Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Inaugurações têm início e cidade começa a sentir o legado da Copa; confira vídeo das obras

Da Redação - Wesley Santiago

Após muito sofrimento com os transtornos vivido durante todo o período ‘pré-copa’ a população começa a ser recompensada. No fim de outubro o governo do Estado deu início às inaugurações de algumas obras da Copa do Mundo. A expectativa é que a maioria fique pronta antes do Mundial.

Veja mais:
Silval garante inauguração de viadutos e trincheiras em novembro e diz que não se arrepende de nada
Viaduto do Despraiado será inaugurado na noite da próxima segunda-feira

No dia 29 de outubro (terça-feira), o governador Silval Barbosa (PMDB), deu o pontapé inicial nas inaugurações. Em uma cerimônia no bairro Praeirinho decretou a inauguração das três primeiras obras de um ‘pacote’ de 12 que devem ser entregues até novembro.

A primeira obra inaugurada foi a avenida Engenheiro Quidauguro Marino Santos Fonseca, que permitirá o rápido acesso da Beira Rio ao Coophema através de uma ponte. Depois foi a vez da ponte Benedito Figueiredo que vai permitir o escoamento através da avenida Quidauguro, no sentido MT-040 (que liga ao Parque Cuiabá).Por fim, Silval entregou a pavimentação da rua Camboriú.

Confira o vídeo com o panorama das obras da Copa em Cuiabá (Outubro/2013):



Na ocasião o chefe do Executivo, rechaçou as mudanças que acontecem por conta da Copa do Mundo de 2014: “Estamos vencendo. Hoje começa o desenvolvimento de Cuiabá”. Silval também relatou que as dificuldades foram muitas: “Não fazia ideia de que iríamos ter pela frente com tantas dificuldades. Mas, felizmente, as coisas estão acontecendo”.

Já no dia 31 de outubro (quinta-feira), foram inauguradas outras duas obras: a primeira foi o prolongamento da Rua dos Eucaliptos, no bairro Jardim das Palmeiras. Depois a ponte sobre o Rio Coxipó, na rua dos Eucaliptos, entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima (antiga Estrada do Moinho).

O governador destacou a importância da intervenção: “Esta via será usada como rota de desvio quando as obras de implantação do VLT estiverem sendo feitas na avenida Fernando Corrêa”.

O prefeito, Mauro Mendes (PSB), ressaltou que “Cuiabá é o melhor exemplo das 12 sedes como a cidade que está sabendo construir um legado através do Mundial de 2014. Isso foi dito por várias pessoas durante reunião em Brasília. Eles reconhecem a nível nacional o desenvolvimento da cidade. Vamos entregar uma cidade moderna para a população nos próximos meses”.

Na próxima segunda-feira (18), será inaugurado o viaduto do Despraiado, considerado como uma das ‘grandes obras’ realizadas com vistas à Copa do Mundo de 2014. O evento acontecerá no período noturno e ainda deve contar com queima de fogos. A entrega do elevado já foi adiada por três vezes.

O viaduto da Sefaz, que também já teve os seus problemas, deve estar também na ‘fila de inaugurações’ e logo será inaugurado, o que servirá para desafogar o trânsito em uma das avenidas de maior movimento em Cuiabá – avenida Historiador Rubens de Mendonça, a avenida do CPA.

Confira o andamento das obras nas 12 cidades-sede do Mundial (Outubro/2013):



Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa