Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

Encantado com Arena Pantanal, Blatter vê 'melhor Copa' e vai sugerir Libertadores em Cuiabá

Da Redação - Ronaldo Pacheco

O permanente sorriso no canto da boca do presidente da Fifa, Joseph Blatter, sempre ladeado pelo goverandor Silval Barbosa (PMDB), durante os quase 120 minutos em que permaneceu no interior da Arena Pantanal José Fragelli, em Cuiabá, durante a vitória da Nigéria sobre a Bósnia e Herzegovina, por 1 a 0, demonstraram sua satisfação com a qualidade do empreendimento. "Certamente é mais ecológico do que os melhores estádios da Europa. É um projeto futurista e que merece receber grandes platéias", afirmou o mandatário da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

Leia mais:
Brasil vence Camarões e pega o Chile em Belo Horizonte pelas oitavas de final; veja como foi


Blatter quando esteve em Cuiabá, assistindo Bósnia x Nigéria acompanhado do governador Silval Barbosa Foto: Edson Rodrigues

Blatter ficou ao lado de Silval e do ministro dos Esportes e do ministro Aldo Rebello, dos Esportes e prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá. A reportagem do Olhar Direto apurou com exclusividade o conteúdo de parcela considerável do diálogo de "sir Blatter" com Barbosa. Além da Arena, ele elogiou também o Aeroporto Marechal Cândido Rondon, que o deixou "fortemente impressionado" por estar quase pronto, após anos de obras.

Da Arena, confessou-se "encantado" com as instalações, principalmente telão, telecomunicações, cadeiras, camarotes, iluminação, gramado e vias de acesso.

"Talvez até o presidente da Fifa tenha sido contagiado por algumas críticas sem fundamento. Disseram que estava um completo 'pântano' e vi que ficou no nível dos melhores do Brasil e até da Europa", elogiou ele, referindo-se às reportagens que apontavam lamaçais nas obras do Marechal Rondon.

Blater ficou tão impressionado com a Arena Pantanal que vai sugerir à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que estabeleça 'mando de campo' de jogos do certame nacional na nova praça. "Aqui pode sediar grandes jogos entre os maiores clubes do Brasil. Quem sabe, a CBF pode lutar para trazer até a Champions League da América do Sul [Taça Libertadores], para ser disputada num espaço magnífico, como este", ensinou Blatter, sem levar em conta que, em 2014, os seis clubes brasileiros foram eliminados da competição e nenhum se classificou para as semifinais.

O Brasileirão 2014 já mandou dois jogos na Arena Pantanal: Atlético Mineiro 2 X 1 Santos, pela Série A; e Luverdense 2 X 1 Vasco da Gama, pela Segundona. Também houve dois jogos pela Copa do Brasil: Mixto 0 X 0 Santos e também Cuiabá 1 X 1 Internacional (RS).

"Estou na organização de Copas do Mundo desde 1978, e eu sei o qual difícil é montar uma estrutura como esta [Arena Pantanal]. Mesmo pronto em março, creio que tivemos tempo suficiente para fazer alguns ajustes e agora está correspondendo acima das expectativas não somente dos torcedores, mas também dos jogadores", disse ele, para Barbosa.

O presidente da Fifa cita que a Arena de Cuiabá, praticamente lotada em todos os jogos da Copa, é a prova de que, apesar da descrença de alguns, o Brasil está sediando a "melhor Copa do Mundo da história. Todos amam futebol", elogiou ele. Blatter até brincou que, diante da lotação completa em todos as partidas, o "erro" da Fifa foi não marcar mais jogos - nas fases decisivas da Copa.

Presença constante em Cuiabá desde 2011, o ministro do Esporte, Aldo Rebello, lembrou que sempre confiou nos preparativos de Mato Grosso, que seguiram em ritmo positivo. Aldo Rebello destacou a Blatter que a presidenta Dilma Rousseff (PT) não mediu esforços para ajudar Silval Barbosa na execução das obras da Copa do Pantanal Fifa 2014, seja na Arena, no aeroporto ou na mobilidade urbana.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa