Notícias / Copa 2014

27/05/2014 - 08:28

À espera de turistas, cuiabanos se preocupam com infraestrutura e apostam em hospitalidade na Copa

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

À espera de turistas, cuiabanos se preocupam com infraestrutura e apostam em hospitalidade na Copa
 Quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, milhares de torcedores estrangeiros pelas ruas e um grande ponto de interrogação no centro da capital mato-grossense. Resumidamente, este deve ser o cenário que os cuiabanos começarão a acompanhar daqui a 16 dias quando os jogos tiverem início.

Veja mais:
"Turistas foram enganados’ e encontrarão outra realidade em Cuiabá, dispara presidente do Sindetur
A menos de 100 dias da Copa, cuiabanos reclamam de “preguiça” nas obras

A reportagem do Olhar Copa perguntou a vários moradores da Grande Cuiabá sobre as expectativas para o Mundial de 2014 e como a cidade irá se portar diante de tantos turistas estrangeiros. Com poucos investimentos no turismo, a cidade deixa a desejar e pouco terá para oferecer aos que vierem.

Um dos fatos que gerou a maior preocupação para os cuiabanos é o da cidade ainda ser um canteiro de obras às vésperas do início do evento. O cenário pouco deve mudar até o dia 12 de junho e, portanto, esta será a realidade de Cuiabá para a Copa do Mundo. Para os mato-grossenses resta servir o que têm de melhor: a hospitalidade.

O torneio ainda nem começou e a cidade já teve sua imagem arranhada na imprensa nacional e internacional nas últimas semanas. O aeroporto causa espanto aos turistas enquanto a cidade assusta por ter várias obras ainda inacabadas. Porém, as autoridades continuam com o discurso de que Cuiabá é a capital que mais aproveitou a Copa do Mundo e será outra após a realização do evento.

Confira a expectativa dos cuiabanos para o Mundial de 2014:

NAYANA BRICAT, Estudante

“A expectativa poderia ser maior caso a cidade estivesse preparada para receber os turistas. Não tem como pensar somente no espírito esportivo com o caos que está Cuiabá. Para a capital será bom vir pessoas de fora para conhecer a região, mas acredito que não sairão daqui com boa impressão. Mas, isso não acontecerá somente em Mato Grosso. O país como um todo ainda não está com a infraestrutura preparada para receber um evento desse porte”.

JOÃO MARCOS ALE, Estudante

“Não estou esperando muita coisa, visto que para grande parcela dos brasileiros os jogos serão vistos apenas pela televisão. Então, a Copa no Brasil, não será para os brasileiros em massa e sim para grande parte dos turistas, dos políticos e das grandes corporações que vão lucrar muito com o evento. Cuiabá não está preparada pra receber os estrangeiros. Até porque o turismo aqui não é muito valorizado, vai ter problema de comunicação, a cidade não está organizada e estruturada. Enfim, vamos passar vergonha e a imagem que ficará não será nada bonita”.

GABRIELA PIAIA, Comerciante

“Espero que a Copa do Mundo traga um crescimento e reconhecimento internacional para a nossa cidade. A maioria dos ingressos vendidos (65%) são para estrangeiros. Infelizmente não vai ser perfeito porque as obras tiveram varias polêmicas. Nós inclusive fomos chamados de ‘cidade do improviso’. Acredito que a infraestrutura vai deixar a desejar no município, mas a recepção calorosa do povo cuiabano ajudará a amenizar os problemas”.

GABRIEL LUCAS, Vendedor

"A expectativa para a Copa do Mundo aqui em Cuiabá é a melhor possível. Eu espero que a cidade consiga suportar a quantidade de pessoas que devem vir assistir aos jogos. Acredito também que a impressão para os estrangeiros seja muito boa, apesar da infraestrutura que deixa a desejar".

LÉLIA MORAES, Servidora pública do Município

"De um modo geral será uma experiência inovadora para o estado de Mato Grosso que irá expor a sua capacidade de promover eventos desportivos, mostrar a sua cultura, flora e fauna para o Brasil e em troca irá se enriquecer culturalmente através desse contato com pessoas de outros países. Um dos problemas é que nossa capital não apresenta muitas opções de bares, restaurantes e teatros e a locomoção até o presente momento está prejudicada pelas obras de mobilidade urbana. Sob o ponto de vista da infraestrutura da capital, sairão com uma impressão não muito boa. Entretanto quanto à receptividade do povo cuiabano, com certeza sairão muito satisfeitos".

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Ademir, em 27/05/2014 às 16:37
O que este Governo mais fez foram buracos e buracos, lama, barro, sujeira, péssimos desvios e sinalização e nada pronto para a Copa do Mundo, isto que já era zero no Turismo, Chapada, Pantanal, Nobres estão padecendo e vamos ver turistas dizerem, se isto está pronto para nós que somos turistas, não queria nem imaginar antes, uma vergonha!!!
Sitevip Internet