Imprimir

Notícias / VLT

Obras de viadutos do VLT avançam e entram na reta final; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

A construção dos viadutos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Aeroporto continuam avançando e já entraram na reta final. O Consórcio VLT concluiu o lançamento das vigas pré-moldadas nos dois elevados, finalizando mais uma etapa das obras referentes à superestrutura.

Veja mais:
Viaduto do aeroporto já recebeu todas as vigas; obra vai para a conclusão; veja imagens
Correção de pilares do viaduto da UFMT enfim é concluída; fotos

As estruturas foram feitas para a passagem do VLT que irá ligar o Aeroporto (localizado em Várzea Grande) ao Centro Político Administrativo (CPA) e também o Coxipó ao Centro. Um deles é ferroviário (do Aeroporto), apenas para a passagem do VLT, e o outro (da UFMT) é rodoferroviário, para tráfego dos trens e demais veículos. Para a implantação do VLT estão em construção cinco viadutos, sendo quatro em Cuiabá e um em Várzea Grande.

No viaduto da UFMT – que está com 87,7% das obras concluídas – serão iniciadas em breve o pavimento e acabamento para que as pistas (direita e esquerda) possam ser usadas pelos condutores. Os trabalhos ficarão concentrados apenas na pista central do viaduto por onde passará o VLT, onde os operários darão continuidade às atividades para a implantação da via permanente.

Está previsto para as próximas semanas o início dos trabalhos para o encabeçamento do viaduto (terra armada). A próxima etapa prevê a construção das pistas marginais (vias laterais ao viaduto) e da rotatória, sob o elevado.

As obras do viaduto rodoferroviário da UFMT começaram em outubro do ano passado. O elevado terá 428 metros e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT. Será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via permanente do VLT. Atualmente, cerca de 80 trabalhadores atuam nessa frente de obras, em turnos diurno e noturno. Com informações da Secopa

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa