Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Crea constata risco de deslizamento na encosta do viaduto do Despraiado

Da Redação - Wesley Santiago

Perigo de deslizamento. Esta é a situação de uma encosta próximo ao viaduto do Despraiado na capital. O corte realizado pela empresa que está levantando o viaduto está colocando em risco moradores do bairro Santa Helena e caso haja uma forte chuva, tudo pode vir abaixo.

Veja mais:
Inauguração do viaduto do Despraiado não sai e Guimarães vai chamar imprensa
Viaduto do Despraiado não será mais a primeira obra inaugurada da Copa

Não há vegetação no barranco e a descida é íngreme o que pode resultar em um grande estrago para a região além de vítimas. Os quintais das casas ficam próximos a esta encosta que pode deslizar.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) realizou uma inspeção no local e constatou que o corte colocou a rocha em exposição, abrindo a possibilidade de deslizamentos na época das chuvas.

Se uma contenção tivesse sido feita anteriormente com a correção da instabilidade do talude (corte), não haveria o risco. Para corrigir o erro um muro de arrimo tem de ser construído o que deve gerar um alto custo.

A obra seria a primeira entregue na capital, porém sofreu várias alterações nas datas e ainda não se sabe quando estará realmente entregue, com este problema a inauguração pode demorar ainda mais.

O Ministério Público Estadual (MPE) pediu explicações a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) sobre o estado do local. Os moradores não escondem o medo de perderem suas casas em prol do ‘progresso’ da cidade. As casas já apresentam fissuras e os muros estão se deslocando por conta da intervenção.

Secopa - O secretário de Infraestrutura da Secopa, Alysson Sander, recebeu os moradores e após uma reunião de portas fechadas, prometeu a realização de um estudo e os resultados apresentados em no máximo um mês. Ele afirmou que “queremos esclarecer toda a situação, pois eles querem continuar morando no local. Então vamos começar um novo estudo que atenda as necessidades dos moradores”.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa