revitalização de 14 praças


O município acelerou o processo de 'embelezamento' da capital para a Copa do Mundo de 2014. A Prefeitura de Cuiabá já começou a revitalização que alcançará 14 praças da região central da Capital, com vistas ao Mundial. As primeiras a passar por obras são as Praças Santos Dumont e Major Bueno, que devem ser entregues já na próxima semana. Com um custo orçado em aproximadamente R$ 400 mil, a revitalização das 14 praças compreenderá reparos na estrutura, pintura, jardinagem, poda das árvores, conserto de bancos e troca da iluminação por lâmpadas de LED entre outros serviços realizados nas praças. A revitalização trará um novo aspecto para as praças, segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. “Cuiabá ganhará uma nova cara. Teremos espaços onde a população poderá aproveitar para o lazer, além de receber bem os turistas que chegarão para a Copa do Mundo“, disse ele, contando que as próximas serão as Praças Ipiranga e Eurico Gaspar Dutra, conhecida como Praça Popular.

Inaugurado na sexta, asfalto do viaduto do Tijucal já passa por reparos

A história se repete. Mais uma vez uma obra de mobilidade urbana da capital deu problema após ser inaugurada. A ‘bola da vez’ foi o viaduto do Tijucal, que foi liberado na última sexta-feira (11). O asfalto já precisou passar por reparos na noite de segunda-feira (14). Fato vem se tornando comum em construções entregues recentemente. O local que passou por reparos está cercado por cones e os agentes de trânsito (amarelinhos) orientam os condutores para evitar que passem na parte reparada, segundo o G1. A intervenção dos agentes é necessária para evitar possíveis acidentes em cima do elevado. O viaduto que foi entregue pelo governador Silval Barbosa (PMDB) na sexta-feira, em cerimônia rápida, faz parte do Complexo do Tijucal que está sendo construído com vistas a Copa do Mundo de 2014. Além do elevado ainda haverá uma trincheira – com 720 metros de extensão - e uma rotatória.

Cuiabá tem duas partidas com ingressos esgotados para a Copa do Mundo

A Arena Pantanal, em Cuiabá, tem duas partidas com ingressos esgotados no primeiro dia de venda, da última etapa de comercialização dos bilhetes para a Copa do Mundo. Nos confrontos entre Chile e Austrália e Japão e Colômbia, não há mais disponibilidade para nenhuma das categorias (1,2,3 e 4). Ainda é possível encontrar para os portadores de necessidades especiais. Os confrontos entre Rússia e Coréia do Sul e Nigéria e Bósnia Hezergovina são os que têm maior disponibilidade e não parecem despertar interesso dos torcedores. Nestas partidas ainda é possível encontrar ingressos para as categorias (1,2 e 3) e também ngressos especiais (obesos, portadores de mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas). Os torcedores precisam ficar atentos, já que esta etapa de vendas segue até a Copa do Mundo de 2014. Portanto novas oportunidades de compra para jogos em que não há mais nenhum bilhete podem surgir. Isso porque, entradas que forem devolvidas por torcedores ou parceiros Fifa podem ser recolocados à venda. As vendas estão sendo realizadas exclusivamente no site da Fifa (www.fifa.com/ingressos).

QUARTA-FEIRA (16 DE ABRIL DE 2014)

Seleção que jogará em Cuiabá é a campeã de rejeições na venda de ingressos da Copa


Com a fama de 'azarada' no sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2014 por não receber nenhuma seleção campeã mundial, Cuiabá vai acolher a equipe campeã na rejeição na venda de ingressos para o Mundial. A seleção de Bósnia e Herzegovina, aúnica estreante entre as 32 que disputarão da Copa do Mundo 2014, não atraiu a atenção dos brasileiros. Enquanto muitos torcedores enfrentaram filas online pelos duelos mais concorridos, nesta terça-feira, dia em que foi aberto o último período de venda de ingressos para o Mundial, duas partidas - uma delas na Arena Pantanal - do time bósnio tinham bilhetes disponíveis para todos os setores dos estádios. A seleção da Bósnia começará sua caminhada na Copa 2014 contra a Argentina, no Rio de Janeiro, em 15 de junho. Este é o único jogo cujos ingressos foram totalmente vendidos – os bilhetes para os três compromissos argentinos estão esgotados.

Obras na trincheira Santa Rosa caminham para a etapa final

Já com três acessos liberados para o trânsito - a rotatória e as duas marginais no sentido Círculo Militar (ida evolta) -, a trincheira Santa Rosa caminha para a etapa final das obras. Nas próximas semanas mais duas marginais - no sentido Parque Mãe Bonifácia - serão liberadas e permitirão um novo fôlego ao trânsito na região do bairro Duque de Caxias. A construtora Camargo Campos, responsável pela obra prometeu entregar a trincheira até o final do mês de maio, às vésperas da Copa do Mundo. Depois da liberação da pista lateral da trincheira Santa Rosa, sentido Verdão-Goiabeiras, os motoristas que percorrem, pela Avenida Miguel Sutil, ganharam uma nova opção para a circulação de veículos. Os trabalhos continuam no canteiro de obras com serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação das marginais, entre outras atividades.

Operação no trânsito para jogo do Luverdense será nos moldes da Copa; Restrição será maior

O jogo entre Luverdense e Vasco, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, terá supervisão do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa. A partida marcará a inauguração oficial da Arena Pantanal, neste dia 26 (sábado). Por conta disso, a restrição de acesso dos veículos será maior da que aconteceu na primeira partida entre Mixto e Santos (SP). A operação do COL na partida será similar à da Copa do Mundo em aspectos de segurança, competição (preparação do gramado e gandulas), transporte, trabalho dos voluntários, limpeza, serviço aos espectadores e tecnologia. Como o objetivo é simular o planejamento feito para a Copa do Mundo de 2014, a restrição de entrada de veículos e torcedores no entorno do estádio será aumentada e funcionará nos moldes de quando acontecerem os jogos do Mundial. Os detalhes ainda estão sendo acertados entre a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e a Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU).

QUINTA-FEIRA (17 DE ABRIL DE 2014)

Flamengo deve mandar jogo do Brasileirão na Arena Pantanal


Cuiabá está prestes a receber mais uma partida de um grande time do cenário nacional brasileiro. Segundo oUOL, o Flamengo deverá mandar uma partida na capital mato-grossense. O jogo seria válido pelo Campeonato Brasileiro. Além de Cuiabá, outras cinco cidades devem receber a equipe. O principal motivo da excursão do rubro-negro carioca são as receitas que devem ser geradas. A expectativa é que o lucro da equipe chegue a R$ 7 milhões com a realização dos seis jogos. No fim do ano passado o Flamengo usou da mesma estratégia para encher os cofres. No próximo domingo a equipe estréia no Brasileirão contra o Goiás, jogando no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Manaus ou Natal devem receber também uma partida da equipe carioca, contra o Bahia, no dia 21 de maio. A cidade que não for escolhida, será o próximo destino do time que ainda deve jogar novamente em Brasília e também em Cuiabá e Fortaleza.O flamengo espera lucrar pelo menos R$ 1 milhão por jogo realizado fora do Rio de Janeiro.

Ministro garante que VLT estará pronto em dezembro deste ano

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, fez uma visita nesta quinta-feira (17) a Cuiabá. O principal motivo da viagem é acompanhar a situação das obras que estão sendo construídas para a Copa do Mundo de 2014, na cidade. Gilberto garantiu o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pronto em dezembro. Gilberto chegou por volta das 08h30 no Aeroporto Marechal Rondon e já aproveitou para verificar como está a situação das obras no terminal aeroviário de Cuiabá. O local não ficará totalmente pronto para o Mundial e apenas a parte nova estará disponível segundo a Infraero. Isto deve acontecer até o dia 30 de maio, segundo o ministro. Logo depois, a bordo do helicóptero do CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas), o ministro fez uma vistoria aérea pelas obras de mobilidade urbana que estão sendo construídas no município. Além do Governador Silval Barbosa, também estavam presentes o Secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães e algumas autoridades do Estado.

Silval confia que obras da Copa serão aprovadas e admite ceder para aliados em marketing eleitoral

Independente da exigüidade do prazo, o governador Silval Barbosa (PMDB) afiançou que quase todas as obras da Copa do Pantanal Fifa 2014 na Grande Cuiabá serão concluídas antes do evento. Ele entende que, quando compreendidas pela sociedade em sua relevância para melhorar o dia-a-dia de todos, receberão aprovação majoritária da população. A tese de Silval foi sustentada ao lado do novo ministro das Cidades, Gilberto Occhi, durante visita às obras de mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, na manhã desta quinta-feira (17/04), com parada na Arena Pantanal Governador José Fragelli. Os candidatos ao governo do Estado e Senado da República pela base aliada poderão usar as obras da Copa do Pantanal como conquista do grupo de sustentação a Barbosa. “A maioria das cidades sede da Copa desistiram de diversas obras de mobilidade urbana. Tivemos a coragem de perseverar”, pontuou Barbosa, para a reportagem do Olhar Direto, à saída da Arenda Pantanal. “Sem dúvida, com a chegada do período de estiagem, creio que temos condições de entregar praticamente todas as obras de mobilidade urbana até fins de maio. E esse é o nosso foco”, afiançou o governador.

Governo e prefeitura definem detalhes do plano de mobilidade para jogo do Luverdense

Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá definiram os detalhes do plano de mobilidade urbana para o jogo entre Luverdense e Vasco, válido pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que acontece no próximo dia 26 (sábado). A área de restrição veicular será a mesma para os jogos da Copa do Mundo. Os portões do estádio serão abertos ás 12h20 (três horas antes do início do jogo, programado para acontecer ás 15h20). Os bloqueios nas vias serão feitos por agentes de trânsito (Amarelinhos) e pela Polícia Militar, a partir das 11h, até às 19h20. Na Avenida São Sebastião, o trânsito será proibido no trecho entre as Avenidas 8 de Abril e Agrícola Paes de Barros. Apenas os moradores do entorno da Arena poderão passar pelos bloqueios, uma vez que não será permitido estacionar nas imediações do estádio. E, tal como na Copa do Mundo, também não será permitido o comércio de ambulantes na região. O acesso à Policlínica do Verdão será pela Rua da Saudade.

Jérôme Valcke retorna a Cuiabá na próxima quarta-feira

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, retornará na próxima quarta-feira (23) para visitar Cuiabá, cidade-sede de quatro partidas da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. O novo ‘tour' da comitiva passará ainda por São Paulo, Curitiba e Fortaleza. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo e os membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Bebeto e Ronaldo também devem estar presentes. Na manhã da quarta-feira Valcke visitará uma das escolas – Escola Municipal Maria Ambrósio, no bairro Jardim Imperial - onde o projeto FIFA Football for Health está sendo implementado. Após o compromisso, a comitiva segue juntamente com o governador Silval Barbosa (PMDB) e o prefeito Mauro Mendes (PSB) em direção à Arena Pantanal. Antes, no dia 22 (terça-feira), outras duas cidades-sede serão visitadas. A primeira parada é em São Paulo, onde os membros da Fifa e COL se reunirão com a vice-prefeita de São Paulo e coordenadora da SPCOPA, Nádia Campeão, o secretário estadual de planejamento e desenvolvimento regional, Julio Semeghini, e representantes do clube numa visita à Arena Corinthians.

SEXTA-FEIRA (18 DE ABRIL DE 2014)

CBF confirma Cuiabá e Internacional para 1º de maio na Arena Pantanal


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta quinta-feira, no começo da noite, que a primeira partida entre Cuiabá e Internacional, pela segunda fase da Copa do Brasil, para o dia 1º de maio, às 18h30 (horário de Mato Grosso), na Arena Pantanal. Se o Dourado conseguir provocar o jogo de volta (não pode perder na Arena por dois gols de diferença), ele ocorrerá no estádio Beira Rio, dia 15 de maio, às 21h50min. As duas partidas acontecem em uma quinta-feira. Com isso, os jogos devem ser transmitidos apenas nos canais fechados. Pela primeira vez desde a sua fundação, em 2003, o Cuiabá passou da primeira fase na competição. O atual campeão mato-grossense quer continuar fazendo história e desta vez contra o atual campeão gaúcho.

Governo confirma jogo da Serie A entre Flamengo e Bahia na Arena Pantanal

Confirmado. O governo do Estado acertou a realização de mais um jogo envolvendo grandes clubes do futebol brasileiro. No dia 21 de maio (quarta-feira) o Flamengo irá enfrentar o Bahia, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2014. A partida deve ser a última da Arena Pantanal antes da Copa do Mundo. “Ainda não é a vez do meu Palmeiras, mas sei o tamanho que a torcida do Flamengo tem em Mato Grosso e também da presença dos torcedores baianos. Esse jogo mostra a importância da Arena Pantanal. Estamos colocando Mato Grosso na rota dos grandes jogos e também na rota dos grandes eventos nacionais”, disse o governador Silval Barbosa (PMDB). O Olhar Copa havia adiantado a vontade do rubro-negro carioca de realizar uma partida na Arena Pantanal. O jogo em Mato Grosso pode ser uma oportunidade para a diretoria da equipe encher os cofres. A expectativa é que o clube consiga lucrar cerca de R$ 1 milhão por cada partida fora do Rio de Janeiro.

Tráfego em ponte entre Cuiabá e Várzea Grande será liberado neste sábado

Quem precisa vir de Várzea Grande para Cuiabá não necessitará mais enfrentar longos minutos de espera em desvios. O tráfego de veículos sobre a ponte Júlio Müller, no sentido Várzea Grande-Cuiabá, será liberado neste sábado (19). Apesar de proporcionar maior agilidade, os condutores devem manter-se atentos, pois a liberação é parcial, ou seja, em apenas uma faixa. De acordo com a Secopa-MT e o Consórcio VLT, o acesso à ponte para quem precisa vir à Cuiabá será feito apenas pela Alameda Júlio Muller. A outra faixa de rolamento da ponte permanecerá bloqueada e será utilizada para o tráfego de veículos e trabalhadores do consórcio que realizam a construção de uma nova ponte sobre o rio Cuiabá.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet