Imprimir

Notícias / Mobilidade Urbana

Consórcio inicia reparos na pista do viaduto da Sefaz; veja vídeo

Da Redação - Darwin Júnior

Na lista das próximas inaugurações das obras da Copa do Mundo em Cuiabá, o viaduto da Sefaz vem sendo preparado para ser inaugurado nos próximos dias. Alvo de uma polêmica, há três meses, por apresentar supostos defeitos no asfalto da rampa superior, o viaduto já está recebendo o recapeamento no elevado e deve ficar pronto ainda esta semana, segundo estimativa do governador Silval Barbosa que pretende inaugurar a obra na próxima semana.

Leia mais:
Bairro Santa Rosa ganha fôlego com liberação de rotatória
Viaduto da Sefaz deve desafogar trânsito na avenida do CPA

Junto com o viaduto da MT-040 (na avenida Fernando Corrêa da Costa, na rotatória de saída para o Parque Cuiabá), o viaduto da Sefaz vai compor o próximo lote de inaugurações do Governo do Estado. "Estas obras estão sendo terminadas. Ficam prontas ainda esta semana e serão inauguradas na semana que vem. Tanto o viaduto da Sefaz, como o da MT-040, serão as próximas entregas do pacote de obras da Copa e isso já está definido", disse o governador Silval Barbosa, na manhã da última segunda-feira (16), quando fez a liberação da rotatória sobre a trincheira do bairro Santa Rosa.

Confira o vídeo:



   
A data de entrega do viaduto da Sefaz ainda não foi marcada, mas a expectativa é de que seja inaugurada no máximo até a sexta-feira da próxima semana. Após essa entrega, o governador deve descerrar a placa de inauguração da avenida Juliano Costa Marques - proximidades do Pantanal Shopping - via que foi liberada no primeiro trimestre para a população.

Para que possa atender o governador e não frustrar mais a expectativa da população que circula na avenida do CPA, o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, deslocou mais de 40 trabalhadores para finalizar de vez a obra. No início da semana, dezenas de operários trabalhavam no reparo da pista que ficou avariada com um teste de 'frezagem', ocorrido há três meses. Essa ação, de alto impacto, acabou provocando fissuras na cabeceira do elevado.

A obra tem o formato de uma ferradura e será de uso exclusivo para carros - os trens do VLT passarão por baixo. A liberação do viaduto da Sefaz dará um bom fôlego para o trânsito na avenida Rubens de Mendonça (avenida do CPA), especialmente nas proximidades do Pantanal Shopping, onde a rotatória, bem em frente ao Grande Templo foi catalogada como um dos principais ‘gargalos’ da mobilidade urbana na capital.

O viaduto terá uma estrutura com 278 metros para ser usada como uma alça de retorno pelos motoristas que trafegam no sentido Centro-CPA com destino ao Centro Político ou à região central da cidade. O viaduto será composto por duas faixas de circulação em apenas um sentido para oferecer vazão ao trânsito. A expectativa é de que a obra reduzirá em até cinco minutos o tempo de percurso dos motoristas, evitando os longos congestionamentos nos horários de pico.



O itinerário para quem segue em direção aos bairros da região do CPA, deverá ser adotado pelas faixas da esquerda, abaixo do elevado. No sentido inverso (CPA-Centro), os veículos terão duas faixas de rolamento livres para o tráfego, ainda passando por baixo da arquitetura, e uma terceira pista lateral ao viaduto para aqueles que se dirigem ao Centro Político e Administrativo. O mesmo curso deverá ser tomado, seguindo pela via marginal e após conversão à direita, para quem trafega sobre a estrutura e se destina ao Centro Político e Administrativo.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa