Imprimir

Notícias / Copa 2014

Fifa ‘bagunça’ potes e diminui chances de Cuiabá receber duas campeãs mundiais

Da Redação - Wesley Santiago

A Fifa fez uma grande ‘bagunça’ nos potes do sorteio que acontece nesta sexta-feira (6) para definir os grupos da Copa do Mundo de 2014. O Olhar Copa publicou que se fosse mantido o esperado, a chance de a cidade receber grandes jogos era maior. A chance de receber duas campeãs mundiais também diminuiu.

Veja mais:
Interessados em jogos da Copa na Arena Pantanal terão nova chance em dezembro
Cuiabá pode receber jogos de duas grandes seleções; cabeças de chave definidos

Isto tudo aconteceu porque a Fifa resolveu que uma equipe da Europa será sorteada para se juntar às seleções da África (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria) e da América do Sul (Chile e Equador) no Pote 2. Este será justamente a primeira parte do sorteio, a equipe européia irá para o grupo de um cabeça de chave sul-americano – Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai.

“Vamos tirar do Pote 4 um europeu para o Pote 2. Queremos ter certeza de que teremos oito seleções por pote. Essa decisão foi tomada pelo Comitê Executivo. Conversamos com os presidentes das diferentes confederações. Trata-se de um sorteio e temos que sortear. Vamos fazer isso e não escolher as equipes”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Logo após esta etapa, o sorteio continua e as seleções começam a conhecer os adversários e locais de jogos. Confira abaixo como ficaram divididos os potes:



O próprio Jérôme Valcke concorda que a ‘bagunça’ feita pela Fifa é um pouco complicada: “Sei que não é fácil entender na primeira explicação. Também demorei um pouco para entender tudo isso”, disse ele.

Como já antecipado duas seleções sul-americanas não podem ficar no mesmo grupo e cada chave só poderá contar com duas equipes européias. A Fifa disse que ‘vai respeitar as divisões geográficas’ para definir os confrontos.

“Para evitar o risco de violação do princípio da separação geográfica para colocar duas ou mais equipes da mesma confederação no mesmo pote. Nenhum time sul-americano, por exemplo, poderá estar numa chave em uma equipe do mesmo continente”, disse Valcke.

A expectativa era que a França – por ser a pior equipe européia no ranking da entidade – ficasse junto com os africanos e sul-americanos. Com a mudança o pote de equipes européias contará com nove seleções, até que uma seja sorteada para se juntar aos africanos e sul-americanos.

Haverá também um ‘Pote X’ onde vão ficar as quatro cabeças de chave sul-americanas – Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai. O Olhar Copa irá acompanhar o sorteio final que acontece nesta sexta-feira (6), a partir das 13h (horário de Brasília).

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa