Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

Arena Pantanal corre risco de sediar Copa sem tecnologia de ponta das operadoras de celular

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

 Os diretores das duas maiores operadoras de celular que atuam em Mato Grosso admitem ser exíguo o tempo para a instalação dos equipamentos na Arena Pantanal para sustentar a tecnologia 4G, em transmissão de voz e dados. E, embora não tenham colocado o risco de forma explícita para a CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa de Mato grosso, os executivos deixaram tácito que existe uma corrida contra o tempo.

Veja mais:
Oi começa a oferecer tecnologia 4G em Cuiabá; Planos a partir de 59 reais
Empresas de telefonia devem cumprir prazo para instalar 4G, diz ministro

“Precisamos de licenças [ambientais] do município e do Estado. Há necessidade de diversos outros aspectos, como impacto de vizinhança, para que se inicie efetivamente a instalação dos transmissores”, explica o gerente da Vivo, Daniel Encarnação.

Por conta das exigências burocráticas, uma operação normal para instalação de equipamentos na Arena do Pantanal – antigo Estádio Verdão – dura pelo menos três ou quatro meses, em se tratando de antes 4G. Além disso, a reportagem do Olhar Direto/Copa apurou que existe necessidade de declaração municipal, autorização do proprietário do local e outras exigências formais.

A diretora da Companhia Claro no Centro–Oeste, Soraia Tupinambá, não quis fazer prognóstico sobre prazo para implantação dos aparelhos, na Arena. Ela apenas admitiu que “seria muito melhor que o processo já tivesse sido iniciado”.

Os questionamentos foram formulados pelos deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco (DEM) e Wagner Ramos (PR), membros da Comissão. Estranhamente, o deputado Guilherme Maluf (PSDB), relator da CPI e um dos principais críticos das operadoras, não compareceu à oitiva das operadoras Claro e Vivo.



O presidente da (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Nininho Bortolini (PR), mandou notificar a Secretaria Extraordinária da Copa do Pantanal (Secopa) sobre as necessidades das operadoras, em relação à Arena. “Vamos cobrar o cumprimento dos prazos e até mesmo exigir a punição pelo não cumprimento desses compromissos”, argumenta Nininho, embora o titular da Secopa, secretário Maurício Guimarães, seja seu colega no Partido da República.

Outro lado
Maurício Guimarães informou, via assessoria, que as portas da Arena Pantanal estão abertas para as operadoras e que vem dialogando com os representantes das empresas. “O diálogo com as operadoras tem sido intensificado, nas últimas semanas. E não há empecilho para que iniciem a trabalhar logo na Arena”, informou Guimarães, via assessoria.

No dia 2 de abril, em princípio, acontece o primeiro jogo oficial, como evento teste, no local, como o jogo Mixto X Santos, pela Copa do Brasil 2014.

Depois, no dia 12 de abril, a Arena do Pantanal deve receber o maior clássico do Brasil: Flamengo X Corinthians. Além disso, os jogos dos clubes de Mato Grosso nas séries B, C e D do Campeonato Brasileiro devem ser mandados na Arenda.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa