Imprimir

Notícias / Arena Pantanal

Fifa admite que pode intervir na construção de estádio em Cuiabá e não descarta redução de sedes

Da Redação - Wesley Santiago

O prazo da Fifa para que as últimas seis arenas estejam prontas está terminando. Faltando praticamente um mês, a situação não é das melhores e preocupa os profissionais da entidade máxima do futebol. Arena Pantanal é uma das que mais preocupam.

Veja mais:
BBC critica atrasos e afirma que estádio ainda não tem condições de receber grandes jogadores
Guindaste desaba na Arena Corinthians e deixa dois operários mortos

Cuiabá, Curitiba e Manaus são as sedes que mais preocupam os dirigentes. Todas as três não chegaram nem a 90% de conclusão e mesmo com modificações nos projetos há duvidas se elas estarão prontas até o prazo final.

O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, admitiu que antes da segunda quinzena de dezembro, o estádio não estará pronto. O governador Silval Barbosa (PMDB), também chegou a admitir que a Arena pode precisar de mais alguns dias além do prazo, para ser concluída.

Jordann não descarta a redução do número de sedes: “O Brasil sediou a Copa das Confederações, aqueles estádios estão obviamente prontos, então já temos seis estádios e, se eles tiverem outros quatro, não há nenhuma dúvida de que eles podem sediar a Copa", afirmou à BBC.

Segundo o consultor do Comitê da Fifa para a Copa, Dany Jordaan, a Fifa já estuda algumas medidas para a próxima reunião com o Comitê Organizador Local (COL), na Costa do Sauípe - local em que acontecerá o sorteio dos grupos do Mundial -, para que o prazo seja cumprido.

Jordaan que liderou o COL da Copa de 2010, na África do Sul, não descarta uma intervenção da entidade na construção dos estádios. "Teremos uma reunião no dia 3 de dezembro no Brasil e vamos receber as avaliações sobre o andamento das obras dos estádios", afirmou o dirigente, em entrevista à BBC.

“Mas claramente tem que haver um plano para intervenção e aceleração das obras para ter a infraestrutura pronta para a Copa do Mundo”, diz ele.

Outra Arena que pode voltar a preocupar a entidade é a do Corinthians, em Itaquera. O acidente desta quarta-feira (27) que terminou com a morte de dois operários na obra, derrubou uma parte da arquibancada do estádio e quase atingiu a cobertura. Os engenheiros da construtora responsável garantiram que a estrutura não foi afetada.

Atualizada ás 16h59

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa