Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

Com apenas dois jogos, Copa do Mundo 'levou' um Maracanã para Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

 As duas partidas da Copa do Mundo realizadas na Arena Pantanal, em Cuiabá, mostraram um cenário que o futebol mato-grossense não vê há tempos. O público presente no estádio superou as expectativas e mesmo com seleções de pouca expressividade no futebol mundial o estádio teve um ótimo público até o momento.

Veja mais:
Jogo Rússia x Coréia do Sul em Cuiabá teve outra festa nas arquibancadas; veja fotos
Arena Pantanal passa pela primeira prova na Copa em noite de festa chilena; veja fotos

Os jogos Chile x Austrália e Rússia x Coréia do Sul levaram 77.878 pagantes até o novo estádio cuiabano em menos de cinco dias, o que encheria o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (para o torneio o estádio tem a capacidade de receber 74.738 pessoas). Um público infinitamente maior do que a Arena Pantanal já recebeu. Até o início do Mundial de 2014, quatro jogos oficiais foram realizados no local.


(Foto: Jardel Arruda - Olhar Direto)

Nestas quatro partidas realizadas antes do Mundial – Mixto x Santos (Copa do Brasil); Luverdense x Vasco (Série B); Cuiabá x Internacional (Copa do Brasil) e Santos x Atlético Mineiro (Série A) - a soma de público foi de 60.378 pagantes.

A média de público destes quatro jogos é de pouco mais de 15 mil pessoas. Se os números forem comparados com o campeonato mato-grossense a diferença é absurda. O estadual de 2014 teve uma média de 456 pagantes. A média dos dois jogos realizados até o momento na Arena, pela Copa do Mundo, é de 38.939 pagantes.

A expectativa é que no período pós-copa o estado ganhe algum investimento no futebol regional, o que há muito tempo não acontece. A equipe mato-grossense de maior representatividade no futebol nacional é o Luverdense, que disputa a série B do Campeonato Brasileiro. Porém, a equipe não é da capital mato-grossense e manda apenas os jogos mais importantes no novo estádio.

Por enquanto, restará a Arena Pantanal trazer jogos de maior importância pra encher o estádio e garantir que o local não se torne o tão temido elefante branco, como grande parte da imprensa nacional aponta. Cuiabá ainda receberá mais dois jogos antes de se despedir da Copa do Mundo, são eles: Nigéria x Bósnia e Herzegovina e Japão x Colômbia.


(Foto: Jardel Arruda - Olhar Direto)

A expectativa para estes dois confrontos também é de casa cheia. No site da Fifa – canal oficial de vendas da competição – o jogo entre Nigéria e Bósnia tem ingressos disponíveis apenas para a categoria 1 (a mais cara). Todas as outras já foram comercializadas. Já o confronto entre Japão e Colômbia não tem mais bilhetes a venda. (Os números podem sofrer mudança, já que ingressos podem ser devolvidos por patrocinadores ou torcedores).

Leia outras notícias do Mundial de 2014 no Olhar Copa