Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Avenida Parque do Barbado irá integrar motoristas, ciclistas e pedestres; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Integração. Esta é a proposta na avenida Parque do Barbado – que será o caminho usado pelas seleções para acessar o Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT -, localizada entre a av. Fernando Corrêa da Costa e a Archimedes Pereira Lima. A via que tem aproximadamente 1,7 km ganhará ciclovias e vai promover o convívio de ciclistas, pedestres e motoristas, além de trazer uma maior fluidez para o trânsito da região.

Veja mais:
Começa implantação da avenida Parque do Barbado; vídeo e fotos
Prefeitura vai continuar implantação da avenida Parque do Barbado

“O projeto trouxe o conceito de avenida-parque, que inclui pista de caminhada ao lado da pista de rolamento, ciclovia e paisagismo. Além de ser utilizada para melhorar o trânsito, a via também trará opções de lazer à comunidade, já que a ciclovia também tem esse propósito”, disse o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio.

Quem desejar acessar a avenida terá de fazer a rotatória embaixo do viaduto da UFMT. Os condutores também poderão usá-la para acessar a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta é que o trânsito flua melhor para quem vá em direção ao Tijucal.

A obra que está orçada em 23 milhões terá terá 30 metros de largura e uma extensão aproximada 1,7 Km, sendo que ao longo de um trecho de aproximadamente 800 metros do canal será fechado utilizando células de concreto armado.

“A canalização do córrego é feita com células de concreto/bueiros celulares. O processo de construção começa primeiro com a escavação do terreno, segundo a regularização do fundo do canal e execução de um lastro (base) de pedra rachão (pedra tipo brita em tamanho maior). O lastro serve como uma base regular, com um suporte necessário além de contribuir para rebaixamento do lençol freático e, por último, uma camada de concreto para da implantação dos bueiros celulares”, explicou Sampaio.

Além disso, mais 4,8 km de ciclovias serão construídos no local totalizando 6,6 km de faixa exclusiva para os ciclistas – já existem 1,8 km.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa